segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Seleção brasileira feminina de rúgbi já pensa nos Jogos Olímpicos do Rio

Planejamento da equipe é voltado para a participação em 2016, quando a modalidade voltará a fazer parte do programa das Olimpíadas

Por Julyana Travaglia São Paulo
João Nogueira, técnico da seleção feminina de rugbiJoão Nogueira, técnico da seleção, trabalha com
carinho a base do esporte (Foto: Julyana Travaglia)
As regras para que uma seleção de rúgbi esteja apta a disputar as Olimpíadas do Rio, em 2016, ainda não foram definidas. Mas a seleção brasileira da modalidade já está se mobilizando para fazer uma boa campanha nos Jogos que serão realizados no Brasil.
Hexacampeãs Sul-Americanas, as meninas brasileiras já são preparadas para o compromisso de daqui seis anos. No Rio de Janeiro, a modalidade voltará a ser disputada depois de mais de 90 anos fora do programa olímpico – cada equipe será formada por sete atletas. E a preparação para uma boa base do time feminino já começou.
- Estamos desenvolvendo treinadores especialistas em jogos femininos. A velocidade, a potência e o contato são diferentes entre homens e mulheres, e se o treinador não conhecer bem isso, nós acabamos tendo problemas para formar os atletas. Também já trabalhamos com atletas nas categorias de base menores de 21 anos, pois elas terão uma idade boa quando a Olimpíada chegar. Outro ponto importante é que a menina tenha uma atitude, um comportamento de quem vai se comprometer com isso – contou João Nogueira, técnico da seleção feminina de rúgbi.
O time principal brasileiro tem uma atenção especial, com trabalho de nutrição e acompanhamento psicológico. Testes são aplicados em todas as categorias para que seja feita uma espécie de triagem das garotas para identificar o motivo delas desejarem disputar uma Olimpíada.
Antes do desafio olímpico, o time brasileiro terá outras etapas pela frente. Uma delas é se classificar para o mundial da categoria, em 2013.
- Participar desses tipos de competições ajudam as atletas a se acostumarem com um campeonato de alto nível. Conseguir uma medalha eu acho bem difícil por causa do patamar que outros países estão no rúgbi. Mas vamos disputar tudo para jogar bem – disse Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário