sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Em busca de ouro inédito, Zanetti tenta superar pressão e perigo chinês

Campeão olímpico em Londres 2012 luta por medalhas nas argolas neste sábado, na Bélgica. Yang Liu, de apenas 19 anos, é o principal adversário

Por Direto de Antuérpia, Bélgica
GINASTICA - ArthurZanetti e  YangLiu  (Foto: Amanda Kestelman ) Arthur Zanetti treina antes da disputa pela medalha
nas argolas (Foto: Amanda Kestelman )
Enquanto se aquecia para iniciar o último treino antes final, Arthur Zanetti podia observar de longe Yang Liu passar. Com o habitual semblante tranquilo, dividiu rapidamente o espaço com o jovem que é o seu principal adversário no Mundial de ginástica artística da Antuérpia, neste sábado. Na classificatória, o chinês de 19 anos obteve a melhor nota, com 15,866, e Zanetti ficou em segundo, com 15,733. Após observar atentamente Liu, o técnico do brasileiro, Marcos Goto, elogiou e considerou o jovem um ginasta completo para as argolas. Assim como seu atleta havia dito, logo após a eliminatória, ele acredita que o atual rival seja ainda melhor do que o campeão mundial Yibing Chen, que perdeu para o brasileiro na final olímpica.
- É um competidor muito bom. Ele é melhor que Yibing. Esse chinês é mais técnico que o Chen, que era usado também em outros aparelhos. Esse garoto é especializado nas argolas. Absolutamente tudo na série dele é muito bom. Tem a parte técnica muito boa e uma série bem limpa - disse Goto.
Orientado pela sua comissão técnica, Zanetti não concedeu entrevistas na véspera da final do Mundial. Mas seu treinador afirma que o ginasta já acertou os últimos ajustes para a apresentação deste sábado. Ele ressalta que o brasileiro sabe que a competição será difícil e já está preparado para lidar com a pressão de ser o campeão olímpico defendendo o posto de melhor do mundo.
- Ele está tranquilo. Sabe que não vai ser fácil, fizemos alguns ajustes ontem e hoje. E agora é hora da competição. Nervosismo é igual para todos. Para nós, pesa um pouco mais porque ele defende o título. Os outros não têm nada a perder. A pressão é maior para cima do Arthur, mas ele está preparado.
Novo elemento
Na Antuérpia, Zanetti apresentou um novo elemento, considerado de dificuldade F, a nota máxima no Código de Pontuação para cada um dos movimentos que formam uma série. No entanto, a decisão sobre usá-lo ou não na final está em aberto. Segundo Marcos Goto, tudo depende do que os ginastas apresentarem antes da atuação do brasileiro.
- Antes dele, outros três competidores se apresentam. Tudo vai depender. Vamos ver na hora – disse Goto.
Na Bélgica, a briga de Zanetti é por uma medalha inédita. Afinal, o campeão olímpico ainda não tem o título mundial em sua estante. Em 2011, em Tóquio, ele ficou com a prata. Para a comissão técnica, é importante não errar na conclusão da série.
- Ele está muito bem. Treinamos ajustes, principalmente a chegada. Essa competição vai ser decidida nas saídas da argola – concluiu Goto.
Hypolito em ação
Diego Hypolito Mundial de ginática na Bélgica (Foto: AP)Neste sábado, Diego Hypolito briga por medalha no
solo. No domingo, no salto (Foto: AP)
Bicampeão mundial no solo, Diego Hypolito também entra em ação na final deste sábado. Antes da competição, o ginasta declarou que chegava sem muita expectativa na Antuérpia. Afinal, passou por quatro cirurgias somente no ano passado. No entanto, ele surpreendeu a si mesmo. Neste sábado, Diego briga pela medalha no solo. No domingo, ainda disputa no salto.
- É inevitável não pensar que você tem chance de pegar medalha. Os oito da final têm essa chance. O meu objetivo ainda é acertar minha série. Como fiz no primeiro dia. Se eu fizer isso, vou estar muito satisfeito.
Neste sábado, o SPORTV.COM acompanha em tempo real as finais de Diego Hypolito (solo) e Arthur Zanetti (argolas). O canal SporTV também transmite ao vivo, a partir das 9h30m (de Brasília). No domingo, Sergio Sasaki briga, assim como Diego, por uma medalha no salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário