domingo, 10 de abril de 2011

Coritiba bate Corinthians-PR e segue 100% no returno do estadual

Coxa sofre para superar Timãozinho, mas chega à 14ª vitória seguida no Campeonato Paranaense com gol de pênalti de Davi

Por Luciano Balarotti Curitiba
Bill do Coritiba no jogo contra o Corinthians-PR (Foto: Ag. Estado)Bill, do Coritiba, no jogo contra o Corinthians-PR
(Foto: Ag. Estado)
O Coritiba segue imbatível na temporada. Mesmo sem jogar tão bem quanto nas últimas rodadas, o time bateu o Corinthians-PR, por 1 a 0, no Couto Pereira, chegando à expressiva marca de 18 vitórias seguidas em 2001 – 14 delas no Campeonato Paranaense. Campeão do primeiro turno da competição, o Coxa lidera também o returno, com 100% de aproveitamento. Com 24 pontos, tem cinco de vantagem sobre o Atlético-PR, faltando apenas três partidas para o fim do estadual.
Na competição local, o próximo adversário do Coritiba será o Roma, em Apucarana, no domingo. Mas o time vai a campo já na quinta-feira, quando recebe o Caxias-RS, no Couto Pereira, na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil.
O Timãozinho, que corre algum risco de rebaixamento no estadual, em que soma 23 pontos na classificação geral, joga só no domingo, quando visita o já rebaixado Cascavel. Se vencer, garante a permanência na elite estadual.
Coritiba perde chances e é salvo por Edson Bastos
No início do jogo, o Coritiba deu a impressão que manteria o ritmo das últimas partidas, quando praticamente não deu chances a seus adversários. Aos dois minutos, Bill invadiu a área e chutou cruzado para boa defesa de Valter. Aos cinco, o atacante tabelou com Anderson Aquino e cruzou para Davi, que bateu à direita do gol. Seis minutos depois, Lucas Mendes cruzou e Bill desviou, de costas para o gol, e quase encobriu Valter, que se recuperou a tempo.
A primeira chance corintiana só veio aos 15 minutos, mas foi mais perigosa que todas as anteriores do Coxa. Nelsinho cruzou para área, Edson Bastos saiu mal do gol e Cleiton cabeceou na direção de sua própria meta, só não fazendo gol contra porque Bill salvou quase em cima da linha.
Poucos minutos depois, Jonas, em chute de longe, para fora, e Anderson Aquino, exigindo defesa com a ponta dos dedos de Valter, quase abriram o marcador antes que o Timãozinho voltasse a ter excelente chance de gol. Aos 35 minutos, Pereira trombou com Cícero na área alviverde e o árbitro Anderson Carlos Gonçalves marcou pênalti. Dois minutos depois, Araújo bateu fraco, rasteiro, facilitando a defesa de Edson Bastos.
Antes do intervalo, os corintianos desperdiçaram mais uma chance, com Andrezinho, que pegou rebote da defesa, mas bateu por cima do gol.
Foi apenas a terceira vez na temporada que o Coxa deixou de marcar ao menos uma vez na etapa inicial.
- Entramos meio desligados. Parece até que quem está jogando em casa é o Corinthians. Temos que voltar com tudo no segundo tempo para vencer – resumiu Bill ao entrar no vestiário.
Gol no começo da segunta etapa tranquiliza Coxa
O Coritiba voltou com o lateral-esquerdo Dênis no lugar de Cleiton. Com isso Lucas Mendes voltou ao miolo da zaga, sua posição de origem.
E logo os donos da casa abriram o marcador. Em mais uma marcação duvidosa, o árbitro deu pênalti de Peixoto em Anderson Aquino, entendo que o carrinho do zagueiro, que acertou inicialmente a bola, foi imprudente. Davi bateu com categoria, no canto esquerdo de Valter, que pulou para o outro lado, colocando o Coxa na frente aos quatro minutos. Foi o 12º gol do artilheiro isolado do estadual.
Davi teve outra boa chance aos 11 minutos, batendo de virada para defesa da Valter. Aos 14, Andrezinho deu o troco, mas Pereira abafou a conclusão, salvando o Coxa. Aos 22, o mesmo Andrezinho chegou ainda mais perto de empatar, em chute de longe que triscou o travessão antes de sair.
O Timãozinho, já com Adriano Gabiru e Mineiro em campo, partiu para o abafa, enquanto o Coxa recuou para tentar armar o contra-ataque. Apesar disso, as chances de gol rarearam. A melhor delas foi de Willian, que após cobrança de falta ensaiada bateu rente à trave esquerda de Edson Bastos.
coritiba 1 x 0 corinthians-pr
Edson Bastos; Jonas, Pereira, Cleiton (Dênis) e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago, Everton Ribeiro (Marcos Paulo) e Davi (Leonardo); Anderson Aquino e Bill. Valter; Araújo, Leandro, Peixoto e Nelsinho; Paulo Henrique (Mineiro), Cícero, Andrezinho e Willian; Renan (Adriano Gabiru) e Rodrigo Hote (Roberto).
Técnico: Marcelo Oliveira. Técnico: Luciano Gusso.
Gol: Davi, aos quatro minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cleiton, Dênis, Jonas, Marcos Paulo, Leandro Donizete e Anderson Aquino (Coritiba); Renan, Leandro, Paulo Henrique e Cícero (Corinthians-PR).
Data: 10/04/2011. Local: Couto Pereira, em Curitiba.
Árbitro: Anderson Carlos Gonçalves, auxiliado por Adair Carlos Mondini e Daniel Cotrim de Carvalho.
Público pagante: 12.441. Público total: 14.007. Renda: R$ 157.740,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário