sábado, 17 de agosto de 2013

Shogun tenta manter escrita de Chael Sonnen contra campeões do UFC

Americano jamais venceu detentores ou ex-donos de cinturão da companhia. Iuri Marajó e Diego Brandão também lutam em evento cheio de promessa

Por Boston
37 comentários
Motivação não vai faltar para o brasileiro Maurício Shogun neste sábado, quando enfrenta o americano Chael Sonnen no evento principal do UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen, em Boston, EUA. O falastrão, ex-desafiante número 1 em duas categorias de peso, disse que o aposentaria e cutucou bastante um de seus melhores amigos, Wanderlei Silva. O curitibano busca a recuperação após uma derrota e muitas críticas recebidas por suas últimas atuações, e tenta ainda manter uma escrita de Sonnen: jamais venceu um campeão ou ex-campeão do UFC.
O Combate transmite o evento ao vivo, na íntegra, a partir de 17h (horário de Brasília). No mesmo horário, o SporTV inicia a transmissão do card preliminar do torneio, e o Combate.com começa a acompanhar em Tempo Real, incluindo a exibição em vídeo ao vivo da primeira luta da noite, entre os pesos-leves americanos Ramsey Nijem e James Vick.
MMA Pesagem UFC encarada Shogun x Sonnen (Foto: Evelyn Rodrigues)Shogun (esq.) encara Sonnen na pesagem: ele luta por recuperação após derrota (Foto: Evelyn Rodrigues)
A fama de Chael Sonnen só cresceu nos últimos dois anos, com duas lutas valendo cinturões (contra Anderson Silva pelo título dos pesos-médios e contra Jon Jones pelo título dos pesos-meio-pesados), uma participação como protagonista da 17ª temporada do The Ultimate Fighter e sua atuação como comentarista do telejornal oficial do UFC. Todavia, contra Shogun, ele luta contra dois tabus: os 16 meses sem vitórias desde que bateu Michael Bisping, em janeiro de 2012, e as quatro derrotas contra campeões ou ex-campeões do Ultimate (Sonnen perdeu para Forrest Griffin, Anderson Silva duas vezes e Jon Jones).
Shogun não quer ser o primeiro ex-campeão a perder para o americano. Ele tem outra estatística a seu favor: contra brasileiros, Sonnen venceu apenas uma vez em seis lutas, a revanche contra Paulão Filho, e contabiliza derrotas para Anderson, o próprio Paulão, Demian Maia e Renato "Babalu" Sobral. Nada disso impediu o "Gângster Americano" de provocar o país e um dos melhores amigos de Shogun, Wanderlei Silva, durante a preparação.
Mais do que estatísticas ou provocações, o curitibano tem como principal preocupação retomar o caminho na busca pelo cinturão da categoria, perdido em 2011 para o atual campeão, Jon Jones. Desde aquela derrota, Shogun alterna vitórias e derrotas, com a constante crítica ao seu gás - aparenta sempre cansaço ao final das lutas. Para este combate, o atleta mudou sua equipe, fez treinos nos EUA com o especialista em boxe Freddie Roach e promete dar a volta por cima após a derrota para Alexander Gustafsson, em dezembro do ano passado.
MMA Pesagem UFC encarada Diego Brandão x Daniel Pineda (Foto: Evelyn Rodrigues)Diego Brandão (esq.) busca a terceira vitória
seguida, contra Pineda (Foto: Evelyn Rodrigues)
Outros dois brasileiros estarão em ação no evento deste sábado. O paraense Iuri Marajó tem um grande desafio: em sua terceira luta como peso-galo, enfrenta o segundo colocado do ranking da categoria no UFC, Urijah Faber. Atualmente, Marajó não aparece sequer ranqueado entre os 10 da divisão, e uma vitória o catapultaria. No card preliminar, o peso-pena cearense Diego Brandão, ex-campeão do TUF americano, busca sua terceira vitória consecutiva, contra o americano Daniel Pineda. Ele também torce para que novo triunfo o coloque no Top 10 de sua divisão.
O card está repleto de lutadores tidos entre os mais empolgantes do Ultimate. O coevento principal coloca frente a frente os pesos-pesados Alistair Overeem, ex-campeão do Dream, K-1 e Strikeforce, e Travis Browne, considerado um potencial desafiante ao cinturão no futuro. O card principal tem ainda a sensação do TUF 17, Uriah Hall, apelidado de "Homem-Ambulância", contra o atleta local John Howard pelos pesos-médios, e o recordista de bônus de performance do UFC, Joe Lauzon, contra Michael Johnson. O card preliminar inclui o combate entre os pesos-galos Michael McDonald, que disputou o cinturão interino contra Renan Barão em fevereiro, e Brad Pickett, e a segunda luta do peso-pena irlandês Conor McGregor, sensação após sua estreia com nocaute devastador no UFC Suécia 2, contra o havaiano Max Holloway. Confira o card completo abaixo:
UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen
17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)
CARD PRINCIPAL
Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard
Joe Lauzon x Michael Johnson
CARD PRELIMINAR
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

Nenhum comentário:

Postar um comentário