sexta-feira, 22 de março de 2019

Por Zeca Azevedo — Rio de Janeiro
 

Jussier Formiga encara Deiveson Figueiredo no UFC Nashville — Foto: Reprodução / CombateJussier Formiga encara Deiveson Figueiredo no UFC Nashville — Foto: Reprodução / Combate
Jussier Formiga encara Deiveson Figueiredo no UFC Nashville — Foto: Reprodução / Combate
Jussier Formiga não esconde que sua preferência não seria fazer um duelo brasileiro no UFC. Ele já fez isso quando venceu Wilson Reis em 2015, e agora repetirá contra Deiveson Figueiredo no sábado, no UFC Nashville. Mas como ele é o número 1 entre os desafiantes e seu adversário é quarto colocado, o enfrentamento era “inevitável”, como o próprio potiguar relatou. Ao mesmo tempo, porém, que não vê muita técnica em Deiveson, destaca seu ímpeto.
- É um cara bom, que tem 15-0, não enfrentou ainda tantos caras de nome no UFC, mas é um cara bom, não posso tirar nenhum mérito dele. Não posso falar que é tão técnico, mas ele é bastante duro, anda para frente o tempo todo, mas não à toa que é invicto. Só tenho coisas boas para falar dele, apesar de ser mais um brazuca que vou enfrentar, o segundo no UFC. Nunca é bom lutar com brasileiro, mas essa é uma luta que a gente não podia recusar. Ele está no top 5 e eu também, então infelizmente vamos ter que lutar - disse o lutador em entrevista por telefone ao Combate.
Sobre o casamento de estilos com Deiveson, Formiga só tem a comemorar. Ele lembrou que o duelo foi semelhante em sua luta passada, com Sergio Pettis, quando venceu de forma dominante por pontos. Ele lembrou que nunca viu o adversário mostrar seu jogo de chão, e acredita que se for exigido em pé poderá mostrar que treinou muito dessa forma.
- Para mim é muito bom, adoro lutar com strikers, caras que têm o estilo do Deiveson. Minha última luta não fugia muito desse contexto, com o (Sergio) Pettis, que acho que é até um cara bem mais técnico que o Deiveson. Sei que ele é faixa-preta de jiu-jítsu, mas nunca vi a luta de solo dele realmente no UFC, não o vi se desenrolando tanto no chão. Acho que ele é um cara mais da luta em pé, que procura trabalhar mais em pé, só procura levar para o chão quando está na grade para fazer aquele jogo de ficar por cima. É basicamente isso. Adoro o casamento desses estilos, como o público gosta de falar que é striker x grappler, adoro que todo mundo me ache um grappler, porque assim posso soltar minhas valências em pé, posso surpreender, como já surpreendi várias vezes nas minhas lutas. E venho treinando bastante meu striker, pode ter certeza disso.
Jussier Formiga é o número 1 entre os desafiantes, e Deiveson Figueiredo é o quarto colocado — Foto: InfoesporteJussier Formiga é o número 1 entre os desafiantes, e Deiveson Figueiredo é o quarto colocado — Foto: Infoesporte
Jussier Formiga é o número 1 entre os desafiantes, e Deiveson Figueiredo é o quarto colocado — Foto: Infoesporte
Formiga, aos 33 anos e com um cartel de 22 vitórias e cinco derrotas, acredita que o vencedor pode ser o próximo desafiante ao cinturão, mas lembra que já viveu isso antes e acabou não acontecendo.
- Com certeza (tem chance de o vencedor luta pelo título). Sempre é, na real. Na minha última luta, eles falavam que quem vencesse seria o próximo contender, mas procuro não levar muito para esse lado de oba-oba. Na situação em que a nossa divisão está, e na situação que está a divisão de cima, eles sempre fazendo essas super lutas, quero mais é fazer uma performance boa, fazer uma grande luta, mostrar meu trabalho mais uma vez e sair com o braço levantado da arena.
O lutador da American Top Team acredita que a vitória de Henry Cejudo em janeiro contra TJ Dillashaw, quando defendeu o cinturão dos moscas, trouxe à divisão mais força para permanecer. E lembrou que tem muita gente no aguardo da vez para enfrentar o campeão.
- Depois da especulação na mídia toda dizendo que a divisão ia acabar, depois dessa luta do Cejudo com TJ, em que Cejudo nocauteou ele rapidão, acho que a gente firmou mais a divisão. E apesar do Cejudo ter vencido, tem um batalhão de cara atrás dele, pode ter certeza. Se pegar o top 5, todos os caras estão na cola dele, o Benavidez, eu, Ray Borg, tem o Deiveson, tem muita gente para lutar. Ele fazendo essas super lutas trava tanto a de 125 (libras) como a de 135 (libras), que tem aí o Marlon Moraes, o Pedrinho que chegou bem... A coisa boa é que temos representantes brasileiros para lutar pelo título tanto em 125 como em 135, isso é um ponto positivo.
Jussier Formiga vem de vitória contra Sergio Pettis no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty ImagesJussier Formiga vem de vitória contra Sergio Pettis no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Jussier Formiga vem de vitória contra Sergio Pettis no UFC 229 — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Questionado se apostaria que a categoria peso-mosca acabará de fato, em meio a uma série de dispensa de lutadores, Jussier Formiga preferiu apostar na permanência dela.
- Acho que não (será extinta a categoria). Sinceramente, acho que não. Têm muitos casamentos de luta de 125 para 2019, então a divisão da gente está andando, todos os caras estão lutando e mostrando seu trabalho. Basta agora querer saber o que o UFC quer fazer, se quer fazer sempre super lutas ou se vai botar algum peso-mosca. O Cejudo é um cara que venceu o Demetrious Johnson mas ainda não defendeu o cinturão na categoria de 125, essa é a realidade, na real fez uma defesa contra um cara da divisão de 135, ainda não enfrentou ninguém da divisão realmente. Espero muito que ele possa defender o cinturão dele contra um próximo representante do top 5 do peso-mosca, espero que contra mim.

Serviço do UFC Nashville

Combate transmite ao vivo o UFC Nashville no sábado a partir de 17h45 (de Brasília), enquanto o Combate.com exibe as duas primeiras lutas ao vivo e todo o evento em tempo real.
UFC Nashville
23 de março de 2019, no Tennessee (EUA)
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Stephen Thompson x Anthony Pettis
Peso-pesado: Curtis Blaydes x Justin Willis
Peso-leve: John Makdessi x Jesus Pinedo
Peso-mosca: Jussier Formiga x Deiveson Figueiredo
Peso-pena: Luis Peña x Steven Peterson
Peso-mosca: Maycee Barber x JJ Aldrich
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-pena: Bobby Moffett x Bryce Mitchell
Peso-galo: Marlon Vera x Frankie Saenz
Peso-mosca: Alexis Davis x Jennifer Maia
Peso-palha: Randa Markos x Angela Hill
Peso-galo: Ryan MacDonald x Chris Gutierrez
Peso-mosca: Eric Shelton x Jordan Espinosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário