segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Australiano quer repetir Vettel: 'Não é impossível vencer com uma STR'

Para Daniel Ricciardo, feito do alemão em 2008 é uma motivação para os jovens competidores do time, que projeta novos talentos para a RBR

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
4 comentários
Há pouco mais de quatro anos, a Fórmula 1 teve um fim de semana de surpresas em Monza. Partindo de uma já inesperada pole position, o jovem Sebastian Vettel conquistou, praticamente de ponta a ponta, sua primeira vitória na categoria. Grande parte do espanto não se devia à pouca idade do piloto, e sim ao carro com o qual ele conquistou aquele GP da Itália, em 2008. Guiando a modesta STR, o alemão entrou para o seleto grupo de vencedores com um desempenho impressionante sobre o asfalto molhado. Um motivo de inspiração para Daniel Ricciardo, atual piloto da equipe.
Daniel Ricciardo STR testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Daniel Ricciardo durante os testes com a STR em Jerez de la Frontera (Foto: Agência Getty Images)
- No ano passado, o nosso carro não era competitivo o suficiente, mas vamos ver o que podemos fazer neste momento. Não é fácil, claro, mas talvez com chuva, pensando a respeito do que Vettel conseguiu, vejo que não é impossível ganhar uma prova com a Toro Rosso. Ele é realmente uma motivação para nós, por nos mostrar o que é possível – disse o piloto de 23 anos ao diário espanhol “As”, referindo-se ao tricampeão mundial, atualmente na RBR.
O GP da Itália de 2008 era apenas o 22º de Sebastian Vettel na Fórmula 1. Ao volante da pequena STR, o alemão – então com 21 anos, 2 meses e 11 dias – se tornou o mais jovem piloto da história da F-1 a conquistar uma pole e a vencer uma corrida na categoria, recordes que perduram até hoje. Mesmo sonhando alto, o australiano tenta traçar uma meta realista para esta temporada.
Vettel na festa da STR (Foto: Divulgação)No GP da Itália de 2008, Vettel deu à STR a única vitória do time na Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
- Creio que o nosso objetivo deve ser o de tornar a STR o melhor time do segundo pelotão, competindo com Williams, Force India e Sauber. Para mim, o ideal é terminar nos pontos regularmente e, se possível, conseguir alguns pódios – afirmou.
Criada em 2006 após a aquisição da Minardi, a STR é uma espécie de “trampolim” para revelar novos talentos à RBR, como ocorreu com Vettel. Porém, desde a saída do alemão, ao fim de 2008, o time teve uma perda de desempenho em relação às rivais, culminando com a incômoda nona posição no Mundial de 2012 – na prática, a última entre as equipes que pontuaram naquela temporada.
Sem especulações
Negando a pressão da coirmã para que se mostre um potencial campeão mundial em pouco tempo, Ricciardo desconversa sobre os rumores de que estaria se preparando para assumir em 2014 a vaga do compatriota Mark Webber no time que faturou os três últimos títulos de pilotos e construtores.
- O que eu preciso fazer é ter um bom ano e depois vamos ver. Sei no que preciso me focar agora – limitou-se a dizer o piloto, que fará sua terceira temporada na F-1, a segunda completa.
A Fórmula 1 voltará à pista na segunda bateria de testes coletivos, prevista para os dias 19 a 22 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. A temporada 2013 começará no dia 17 de março, no GP da Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário