terça-feira, 17 de julho de 2012

Timão, Grêmio e Sport lideram média de público nas Séries A e B do Brasileiro


ter, 17/07/12
por rodrigo |
categoria Sem categoria
*por Thiago Quintella
A torcida do Corinthians está em lua de mel com o time. Atual campeão brasileiro e da Taça Libertadores, o Timão tem dado motivos mais que suficientes para seu torcedor comparecer ao estádio, apesar do início irregular. Com a caminhada da equipe até o título do torneio sul-americano, Tite foi obrigado a escalar os reservas em diversas rodadas. Ainda assim, é do time paulista a maior média de público entre todas as divisões do Brasileirão, com 20.664 torcedores por partida.
Conhecida por empurrar os jogadores durante os 90 minutos, a torcida do Grêmio vinha mantendo boa média, mas deu um salto que o levou à segunda colocação quando colocou quase 30 mil torcedores na partida contra o Atlético-MG. A motivação não poderia ser outra: a presença de Ronaldinho no lado oposto. No entanto, o resultado foi a única derrota da equipe no Olímpico até aqui. Resta saber se a média (19.774) se manterá no jogo diante do Sport, nesta quarta-feira. O Leão, aliás, tem números muito próximos do time gaúcho e é o terceiro melhor em média de público (19.214) de todas as divisões. A volta do time à Série A, aliás, parece ser o grande combustível do torcedor rubro-negro.
O Atlético-MG, líder do Campeonato Brasileiro, parece sentir a falta do Mineirão. Com o mando das partidas no Estádio Independência, que tem capacidade para 23 mil torcedores, o Galo tem uma excelente média (16.641), mas que poderia ser ainda maior caso estivesse jogando no maior estádio de Minas Gerais, o Mineirão, que está em obras para a Copa de 2014. Convivendo com a zona de rebaixamento, o Bahia ganhou apenas uma das cinco partidas que jogou no Pituaçu. No entanto, o torcedor tricolor parece não se importar e empurra o time incondicionalmente, levando média de 16.105 pessoas por jogo.
A Série B não parece ter empolgado muito os torcedores. O clube da divisão com maior média de público é o Ceará, apenas 12º colocado na lista, com 10.939 de média. O número é bastante expressivo, já que o time vem tendo campanha mediana na Segundona e está a sete pontos do grupo de classificação para a Série A.
Entre as vinte melhores médias de público apenas quatro pertencem a times que disputam a Segunda Divisão. Com isso, Santos (5.974), Ponte Preta (4.944), Portuguesa (4.742) e Atlético-GO (2.989) não figuram na lista. Curiosamente, destes, apenas o Dragão está na zona de rebaixamento.
Confira o top 20 de médias de público das Séries A e B:

*Não foram consideradas as médias da Séries C e D, pois as equipes ainda tem poucos jogos como mandantes. Na Terceirona, o Santa Cruz (2 jogos) tem média de 17.090 torcedores, enquanto o Fortaleza (1 jogo) levou 11.147 pessoas ao estádio. Na Série D, o Sampaio Corrêa teve público de 5.701 na única partida jogada em seu estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário