segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jogos no Pacaembu centralizam as polêmicas do apito na rodada#32

Vitórias de Santos e Corinthians sobre Atlético-PR e Avaí são marcadas por muitas reclamações contra a arbitragem. Assista aos lances

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Não foi só a brilhante atuação de Neymar que chamou a atenção na vitória do Santos sobre o Atlético-PR na 32ª rodada do Brasileirão. O desempenho do trio de arbitragem comandado por Francisco Carlos Nascimento (AL) foi alvo de muitas reclamações de ambos os lados por conta de lances polêmicos - todos com interferência direta no resultado da partida realizada no sábado.
Curiosamente,  outro jogo que deu margem para muitas contestações também foi realizado no Pacaembu, no dia seguinte. Leandro Vuaden (RS) comandou o duelo entre Corinthians e Avaí, em que pelo menos três lances foram alvo de polêmica, um deles no gol do time catarinense.
Nos dois jogos realizados no Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco também chiaram contra os homens do apito. Assista abaixo aos lances polêmicos do fim de semana.
Santos 4 x 1 Atlético-PR
Logo com 1 minuto de jogo, a partida entre Santos e Atlético-PR teve sua primeira polêmica. Cléber Santana deu um tranco de ombro em Neymar, e o árbitro Francisco Carlos Nascimento (AL) entendeu que houve pênalti e apontou a marca da cal. O lance, que resultou no primeiro gol do Santos no jogo, foi considerado como normal por Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem (clique aqui e confira a análise).

Ainda no primeiro tempo, mais polêmica. Neymar recebeu livre na área e empurrou para a rede, no que seria seu segundo gol. O bandeirinha confirmou o gol, mas o árbitro Francisco Carlos Nascimento optou pela anulação, alegando que Alan Kardec estava impedido e participava do lance. Na opinião de Gaciba (confira aqui a análise), a marcação foi errada. Kardec não participa efetivamente da jogada.

 Novo pênalti para o Santos. Desta vez, Cléber Santana deslocou Edu Dracena dentro da área. Ao contrário da primeira penalidade, a arbitragem acertou em sua decisão, atesta Leonardo Gaciba. O comentarista acredita que Cléber Santana empurrou, com a mão, Edu Dracena na  jogada. Neymar cobrou e fez o segundo gol dele e do Peixe na partida (confira o que disse Leonardo Gaciba sobre o lance).

De longe, é difícil enxergar. Mas com a imagem fechada, é possível ver que é um toque de Neymar que faz o zagueiro Manoel ir ao chão no lance do terceiro gol santista. Leonardo Gaciba explica que, mesmo sem ter tido a intenção, Neymar cometeu falta no zagueiro. Por conta disto, o lance deveria ter sido paralisado pela arbitragem (confira o vídeo com as palavras de Gaciba sobre o lance).

Botafogo 1 x 0 Cruzeiro
Perto do fim do primeiro tempo, Diego Renan, do Cruzeiro, chutou a bola para trás, na direção do próprio gol, e o goleiro Fábio pegou com as mãos. O árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF) mandou o lance seguir, o que causou uma reação enfurecida do técnico Caio Júnior, do Botafogo (acabou expulso). Para Leonardo Gaciba, a reação do treinador foi injustificada. O comentarista acredita que o recuo não foi intencional e, por isso, nada deveria ser marcado (análise de Gaciba aqui).
Corinthians 2 x 1 Avaí
William, do Avaí, recebeu a bola na área corintiana. A imagem mostra: o centroavante avaiano estava pouco à frente do último homem da linha de defesa corintiana (sem contar o goleiro). William, então, ajeitou a bola para Robson marcar. O gol deveria ter sido anulado por impedimento, atesta Leonardo Gaciba (confira as explicações do comentarista de arbitragem).

No mesmo jogo, outro lance polêmico. Lincoln disparou e foi derrubado pelo corintiano Leandro Castan. O árbitro Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) entendeu que o zagueiro interrompeu com falta uma chance clara de gol do Avaí e deu cartão vermelho direto para Castan. Leonardo Gaciba acredita que houve excesso de rigor por parte do juiz. (assista à explicação de Leonardo Gaciba).

 No fim da partida no Pacaembu, após uma disputa de bola, Emerson, do Corinthians, chutou a bola na direção de Daniel, do Avaí, que estava caído. Na sequência, ainda pisou o adversário. O árbitro Vuaden se limitou a dar cartão amarelo ao corintiano, atitude que o comentarista Gaciba considerou inadequada. O lance seria passível de cartão vermelho para o atacante (clique e confira o que diz Gaciba sobre o lance).

Vasco 0 x 0 São Paulo
O Vasco reclamou muito da arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) na partida contra o São Paulo, em São Januário. O principal motivo é o lance ao lado, no qual Juan se enrosca com Allan, que cai dentro da área. Arnaldo Cézar Coelho analisa o caso e acredita que um pênalti deveria ter sido marcado a favor do time carioca. (Aqui, Gaciba opina e também considera que houve pênalti no lance).

Nenhum comentário:

Postar um comentário