domingo, 26 de setembro de 2010

Alonso domina, foge de incidentes e vence de ponta a ponta em Cingapura

Espanhol resiste à pressão de Vettel e assume a segunda posição no Mundial. Webber é terceiro e amplia liderança. Barrichello é o sexto e Massa, o oitavo


Alonso está a 11 pontos do líder Webber a quatro provas do fim (Crédito: Reuters)

Alonso vence em Cingapura e cresce na briga pelo título

Vettel e Webber completam pódio e Hamilton abandona
O espanhol Fernando Alonso deu um passo muito importante para se consolidar na briga pelo título ao vencer neste domingo o GP de Cingapura. O piloto da Ferrari resistiu à pressão do Red Bull de Sebastian Vettel durante toda a prova para chegar à quarta vitória no ano. Agora, ele é o vice-líder na tabela, com 191 pontos, contra 202 de Mark Webber, terceiro colocado na prova.

Veja a classificação atualizada do Mundial de Fórmula 1
Vice-líder antes da etapa, Lewis Hamilton mais uma vez jogou pontos fora ao colidir com Webber numa tentativa de ultrapassagem na briga pelo terceiro lugar. Ele caiu para terceiro na tabela, com os mesmos 182 pontos, um a mais do que Vettel e 177 do companheiro de equipe Jenson Button, que acabou em quarto, à frente de Nico Rosberg (Mercedes).

Apesar de uma largada problemática, em que perdeu posições, Rubens Barrichello fez uma corrida consciente, não se meteu em confusões e, aproveitando problemas alheios, se recuperou e terminou num bom sexto lugar com seu Williams.

Também como Barrichello, Felipe Massa teve atuação inteligente largando do fim do grid após o problema no câmbio na classificação, e terminou na oitava colocação, ajudado por punições a Adrian Sutil e Nico Hulkenberg, nono e décimo colocados.

Com uma boa tática de fazer o pit stop logo no começo da corrida, Massa ganhou posições com os pit stops dos demais pilotos numa entrada do safety car e chegou na zona de pontuação, apesar dos pneus gastos.

Também marcaram pontos Robert Kubica, da Renault, em sétimo após ter feito um pit stop extra por um pneu furado e uma série de belíssimas e arrojadas ultrapassagens.

Em relação aos demais brasileiros, Lucas di Grassi (Virgin) foi o 15º e Bruno Senna (Hispania) abandonou após colidir com o Sauber de Kamui Kobayashi, que estava atravessado na pista.

Confira uma supergaleria de fotos do GP de Cingapura

A CORRIDA

A largada transcorreu sem problemas e o pole Alonso manteve-se à frente de Vettel, Hamilton, Button e Webber, enquanto Barrichello caiu de sexto para oitavo, atrás de Rosberg e Kubica. Massa também ganhou posições na primeira volta, mas, seguindo a estratégia, fez logo seu pit stop obrigatório, apostando em intervenções posteriores do safety car.

Uma volta depois, a aposta do brasileiro se mostrou eficaz, com a entrada do carro de segurança devido a um acidente de Vitantonio Liuzzi, da Force India. Outros pilotos decidiram entrar logo nos boxes, como Webber, mas quase todos os ponteiros permaneceram na pista. Como muitos fizeram o pit stop, Massa aproveitou e já subiu para 14º.

Webber, que caíra para 11º com o pit stop, começou com a corda toda na relargada e logo se livrou de Timo Glock, Kamui Kobayashi e Michael Schumacher para ficar em oitavo. Depois, porém, não conseguiu passar Barrichello, que tinha um ritmo um pouco mais veloz.

Apesar disso, Webber estava mais veloz em relação aos pilotos da frente, exceto Alonso e Vettel, que faziam corrida à parte. Com isso, o australiano subiu para terceiro com os pit stops de Hamilton, Button, Rosberg, Kubica e Barrichello.

Pouco depois da metade da corrida, Kobayashi bateu e Bruno Senna não conseguiu desviar. Com os dois carros obstruindo a pista, o safety car entrou de novo na pista, juntando o pelotão.

Na relargada, Hamilton partiu para cima de Webber e tentou uma arriscada ultrapassagem por fora na freada da curva 5. Mas o inglês, em vez de dar um espaço que fosse para o australiano, cortou a frente do Red Bull e a colisão foi inevitável. Com o carro danificado, Hamilton teve de abandonar, jogando fora pontos preciosos. Já Webber, apesar de uma vibração no carro, seguiu.

Com essa colisão e um pit stop extra de Kubica devido a um pneu furado, Barrichello voltou ao sexto lugar de origem. O brasileiro não teve como atacar Rosberg, mas também tinha grande vantagem sobre Adrian Sutil, que mantinha um pelotão atrás de si, com Hulkenberg, Massa e Petrov.

Com pneus novos e aproveitando o ritmo mais lento desses pilotos, Kubica reagiu magistralmente e fez belas e calculadas ultrapassagens sobre os quatro para ficar na sétima colocação.

Já na briga pela vitória, Vettel pressionava Alonso o tempo todo, mas o espanhol sempre respondia com voltas velozes quando a diferença ameaçava ficar abaixo de um segundo.

Nas últimas voltas, retardatários fizeram Alonso perder tempo e Vettel encostou de vez. Mas o alemão jamais ficou em condições de tentar uma ultrapassagem e o espanhol chegou à sua 25ª vitória na categoria.

Uma vitória digna de um bicampeão, que se coloca definitivamente na briga pelo tri, dois anos depois da vitória fajuta na mesma pista devido à armação da Renault que envolveu Nelsinho Piquet.

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DE CINGAPURA
1º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1h57m53s579
2º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 0s293
3º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 29s141
4º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 30s384
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 49s394
6º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 56s101
7º - Robert Kubica (POL) Renault - a 1m26s559
8º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1m53s297
9º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 2m12s416*
10º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a 2m12s791*
11º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a uma volta
12º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
13º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a uma volta
14º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
15º - Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a duas voltas
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a três voltas (mecânico)

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