sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Chael Sonnen fala sobre doping e admite: "Tentei enganar o sistema"

Lutador diz que esperava só ser testado no dia da luta contra Wanderlei
Silva e expõe fraco controle sobre uso de substâncias proibidas no MMA

Por Las Vegas, EUA
56 comentários
Sonnen Tuf 3 (Foto: Marcos Ribolli)Chael Sonnen admitiu que sabia que substâncias
que tomou eram proibidas (Foto: Marcos Ribolli)
Sem dar muitas entrevistas desde que teve sua licença de lutador suspensa por dois anos pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), Chael Sonnen rompeu o silêncio ao participar do podcast "Talk Is Jericho", do lutador de wrestling profissional Chris Jericho, nesta semana. Durante a conversa de mais de 90 minutos, o ex-desafiante peso-médio e peso-meio-pesado do UFC admitiu que tentou "enganar o sistema" ao se dopar - foi flagrado com cinco substâncias proibidas pela comissão em dois exames surpresa durante a preparação para seu duelo contra Wanderlei Silva, eventualmente cancelado.
Apesar de manter que não usou esteroides ou substâncias ilegais fora do esporte, o lutador americano foi sincero ao dizer que não esperava ser testado durante o camp de treinamentos para o duelo e expôs uma antiga crítica ao controle antidoping no MMA: que os exames eram realizados apenas às vésperas das lutas e faziam pouco para impedir o uso de drogas de melhora de rendimento.
- Eu fui pego num exame surpresa 44 dias antes da luta. Geralmente, no nosso ramo, somos testados na noite da luta. O que quer que seja que você esteja usando ou não, você tem que aparecer limpo no dia da luta. (...) Não achei que seria testado naqueles 44 dias, tentei enganar o sistema, e foi isso que aconteceu. Não queria dizer nada que pudesse amenizar minha culpa. Acho muito importante, quando você está errado, apenas diga que está errado, e foi isso que eu fiz. Sou um homem crescido, sabia o que estava fazendo. O teste devia ser em 44 dias, pensei que poderia pegar meu bolo e comê-lo e me sentir ótimo. Esse foi um dos problemas que eu tive. Eles dizem que essas são "drogas de melhora de performance", e eu digo, "Caras, por que mais eu os usaria?" Não vou aparecer no médico e pedir, "Doutor, você tem algo para me fazer me sentir pior?" - contou Sonnen.
O lutador criou mais um de seus factoides ao dizer que pretende passar os dois anos de suspensão treinando para competir na luta olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas admitiu que não acredita que teria chances de se classificar. Ao comentar as ramificações de sua suspensão e a reação do público, Sonnen ofereceu um conselho a outros lutadores que foram ou venham a ser pegos em exames antidoping.
- As coisas mudam rapidamente. As pessoas são compreensivas quando você é sincero. (...) Se eu pudesse aconselhar alguém que esteve nos meus sapatos, apenas seja sincero. Seja tão sincero quanto puder, o mais rápido que puder. Aí, deixe as pessoas decidirem - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário