terça-feira, 9 de outubro de 2012

Invicto no Brasileiro e em São Janu, Renato Silva vira trunfo para quarta

Entre jogadores utilizados com mais frequência, zagueiro tem melhor aproveitamento na competição e, orgulhoso, cita números em casa

Por André Casado Rio de Janeiro
14 comentários
A campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro aponta seis derrotas. Cinco delas sofridas em 30 dias, no período de má fase que deixou a equipe longe do título brasileiro. Em nenhuma delas, porém, Renato Silva esteve presente. O zagueiro disputou oito jogos e está invicto. É o único nome mais frequente no time nesta condição. O aproveitamento de 83,3%, somado ao fato de jamais ter perdido em São Januário com a camisa cruz-maltina, são trunfos para a importantíssima partida contra o São Paulo, nesta quarta-feira.
Contente com as marcas, o camisa 33 crê que se trata de um misto de competência, sorte e prova da entrega do grupo, que, em algumas destas partidas, conseguiu a reação depois de sair perdendo. Na Colina, o duelo com o Tricolor Paulista - quinto colocado, a quatro pontos de distância do Vasco e, hoje, o principal rival na briga por uma vaga na Libertadores - será o 24º jogo de Renato Silva, desde 2011. São 16 vitórias e sete empates.
renato silva vasco (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial Vasco da Gama)Renato Silva sonha terminar o Brasileiro sem perder (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)
- É difícil, tem jogos em que a gente acha que vai perder. Mas a equipe se fecha, sempre acredita até o fim. Tomamos gols, mas o nível foi mantido e a equipe sempre correspondeu à altura. Fico muito feliz por estar invicto - disse Renato Silva, que espera concluir a façanha. - Faltam dez jogos, devo jogar alguns deles... Tomara que eu termine sem derrota, né?
O zagueiro perdeu quase 20 rodadas, em 75 dias, por problemas na regularização de sua renovação de contrato, que se encerrou em 30 de junho. O Shandong Luneng, da China, seu ex-clube, descumpriu o acordo de liberação, e o caso foi parar na Fifa, que acatou o argumento dos advogados. A volta aconteceu contra o Cruzeiro, em Varginha, no primeiro jogo sob o comando de Marcelo Oliveira, que vem depositando confiança no zagueiro.
Renato Silva tem seis vitórias e dois empates neste Brasileirão. Em São Januário, ao todo, são 16 triunfos e sete empates. Derrotas, só no Engenhão e fora do Rio
As dificuldades de ritmo de jogo foram superadas mais rapidamente do que Renato esperava. O mesmo problema pode ser enfrentado por Rodolfo, que deve substituir Dedé, a serviço da Seleção e desfalque contra São Paulo, Santos e Botafogo. Ele está afastado há três meses por conta de uma artroscopia no joelho.
- Tem a cobertura, o posicionamento, saber chegar na hora certa. Quando você não está bem, fica com dúvida e receio. E ali na zaga é a pior coisa. Se estiver assim, vai dar cagada na certa, não tem jeito. Com o ritmo de jogo, a gente tira essa dúvida e passa a ser mais confiante - frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário