segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Campanha por Wesley arrecada menos de 1% do total no primeiro dia

Clube tem 27 dias para pagar mais de R$ 21 milhões ao Werder Bremen. Com o atual ritmo de doações, seriam necessários quatro meses

Por Diego Ribeiro São Paulo
Site tenta arrecadar dinheiro para contratação de Wesley (Foto: Reprodução da internet)Site tenta arrecadar dinheiro para contratação
de Wesley (Foto: Reprodução da internet)
Se depender da arrecadação nas primeiras 24 horas da campanha criada pelo Palmeiras para a contratação de Wesley, o clube precisará de mais de quatro meses para conseguir os R$ 21.377.300 necessários para quitar a dívida com o Werder Bremen-ALE, atual dono dos direitos econômicos do jogador. Até as 15h desta segunda-feira, um dia depois de o presidente Arnaldo Tirone ter doado os primeiros R$ 2.000, a campanha arrecadou R$ 172.200. Um valor considerável, mas que é menos de 1% do total necessário.
Nesse ritmo, o Verdão precisaria de pouco mais de 124 dias para conseguir o valor total pela transferência de Wesley. Mas por se tratar do primeiro dia de campanha, o presidente alviverde entende que o ritmo é normal. O mandatário crê que a mobilização dos torcedores vai aumentar nos próximos dias.
– Estamos confiantes, isso está só no começo. Com a divulgação, os torcedores vão participar mais. É algo inovador e que sei que vai dar certo - afirmou Tirone.
Por outro lado, os 27 dias restantes de prazo seriam suficientes, pelo menos, para pagar a primeira parcela de 2 milhões de euros (R$ 4,6 milhões) exigida pelo clube alemão. Se mantido o atual ritmo de colaborações dos torcedores, a campanha atingiria o valor exatamente no seu 27º dia, garantindo assim a presença de Wesley por três temporadas no Palmeiras.
A campanha ficará ativa por apenas 28 dias e precisa atingir arrecadação de R$ 21.377.300 até as 23h59m de 25 de março, data do clássico contra o Corinthians. O Palmeiras precisaria de aproximadamente R$ 763.475 por dia. Assim, só na estreia da ação, já ficaram faltando quase R$ 600 mil.
O crowdfunding (ou financiamento coletivo) é a primeira opção do clube para quitar o valor do atleta. Através deste método, um grupo determinado (no caso, a torcida palmeirense) levanta fundos coletivamente para agregar o capital necessário ao seu objetivo. Tal iniciativa é bastante utilizada em campanhas de filantropia.
Embora essa seja a prioridade do Verdão, o clube tem uma carta na manga. Se a campanha não conseguir arrecadar o valor integral exigido pelo Werder Bremen - através do site www.wesleynoverdao.com.br - , o gerente de futebol César Sampaio cogita utilizar uma carta de crédito. Segundo ele, o clube foi “ousado” e, em caso de fracasso inicial, terá de fazer ações complementares.

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