quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Inventor da 'RBR de rua' amplia 'grid' com réplica de Ferrari na Inglaterra

Engenheiro desenvolve novo monoposto que possui placa e pode rodar em vias públicas, mas congestionamento frustra primeiro 'duelo' entre os carros

Por Essex, Inglaterra
Comente agora
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)RBR e Ferrari 'de rua' andam juntas na Inglaterra
(Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O engenheiro britânico Russ Bost já tinha ficado famoso na região de Essex, na Inglaterra, por ter criado uma “RBR de rua”, que construiu praticamente do zero. Um carro visualmente semelhante ao Fórmula 1 da equipe tricampeã mundial de construtores, que ruma para seu quarto título consecutivo em 2013. O bólido desenvolvido por Russ é legalizado, possui placa, acomoda até duas pessoas e pode rodar em vias públicas, mesmo com a aparência de um monoposto com seus respectivos patrocinadores. Agora, Bost foi além. Depois de repassar o carro ao amigo Mark Harrison, um fã de Sebastian Vettel, o inventor de 56 anos resolveu ampliar o “grid” nas ruas inglesas, e criou uma Ferrari.
Assim como seu antecessor, o monoposto (que ganha um segundo assento quando é retirada a carenagem traseira) possui 190CV de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Sua velocidade máxima é 170 km/h. A carenagem é feita de fibra de vidro, e o chassi é reforçado com placas de aço. Com sua curiosa invenção, que atualmente pertence ao amigo Mark, Russ já foi até Le Mans, na França, levando um passageiro e todo o equipamento necessário para acampar.
RBR de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)A RBR criada por Russ Bost pertence agora ao amigo Mark Harrison (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
Pai de três filhos, o britânico construiu seu primeiro carro em 2005, adaptando um modelo da Fórmula Ford que foi cortado ao meio e ampliado, e usando dois motores de motocicleta que ganhara. Desde então, o engenheiro de Essex, que tinha uma oficina na cidade, já construiu 18 chassis. Após receber muitos elogios pelo veículo, ele decidiu criar kits para outras pessoas, caso do amigo Harrison, de 51 anos.
- Na verdade, é relativamente fácil de guiar. É uma sensação incrível – disse o novo dono da “RBR de rua" ao site do jornal Daily Mail.
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)Devidamente emplacados, carros circulam nos arredores de Essex (Foto: Geoff Robinson / reprodução)
O novo “brinquedão” de Russ levou três meses para ficar pronto, e ganhou as ruas ao lado do “rival”. Porém, nem a Ferrai nem a RBR conseguiram provar quem seria o carro mais rápido, já que ambos pegaram um congestionamento que afetou o tráfego nas estradas dos arredores de Essex.
- Por onde passo, todos olham. Geralmente dá pra saber o que estão falando só de olhar para os seus lábios. Quase sempre dizem: mas que diabos? – relatou Russ Bost à rede de TV britânica BBC.
RBR e Ferrari de rua em Essex Russ Bost Mark Harrison Fórmula 1 (Foto: Geoff Robinson / reprodução)Engarrafamento nas estradas inglesas frustrou o primeiro 'duelo' (Foto: Geoff Robinson / reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário