segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Kart – mais velocidade

“Único monoposto que se aproxima de um F-1 é o Kart” – Ayrton Senna
Como estamos nos aproximando de um campeonato entre amigos de Kart, resolvi escrever rapidamente sobre ele.
karting é uma variante das corridas de velocidade automobilisticas, com veículos simples (karts), de quatro rodas, micro-monopostos e com de motores de dois ou quatro tempos, podem ser refrigerados a água ou a ar. Têm estrutura tubular e pesa em torno de 70 e 150 quilos, dependendo do modelo.
Muitas vezes são dirigidos por diversão, sem necessariamente ser profissional (como é nosso caso) . Normalmente é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, se for levado a sério, é um esportes caro e complicado. São mundialmente conhecidos por “moldarem” pilotos de destaque em categorias internacionais, como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher e muitos outros.
Para quem vai pro lado profissional, existem categorias oficiais no Brasil.:
Seis anos é a idade mínima para ingressar no karting
Mirim (PMK) – Para pilotos com idade entre 6 e 8 anos
Cadete (PCK) – Para pilotos com idade entre 8 e 11 anos
Junior Menor (PJMK) – Para pilotos com idade entre 10 e 13 anos
Junior (PJK) – Para pilotos com idade entre 12 e 14 anos
Novato (PK) – Para pilotos iniciantes no kart e com mais de 14 anos de idade
Graduado B (PGKB) – Para pilotos com mais de 14 anos promovidos das categorias PJ, PK, ou com diploma obtido em escola de kart reconhecida pela CBA
Graduado A (PGKA) – Para pilotos promovidos da PGKB
Senior B (PSKB) – Para pilotos com idade mínima de 25 anos
Senior A (PSKA) – Para pilotos PGKB, ou PGKA que atingiram a idade mínima de 25 anos, ou promovidos da PSKB
Super Senior (PSSK) – Para pilotos com mais de 40 anos de idade
Parakart
Uma coisa que achei interessente é o Parakart é a única prova de karting de nível amador reservado as pessoas deficientes. A primeira e única edição foi realizada em Outubro 2002, no circuito de Almancil (Algarve). Devido a participação de 24 pilotos oriundos de 9 países diferentes, atingiu dimensões internacionais. Foi alvo de varias reportagens televisivas, artigos em jornais e tema de um livro.
Devido as dificuldades de realização e falta de apoios, não houve, mais nenhuma realização , o que acho bem negativo.Mas no Brasil porém, a categoria encontra-se em crescimento com incentivos de empresas e empresários. O campeonato oficial foi disputado em 2009 no Kartódromo Internacional Granja Viana, e aproximadamente 20 pilotos participaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário