segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Guia contra a degola: risco de dois clubes mineiros caírem é de 89%

Dos nove últimos times da tabela de classificação, apenas um venceu na rodada, o que demonstra o equilíbrio na luta contra o rebaixamento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, apenas um time entre os nove últimos venceu. Foi o Avaí, que derrotou o Atlético-PR por 3 a 0, na Ressacada. A briga contra o rebaixamento segue quente, mas pautada na regularidade nivelada por baixo, já que poucos têm vencido os seus jogos. Os quatro últimos colocados - América-MG, Avaí, Atlético-PR e Atlético-MG - estão juntos na zona do rebaixamento há cinco rodadas. Segundo o matemático Tristão Garcia, o risco de o América-MG cair é de 99%, enquanto o Avaí tem 87% de probabilidade de ser rebaixado. Os mineiros estão mal, e a prova disso é que a chance de pelo menos dois times do estado caírem é de 89%.
- Um mineiro vai cair. Isso é certo - constata o matemático.
Confira os riscos de degola e o caminho dos times ameaçados até a última rodada.
Para Tristão, os times da parte de baixo não têm mostrado poder de reação. O Cruzeiro é a equipe que mais preocupa, uma vez que, nas últimas rodadas, tem feito uma média de 0,33 ponto por jogo, a pior da competição no momento.
Panorama nos anos anteriores
A boa notícia para os quatro últimos colocados deste ano até momento é que sempre pelo menos uma equipe do Z-4 na 28ª rodada conseguiu escapar. Foi assim em 2006, com o Corinthians, em 2007, com o Atlético-MG, e em 2008 e 2009, com o Fluminense. Em 2010, Atlético-MG e Atlético-GO conseguiram fugir do rebaixamento.
historico Z4 (Foto: arte esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário