Com experiência na F-1 e na Indy, Bruno Junqueira estreia na Stock Car
Mineiro de 33 anos, que foi piloto de testes da Williams e três vezes vice-campeão da Indy, guiará pela Bassani Racing nas últimas provas do ano
Bruno Junqueira já correu na F-Indy e disputará asprovas finais da Stock (Foto: Divulgação IndyCar)
- Acompanho as corridas da Stock Car pela Globo Internacional aqui em Miami, e sei muito bem como a categoria é disputada e competitiva. Apesar de ter baseado minha carreira em carros de fórmula, acho que está na hora de migrar para os carros de turismo, algo que já comecei a fazer este ano, disputando a temporada inteira da American Le Mans Series. Estou muito entusiasmado com a oportunidade – confessa o piloto, que será identificado pelo número 12 nestas duas etapas.
Bruno ficou conhecido pela sua bem-sucedida carreira em monopostos, que inclui os títulos da Fórmula 3 Sul-Americana, em 1997, e da Fórmula 3000, então considerada o último degrau antes da Fórmula 1, no ano 2000. Paralelamente à conquista deste campeonato, foi piloto de testes da Williams, que à época contava com os pilotos Ralf Schumacher e Jenson Button. Sem vaga na categoria máxima, Junqueira iniciou uma longa carreira nos Estados Unidos, sendo três vezes consecutivas o vice-campeão da Fórmula Mundial, uma das ramificações da Indy, entre 2002 e 2004. Ele também brilhou na outra liga da Indy, a IRL, conquistando uma pole position nas 500 Milhas de Indianápolis pela Chip Ganassi, equipe que dominou as últimas quatro temporadas da categoria, hoje unificada.
Junqueira conviveu com Jenson Button no box daWilliams na Fórmula 1, em 2000 (Foto: Divulgação)
Após uma temporada correndo em caminhões no Brasil, no ano passado, Bruno retornou à América do Norte, onde disputou provas de longa duração ao lado do também mineiro Cristiano da Matta, ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, e seu amigo de longa data. Mesmo dando ainda seus primeiros passos em categorias de turismo, a experiência com diferentes tipos de carros deixa o piloto animado com a oportunidade.
- Apesar de não haver treinos fora de etapas na Stock, espero contar com minha vivência como desenvolvedor e acertador de carros. Além disso, conheço bem a pista de Brasília, inclusive já fiz pole e venci uma corrida lá – relata o 11º piloto a fazer sua estreia na maior categoria do automobilismo brasileiro nesta temporada.
A penúltima etapa da Stock Car 2011 está marcada para o dia 16 de outubro, domingo, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Será também a terceira de quatro provas da SuperFinal, fase que define o campeão da temporada.
O layout do carro que Bruno Junqueira vai guiar na Stock Car (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário