terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tranquilo, Mark Webber garante título inédito em 2010 se vencer dois GPs

Australiano tem de marcar 12 pontos a mais que Vettel e Alonso na Coreia
do Sul e no Brasil para assegurar conquista na Fórmula 1 antecipadamente

Líder do campeonato, Mark Webber tem como marca registrada nesta temporada a regularidade. O australiano da RBR tem apenas um abandono em 2010, no GP da Europa, no circuito de Valência, quando bateu com Heikki Kovalainen, da Lotus. Por causa disso, ele caminha para as últimas três provas do ano com tudo nas mãos. Para conseguir o inédito título, sem depender dos resultados dos rivais, precisa apenas vencer duas corridas. Com 14 pontos de frente para Sebastian Vettel e Fernando Alonso, o piloto ampliaria a vantagem para 28 e ainda teria uma bela folga.
Simulador: clique aqui e monte os resultados das últimas três corridas da temporada
Webber, Alonso e Vettel no pódio. GP Hungria. F1Mark Webber, da RBR, pula no pódio para comemorar a vitória no GP da Hungria, em agosto (Foto: Reuters)
Webber sabe da importância de uma vitória nesta reta final. Com o melhor carro da temporada, ele já triunfou em quatro corridas em 2010, mas não sobe ao alto do pódio desde o dia 1º de agosto, data do GP da Hungria, em Hungaroring. Desde então foram quatro corridas, com dois segundos lugares e 59 pontos. Ele foi o segundo melhor neste período, atrás apenas de Alonso, da Ferrari. O espanhol foi o melhor na Itália e em Cingapura e marcou 65, seis a mais que o australiano.
- O mais importante é que a diferença continuou a crescer. Preciso manter assim. Faltam três corridas para o fim e este foi um bom resultado. Vettel mereceu a vitória, mas cinco de nós podem subir ao alto do pódio. Preciso vencer de novo no futuro e estou confiante de que posso fazer isso. Seria benéfico. A confiabilidade será importante - disse Webber, após a corrida em Suzuka.
 Para ter chances de título, Alonso e Vettel precisam deixar a vantagem de Webber em menos de 25 pontos até antes da última corrida, em Abu Dhabi. Ou seja: precisam evitar que o australiano vença ao menos uma das duas. Com triunfos na Coreia do Sul e no Brasil, o veterano da RBR assegura o inédito campeonato da Fórmula 1 com uma corrida de antecipação. Ou seja: o plano do espanhol da Ferrari, de subir ao pódio em todas as corridas do fim da temporada a partir da Itália - que vem sendo cumprido à risca - não seria suficiente para tirar a conquista das mãos de Webber.
A situação mais dramática é a dos pilotos da McLaren. Ambos já estão longe de Webber, mais de 25 pontos atrás (pontuação referente à vitória). Lewis Hamilton está 28 atrás e Jenson Button, 31. Os ingleses precisam chegar à frente de todos os rivais pelo menos nas duas próximas corridas para chegar com chances no GP dos Emirados Árabes. Sem isso, podem ser eliminados da briga precocemente. A equipe já reconhece que a tarefa é complicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário