terça-feira, 5 de março de 2013

Testes da F-1: Mercedes surpreende, Ferrari vai bem e RBR 'esconde jogo'

Time alemão termina pré-temporada no topo, Massa e Alonso veem melhora na Ferrari. McLaren e Lotus mostram potencial. Campeonato começa 17 de março

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
21 comentários
De 5 de fevereiro – quando os carros de 2013 entraram pela primeira vez na pista – até este domingo, dia 3 de março – o mundo da Fórmula 1 presenciou 12 dias de testes na Espanha, quatro em Jerez de la Frontera e oito em Barcelona. Nesse período, muita coisa aconteceu. Além das muitas avaliações nos carros, os treinos também tiveram batidas, fogo, roda soltando da Ferrari de Felipe Massa, mecânico atropelado, soneca e intoxicação alimentar de Kimi Raikkonen, peças ilegais de Williams e Caterham, retorno de Adrian Sutil à Force India, a passagem meteórica do brasileiro Luiz Razia pela Marussia... Ufa! Antes da contagem regressiva para a abertura da temporada, 17 de março, com o GP da Austrália, confira um resumo dos testes da pré-temporada:
nico rosberg mercedes testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Nico Rosberg colocou Mercedes no topo nos testes
de Barcelona (Foto: Getty Images)
Mercedes surpreende em Barcelona
A equipe que mais chamou a atenção nesta pré-temporada não foi a atual tricampeã RBR, muito menos Ferrari e McLaren, mas sim a Mercedes, que passou por uma grande reestruturação em busca de um lugar entre os times “grandes”. Depois de começar as atividades muito mal, com incêndio no carro de Nico Rosberg e um problema no freio que provocou uma batida logo nas primeiras voltas de Lewis Hamilton em sua nova equipe, a escuderia alemã reagiu e as flechas prateadas mostraram bom desempenho tanto em pista seca quanto molhada, principalmente em voltas rápidas. Nico encerrou as sessões de Barcelona no topo, com 1m20s130. Além disso, a Mercedes foi a equipe que mais fechou dias em primeiro lugar. Foram quatro, dois para cada piloto. Apesar da boa performance, Hamilton e Rosberg – amigos da época do kart – adotam a cautela sobre o novo F1W04:
- Vettel e Alonso vêm dizendo que vou competir pelo título, mas não vejo isso acontecendo. Acho que seremos capazes de ganhar uma corrida em algum ponto na temporada. Mas quando será, não sei – disse Hamilton, que também lembrou que as equipes costumam andar com diferentes níveis de combustível, tornando difícil uma análise definitiva de quais equipes começarão melhor o ano.
Dono da primeira vitória da Mercedes no retorno à F-1, no GP da China de 2012, Rosberg enxerga evolução, mas também mantém os pés no chão.
- O que tenho certeza é que a equipe definitivamente progrediu desde o ano passado. A comunicação e a estrutura estão funcionando melhor, mas precisamos ser muito cautelosos quanto ao ritmo do carro – explicou Nico.
Info Testes F1 temporada 2013 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Infográfico - Pré-temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Massa e Alonso confiam em crescimento da Ferrari
Outra equipe que mostrou potencial nesta pré-temporada foi a Ferrari. Depois de ser surpreendida no começo de 2012 com um carro bem abaixo das rivais, a mais tradicional escuderia da Fórmula 1 dá sinais de que pode ser competitiva desde o início do ano. Felipe Massa foi o mais rápido dos quatro dias na primeira sessão de testes em Jerez de la Frontera, enquanto Fernando Alonso liderou um dos dias em Barcelona.
- Estou confiante. O carro tem reagido bem. O desenvolvimento está andando de forma positiva. Neste ano, definitivamente, o carro está muito melhor e se comporta na direção certa. Mas é difícil saber qual será a real ordem do grid. Ainda está muito cedo para dizer onde os outros e nós estamos, mas o que é fácil dizer é que várias equipes serão competitivas – disse o agora único brasileiro no grid.
felipe massa ferrari testes Barcelona (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa acredita em dias melhores para ele e para a Ferrari em 2013 (Foto: Getty Images)
Alonso também vê crescimento, mas acredita que a Ferrari está atrás dos principais rivais. Para o espanhol, é preciso continuar o trabalho intenso para diminuir a enorme desvantagem que separava os carros vermelhos dos rivais em 2012.
- Não seremos os mais rápidos, mas também não vamos ficar 1s6 atrás, como no início do ano passado. Estamos partindo de uma posição melhor. Não podemos nos esquecer do nosso objetivo e da desvantagem de 0s7 a 0s8 que tivemos em relação ao resto do pelotão no fim do ano – avaliou o bicampeão.
RBR 'esconde o jogo'; McLaren e Lotus mostram força
McLaren e Lotus também mostraram estar no páreo. Jenson Button liderou o primeiro dia, em Jerez, enquanto o mexicano Sergio Pérez, ex-Sauber, foi o mais rápido da segunda semana de treinos, já em Barcelona. Pela Lotus, Romain Grosjean (duas vezes) e Kimi Raikkonen colocaram o time preto e dourado no topo em três dias. Em outras ocasiões, os pilotos da equipe anglo-francesa ficaram bem próximos do melhor tempo, figurando quase sempre entre os primeiros colocados.
sebastian vettel RBR testes Barcelona (Foto: Agência EFE) Rivais acreditam que RBR do tricampeão Vettel
esconde o jogo e segue forte (Foto: EFE)
Já a  RBR, que faturou o Mundial de Construtores nos últimos três anos, foi discreta. Fechou o dia com a melhor volta em apenas uma ocasião, e não foi com o tricampeão Sebastian Vettel, mas sim com Mark Webber, em Barcelona. O jovem alemão acredita que a equipe evoluiu, mas se mostrou desapontado com os últimos dias de atividade e atribuiu as dificuldades aos pneus.
- Penso que é um ponto de partida melhor do que no ano passado. Temos que olhar para nós mesmos. Os dois últimos dias não foram tão bons quanto esperávamos. Foi extremamente difícil encontrar um bom caminho para o carro, porque os pneus não estavam bons o suficiente. Mas ainda há um tempo antes da temporada começar – declarou Vettel.
No entanto, a discrição da RBR não ilude os rivais. Como a equipe terminou 2012 no topo e poucas regras mudaram para este ano, a expectativa é que eles sigam como o time a ser batido. Durante a semana, Nico Rosberg disse estar “convencido de que alguns oponentes estão blefando”, enquanto Felipe Massa foi mais direto. Disse que a RBR “tem escondido o jogo durante todo o tempo”.
- A RBR tem um carro muito competitivo, talvez o mais forte, como mostrou nos outros campeonatos. Mas há outros também. A Mercedes mostrou estar bem em voltas rápidas e não foi tão ruim em séries longas. Temos que esperar até a primeira corrida e o primeiro treino classificatório para ter uma ideia mais clara – analisou Massa.
Entre as equipes médias, Nico Hulkenberg, da Sauber, foi o destaque, apresentando bom desempenho nos testes de Barcelona. Apesar de ficar um ano parado, Adrian Sutil mostrou estar em forma em seus primeiros contatos com o carro da Force India. Já no duelo entre as "nanicas", a Marussia promete disputa de igual para igual com a Caterham.
A temporada 2013 começa no dia 17 de março em Melbourne, na Austrália, com transmissão ao vivo pela TV Globo, que também exibe o treino classificatório no dia anterior. Os canais SporTV transmitirão os três treinos livres ao vivo e a classificação e a corrida em horários alternativos. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará todas as emoções da primeira prova do ano em Tempo Real.
Melhores tempos de Barcelona (19/02 a 22/02 - 28/02 a 03/03):
1 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m20s130
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m20s494
3 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m20s558
4 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m21s266
5 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m21s444
6 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1m21s541
7 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1m21s627
8 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m21s658
9 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m21s664
10 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m22s305
11 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m22s468
12 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m22s514
13 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m22s553
14 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m22s658
15 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m22s694
16 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1m22s716
17 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m23s115
18 – Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1m23s167
19 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m23s223
20 – Davide Valsecchi (ITA/Lotus) – 1m23s448
21 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – 1m23s628
22 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m24s103
23 – Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) – 1m24s235
Melhores tempos de Jerez de la Frontera (05/02 a 08/02):
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148
3 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1m18s218
5 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565
6 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669
7 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766
9 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m18s861
10 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905
11 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m19s003
13 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – 1m19s134
14 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303
15 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m19s338
16 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1m19s502
17 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851
18 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316
19 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m20s693
20 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105
21 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226
22 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269
23 – Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) – 1m21s311

Nenhum comentário:

Postar um comentário