sexta-feira, 4 de maio de 2012

Guardiola na Seleção? 'Não precisa
de técnico estrangeiro', diz Parreira

Treinador do tetracampeonato mundial participa de palestra na Bienal
do Livro Amazonas, na útima quinta-feira, para falar de Copa e futebol

Por Silvio Lima Manaus
Parreira em Manaus (Foto: Frank Cunha/GLOBOESPORTE.COM)Parreira foi bastante assediado pelo público
(Foto: Frank Cunha/GLOBOESPORTE.COM)
Comandante da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é contra a contratação de qualquer estrangeiro para treinar o time canarinho. Após o anúncio da saída de Pep Guardiola do Barcelona, uma campanha de torcedores foi feita na internet para que o espanhol assuma a equipe pentacampeã do mundo. Mas a ideia não foi bem recebida pelo ex-técnico.
- O Brasil não precisa de um estrangeiro. Mesmo porque ele não entenderia as nossas peculiaridades, a nossa cultura. Além disso, já conquistamos cinco Copas do Mundo com técnicos daqui - disse ele durante palestra na Bienal do Livro Amazonas, quinta-feira à noite, em Manaus.

Indagado sobre uma possível queda de rendimento da Seleção comandada por Mano Menezes, Parreira explicou que um dos motivos pode ter sido a falta de jogadores chamem a responsabilidade.

- Temos uma boa seleção, com um goleiro e outros jogadores experientes. Mas acredito que a queda de rendimento pode ter sido por causa da geração, que ainda não tem jogadores de referência.

Outro problema para o Brasil antes do Mundial, na opinião de Parreira, seria a ausência da participação nas eliminatórias.

- Acredito que ajudaria na identidade do time, na definição da base e para despertar o espírito coletivo. Os jogos eliminatórios são importantes para medir a temperatura e já preparar o jogador para uma disputa internacional, pois ele encara estádios lotados - disse o ex-técnico, que disputou 32 jogos de duas eliminatórias (para 1994 e 2006) no comando do Brasil.
Carlos Alberto Parreira na Bienal do Livro (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)Carlos Alberto Parreira responde a perguntas do público em palestra (Foto: Frank Cunha/Globoesporte.com)
Olimpíadas

Na opinião de Carlos Alberto Parreira, a base do time que disputará as Olimpíadas será praticamente a principal. Além disso, os três jogadores acima de 23 anos convocados devem ser nomes certos no Mundial de 2014.

- Tem que levar quem pode atuar na Copa do Mundo. Além disso, sabemos que grande parte dos jogadores que ainda tem idade da Seleção tem também idade olímpica, como é o caso do Neymar - explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário