quarta-feira, 6 de junho de 2012

Coritiba vence a Portuguesa por 2 a 0 e deixa a lanterna do Brasileirão

Os dois clubes enfrentaram o campo pesado do Couto Pereira e o placar foi decidido no primeiro tempo, com gols de Ayrton e Everton Ribeiro

Por Gabriel Hamilko Curitiba
1 comentário
No duelo dos times sem vitória, o Coritiba levou a melhor e venceu a Portuguesa por 2 a 0, no estádio Couto Pereira. Foram os primeiros três pontos do Coxa, que soube usar a vantagem de jogar no campo pesado, após três dias de chuva na capital paranaense. O lateral-direito Ayrton abriu o placar, após um cruzamento que morreu no fundo da rede. O atacante Everton Costa fez o segundo, após bom chute da entrada da área. Os dois gols marcados ainda no primeiro tempo.
A partida foi tranquila para o time da casa, que não fez uma excelente apresentação, mas conseguiu envolver a Lusa. As principais investidas do clube paulista eram nos contra-ataques, neutralizados pela zaga alviverde. Das arquibancadas, 8.958 pagantes (para uma renda de R$ 98.455,00) enfrentaram uma temperatura próxima dos 10º graus.
Com a vitória, o Coxa sobe na classificação e aguarda o término da rodada para saber a posição real. A Portuguesa continua com um ponto em quatro jogos e segue na zona de rebaixamento.
O próximo confronto do Coxa será no sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o Flamengo, no Engenhão. A Lusa entra em campo só no domingo, quando recebe o Atlético-GO, às 16h, no Canindé.
Coritiba domina, mas erra muito
O Coritiba resgatou o esquema tático do início do ano e o técnico Marcelo Oliveira escalou o time no 4-5-1, com uma linha de três no meio e o atacante Everton Costa na frente. Já a Portuguesa não estava defensiva, no 4-4-2, com um time bem equilibrado e que se arriscava nos contra-ataques. Tanto que a Lusa teve a primeira chance, quando o atacante Ricardo Jesus fez uma bela cobrança de falta, que o goleiro Vanderlei defendeu, aos cinco minutos.
O Coritiba rodeou bastante a área da Lusa, mas não conseguiu fazer a bola chegar aos pés do atacante Everton Costa. Sem a penetração, a equipe passou a tentar mais chutes de longe. Mas foi de um cruzamento sortudo que saiu o gol coxa-branca. O lateral-direito Ayrton chutou na pequena área, só que um leve toque do zagueiro Rogério enganou o goleiro Gledson e morreu no fundo das redes, aos 17 minutos.
Com a vantagem no placar, o Coritiba dominou a partida e teve mais duas chances claras para faz o segundo gol. A primeira desperdício foi do meia Robinho, que chegou atrasado na bola e mandou por cima do travessão. Logo depois, Lincoln recebe a bola de Everton Costa, mas chuta sem força.
O duelo esfriou na mesma medida que a temperatura caía no estádio Couto Pereira. Quando todos já achavam que o placar de 1 a 0 seria o resumo do primeiro tempo, o ataque anfitrião costurou bem a bola até cair nos pés de Everton Costa. O camisa nove mirou o canto esquerdo de Gledson, sem chances para o arqueiro, aos 45 minutos.
Lusa pressiona, mas sem força no ataque
O técnico Geninho não ficou satisfeito com o desempenho da Portuguesa. O reflexo foi sentido na volta do intervalo, quando o treinador fez duas substituições, que reforçaram a defesa. O zagueiro Lima e o meia Diguinho entraram no lugar do volante Léo Silva e do meia Henrique. A Lusa procurou mais o ataque e adiantou a marcação para pressionar o Coxa. Mas a bola insistia em parar na defesa alviverde.
Com um adversário mais ofensivo, o Coxa tinha chances de contra-ataque. Porém, a equipe estava relaxada e não tinha um bom posicionamento em campo para aproveitar as oportunidades.
Com 19 minutos de jogo, a Portuguesa fez a última alteração, enquanto o Coxa abriu a série. No ataque da Lusa, Ricardo Jesus deu lugar a Rodriguinho. Já no mandante, o volante Gil foi reforçar o meio-campo na vaga do meia Robinho. Alguns minutos mais tarde, Renan Oliveira substituiu Lincoln no meio.
Enquanto os torcedores se concentraram na parte coberta do Couto, a partida perdeu qualidade. Quando alguma das equipes desciam, a banderinha de impedimento era acionada, invalidando o ataque. No Coxa, Oliveira deu mais poder de ataque ao tirar o  meia Everton Ribeiro e colocar o atacante Anderson Aquino. Mas quem quase descontou foi a Portuguesa, após Ananias chutar e Ayrton salvar o time em cima da risca. Melhor para o Coxa que conquista a primeira vitória, ao lado da torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário