sábado, 4 de dezembro de 2010

Thiago Camilo surpreende e larga na pole position da grande decisão

Piloto desbanca todos os candidatos ao título no treino classificatório da etapa de Curitiba e sai na frente na última da temporada 2010

Por Rafael Honório Curitiba
Somente quatro pilotos podem vencer ainda o título da Stock Car 2010: Max Wilson, Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Allam Khodair. Mas nenhum deles irá largar na pole position da etapa de Curitiba, a última do ano. Quem ficou com a primeira colocação no grid de largada foi Thiago Camilo, que surpreendeu com um média de tempo de 1m20s701.
Stock Car: Thiago Camilo pole CuritibaT. Camilo desbanca os candidatos ao título e garante a pole em Curitiba (Foto: Divulgação/Carsten Horst)
- Fiquei muito emocionado quando eu conquistei a pole. Chorei dentro do carro, porque foi realmente um ano muito difícil para mim. Eu me cobrei e questionei muito, porque foram anos brigando entre os primeiros e agora, parece que mudou tudo ao contrário - disse Thiago na coletiva.
A primeira parte do treino contou com 32 carros: além de Gustavo Sondermann, que está afastado das pistas desde a Corrida do Milhão, Rodrigo Sperafico teve problemas mecânicos e não conseguiu correr. Com menos veículos na pista, os pilotos puderam acelerar ainda mais fundo.
Desses 32, os 16 mais rápidos que se classificaram para a segunda sessão foram: Ricardo Maurício, Daniel Serra, Allam Khodair, Thiago Camilo, Valdeno Brito, Popó Bueno, Max Wilson, Felipe Maluhy, Alan Hellmeister, David Muffato, Julio Campos, Ricardo Zonta, Cláudio Ricci, Ricardo Sperafico, cacá Bueno e Marcos Gomes.
Todos os quatro pilotos que ainda tem chances de conquistar o título da temporada 2010 estavam no Q2. Depois das ausências de Sperafico e Sondermann na primeira sessão, a segunda parte não contou com David Muffato, que também teve problemas. A pista ficou ainda mais livre e os pilotos tiveram mais facilidade para pisar fundo.
Stock Car: Thiago Camilo pole CuritibaThiago Camilo, feliz,  posa para a foto com os pais
em Curitiba (Foto: Divulgação / Carsten Horst)
No final desta sessão, apenas os seis primeiros passaram para a última parte do treinamento e foram eles: Thiago Camilo, Max Wilson, Allam Khodair, Popó Bueno, Marcos Gomes e Ricardo Zonta. Ou seja, dos quatro candidatos ao título, apenas dois ainda brigavam pela pole position de Curitiba.
E nenhum deles conseguiu largar na primeira posição na etapa paranaense.


Quem ficou com ela foi Thiago Camilo, piloto da Vogel Motorsport, com uma média de 1m20s701 nas suas três melhores voltas. Ele foi seguido de perto por Allan Khodair e Max Wilson.
Resta saber agora se Thiago conseguirá segurar os candidatos ao título e conquistará sua primeira vitória no ano. O melhor resultado do carioca foi um segundo lugar, em Salvador. Essa é a primeira vez que ele fica fora da SuperFinal, desde que o sistema foi adotado pela Stock Car, em 2006.
- Eu vou fazer de tudo para vencer amanhã. Já me perguntaram sobre intervenção no título e eu digo: não faz parte do meu caráter ajudar nenhum outro piloto. Eu estou aqui porque eu sou profissional e estou defendendo as cores do meu patrocinador - finalizou.
A etapa de Curitiba acontece neste domingo, dia 5. A largada da prova está prevista para às 11hs e o Esporte Espetacular, da TV Globo, transmite ao vivo, e na íntegra, a decisão da temporada 2010 da maior categoria do automobilismo brasileiro.
Confira o grid de largada da etapa paranaense
1 - Thiago Camilo
2 - Allam Khodair
3 - Max Wilson
4 - Marcos Gomes
5 - Ricardo Zonta
6 - Popó Bueno
7 - Daniel Serra
8 - Ricardo Mauricio
9 - Valdeno Brito
10 - Julio Campos
11 - Cacá Bueno
12 - Ricardo Sperafico
13 - Alan Hellmeister
14 - Felipe Maluhy
15 - Claudio Ricci
16 - David Muffato
17 - Xandinho Negrão
18 - Luciano Burti
19 - Átila Abreu
20 - Nonô Figueiredo
21 - Norberto Gresse
22 - Diego Nunes
23 - William Starostik
24 - Duda Pamplona
25 - Thiago Marques
26 - Lico Kaesemodel
27 - Antonio Jorge Neto
28 - Antonio Pizzonia
29 - Christian Fittipaldi
30 - Giuliano Losacco
31 - Alceu Feldmann
32 - Pedro Gomes
33 - Rodrigo Sperafico

Nenhum comentário:

Postar um comentário