quinta-feira, 1 de março de 2012

No aniversário do Rio, feras do skate celebram início do Mundial de vertical

Maiores nomes do esporte fazem o primeiro treino na pista armada na Praça
do Ó, no Posto 3 da Barra da Tijuca. Eliminatórias começam nesta sexta-feira

Por Breno Dines Rio de Janeiro
Sandro Dias treino vert jam (Foto: Fábio Minduim)Mineirinho treina para buscar o tri no Rio de Janeiro
(Foto: Fábio Minduim)
Em um típico fim de tarde do verão carioca, os melhores skatistas do mundo deram início ao Rio Vert Jam 2012. No dia do aniversário dos 447 do Rio de Janeiro, a nata da modalidade vertical celebrou o início da 10ª edição do evento e fez o primeiro treino na pista armada na Praça do Ó. De frente para o Posto 3 da praia da Barra da Tijuca, competidores de Brasil, EUA, Austrália, Reino Unido e Colômbia puderam "sentir" as curvas do half-pipe e curtir a paisagem a cada manobra executada.
Os mais animados com o visual carioca eram os estrangeiros, principalmente, pelo inverno rigoroso que está castigando o Hemisfério Norte.
- A gente sai de um frio enorme nos EUA e chega aqui nesse sol e com essa praia linda ao fundo. O Rio é o meu evento favorito. E olha que eu estava na Austrália, nos últimos dias, que é outro lugar maravilhoso - disse o barbudo Neal Hendrix, de Lewisville, na Carolina do Norte (EUA).
Com as ausências do brasileiro Bob Burnquist e do americano Andy MacDonald, que chegam ao Rio no início da noite, todos os 37 atletas puderam testar o half antes das eliminatórias desta sexta-feira. Dono da pista, o hexacampeão mundial Sandro Dias aprovou o novo local onde a estrutura foi armada. Nas outras nove edições do Rio Vert Jam, a rampa foi montada no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
- A nova casa ficou bem legal. Tenho certeza que vamos ver coisas maravilhosas aqui. Ainda mais com essa garotada. Há dez anos atrás, essa geração estava vendo a gente competindo aqui no Rio pela TV e agora estão botando pressão nos veinhos - brincou Sandro, de 36 anos e bicampeão do Rio Vert Jam.
marcelo bastos oi vert jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Atual bicampeão, Marcelo Bastos é um dos favoritos ao título da competição (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
A garotada a qual Sandro se refere tem dado trabalho para o pessoal da "Old School". Um dos expoentes da nova geração brasileira, o catarinense Pedro Barros, de 16 anos, está imbatível neste início de temporada. Chegou ao Rio trazendo na bagagem três títulos do circuito mundial de Bowl.
- Cheguei da Austrália há três dias, onde venci duas provas em Sydney. Ainda não saí do fuso, de 12 horas de diferença. Mas chegar nesse paraíso que é o Rio é demais. Fico motivado para competir em casa e quem sabe vencer no Brasil - disse Pedro.
Quem não compete em casa, mas teve recepção de estrela no primeiro dia de treinos foi o fenômeno americano Mitchie Brusco. Acompanhado da mãe, Jennifer, o garoto de 15 anos foi muito assediado pela imprensa e pela garotada que veio acompanhar o evento.
- Conheci o Brasil no ano passado, quando fui na MegaRampa, em São Paulo. Agora estou podendo conhecer o Rio e já estou amando - confessou Brusco.
atletas oi vert jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)Nata do skate vertical mundial reunida para o 10º Rio Vert Jam (Foto: Fabio Minduim/Divulgação)
O Rio Vert Jam será transmitido ao vivo pelo SporTV, na sexta e no sábado, e pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular, no domingo.
Confira a programação do evento:
Sexta-feira
11h - treino livre
14h - eliminatórias
16h - treino pré-qualificados
Sábado
11h - treino livre
14h - semifinais
15h30 - treino livre
Domingo
8h30 - treino livre
9h30 - final

Nenhum comentário:

Postar um comentário