quinta-feira, 8 de março de 2012

Copa Internacional de Mountain Bike
é realizada em Araxá-MG

As inscrições vão até o dia 18. Nos dias 24 e 25 de março serão disputadas a prova internacional, a Copa Amadores e o Desafio Integração

Por Andréia Candido Uberlândia
Para uma disputa de força e muita técnica, a cidade de Araxá recebe a 9ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike, nos dias 24 e 25 de março. É a primeira fase da competição que vai definir o atleta que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em julho deste ano. A somatória de pontos conta ainda com parciais em São Lourenço, nos dias 4 e 5 de maio, e Divinópolis, nos dias 22 e 23 de junho.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)Etapa Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike em 2011
(Foto: Divulgação / CIMTB)
A expectativa é que cerca de 900 ciclistas percorram a pista do Cross Country Olímpico (XCO) mineira. Com trilhas fechadas e descidas íngremes, especialmente adaptadas para essa edição, a disputa de alto nível promete, mais uma vez, destacar o circuito do interior do estado como um dos principais da América do Sul.
- A pista é o grande diferencial e o principal chamariz. O número de competidores e a qualidade dos participantes também são ítens que tornam a competição uma das principais do calendário internacional de Mountain Bike - disse o organizador do evento, Rogério Bernardes Ferreira.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)São esperados cerca de 900 ciclistas, em Araxá
(Foto: Divulgação / CIMTB)
Ainda segundo o organizador, a beleza natural da região aliada às dificuldades dos cinco quilômetros de percurso são os fatores responsáveis por atrair atletas de várias regiões do Brasil e do exterior.
Nomes favoritos na modalidade como Rubens Donizeti, representante da Seleção Brasileira em Pequim, já confirmaram a presença.
- Quanto mais difícil, mais a qualidade do atleta é colocada em xeque. Não adianta ter apenas força, é preciso técnica e saber passar bem pelos obstáculos. Alguns ciclistas participam de campeonatos difíceis em outros países, mas falam que nenhum deles é tão desafiador como o de Araxá. São cinco ou seis voltas e vence o atleta que fizer o menor tempo - explicou Rogério.
Três eventos em um
O fim de semana em Araxá terá, no sábado, o Desafio Integração/Sprint Eliminator e no domingo a Copa Internacional e a Copa de Amadores.
Segundo Rogério Ferreira, o Sprint Eliminator é o que há de melhor e inovador na velocidade sobre duas rodas. Na prova, evolução do short track, e permitida pela International Cycling Union (UCI), apenas em países que sediaram Copa do Mundo de Mountain Bike, quatro atletas vão disputar o direito de ser o mais rápido de todos.
Para isso, no sábado, os ciclistas participam das tomadas de tempo, em várias largadas, que vão definir os 32 mais rápidos. Logo depois estes ciclistas disputam baterias que vão reduzindo o número de participantes até chegar na fase final com os oito ciclistas mais rápidos. O resultado da prova vai somar pontos na busca do título de melhor biker da temporada.
Copa Internacional de Mountain Bike de 2011, em Araxá (Foto: Divulgação / CIMTB)Inscrições para a Copa Internacional de Mountain Bike de 2012, em Araxá, terminam dia 18/3
(Foto: Divulgação / CIMTB)
É uma prova de habilidade e força. Podem participar do Desafio somente os atletas da Super Elite masculina, Elite Feminina, Júnior e Sub-23. Além de melhorar a pontuação no ranking os atletas vão receber premiação em dinheiro. Os campeões de 2011 são Rubens Donizete e Roberta Stopa.
A TV Integração transmite ao vivo, para 128 cidades mineiras e quase quatro milhões de telespectadores,  dois momentos deste desafio: o início das tomadas de tempo, a partir das 8h30m e a grande final, ao meio-dia, dentro do programa Carona.
As inscrições podem ser feitas no site da competição que tem também o regulamento de cada prova do evento. A programação do evento em Araxá tem ainda passeio ciclístico, treino livre e congresso técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário