terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tire a roupa e vá treinar! Isso mesmo. Malhar nu vira moda no exterior

Moda naturalista se espalha, passa por yoga, natação e até mesmo pelo crossfit, mas é preciso cuidado com os perigos da prática sem proteção

Por Rio de Janeiro
42 comentários
homem nu yoga (Foto: Getty Images)Naked Yoga é moda em Nova York (Getty Images)
Já se imaginou treinando pelado? A ideia pode parecer estranha demais para ser verdade, mas já vem acontecendo no hemisfério norte há algum tempo. E não é só em clubes de nudismos. As “naked” (nu em inglês) aulas estão se espalhando por vários lugares. O que no passado passou pela natação, recentemente chegou ao crossfit e se estabeleceu no yoga.
Nos Estados Unidos, antes do anos 60, a exigência de nadar sem sunga era baseada na funcionalidade e higiene. O tecido das roupas de banho da época prejudicava o sistema de filtro e a exposição do corpo permitia que pequenos machucados pudessem ser percebidos, o que evitava a transmissão de doenças de pele. Com a evolução dos tecidos e dos produtos de higienização da água, a moda "peladona" dentro da água ficou no passado. Mas parece querer voltar.
Na Dinamarca, no norte europeu, a aula de “naked crossfit” foi lançada como uma piada de 1º de abril pela academia Spartan Mentality, mas a grande procura levou os donos a realmente lançarem a nova modalidade, que não durou muito por causa do grande assédio da mídia.
Menos conservadora, Nova York já estabeleceu a nova tendência, pelo menos no mundo da yoga. O estúdio Bold & Naked, estabelecido há sete anos, decidiu oferecer aulas sem roupa e adivinha? Sucesso total.
Embora nudez e sexo estejam relacionados na maioria das vezes, os praticantes defendem um ponto de vista bem mais profundo. O porquê da nudez segundo o blog do estúdio é “estar confortável e confiante na sua própria pele. É saber aceitar e amar você mesmo”.
A intensão não é sexual, mas é inevitável pensar que, com tanta gente nua, não ocorra algum incidente involuntário. Por isso, antes que os iniciantes questionem o que fazer, o FAQ do site já adianta:
“E se eu tiver uma ereção? Isso raramente acontece, mas se acontecer está tudo bem, não é motivo para se envergonhar. Ereções acontecem por vários motivos e não são limitadas à atração sexual. O yoga movimenta muita energia no corpo e, às vezes, a ereção pode ocorrer. Mas assim que você começar a se mover, não há como uma ereção ser mantida, por causa da natureza física do Vinyasa Yoga.”
montagem eu atleta nu (Foto: Getty Images)E se a moda de treinar nu pega no Brasil, você adere? (Foto: Getty Images)
Independentemente do seu autocontrole e da sua autoconfiança para ficar confortavelmente nu em posições diversas, algumas questões vem à tona quando o assunto é treinar sem roupa. É higiênico? Como fica a proteção da pele? Aumenta o risco de contrair doenças de pele? Quais contaminações podem afetar as partes íntimas com mais facilidade?
Correr descalço pode não causar lesões, mas sem top causa dores nas mulheres com seios de médio a grande. Para os homens, vale a mesma regra. As partes íntimas precisam de certa sustentação. A musculação também não é muito indicada. Já imaginou a quantidade de micoses e fungos que é possível adquirir sentando em um aparelho com o suor de outra pessoa? No spinning, além de um selim muito confortável, ele precisaria ser pessoal por questões higiênicas. Por outro lado, a natação e o surfe, por exemplo, não parecem perigosos. Porém, seria preciso uma praia particular ou nudista para o segundo exercício. E o yoga, desde que cada um leve seu próprio tapete e saiba se concentrar nos exercícios, também não deve ser um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário