quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Deco ignora o Palmeiras e diz que Flu deve ‘controlar a cabeça’

Meia lembra que, independentemente da escalação do rival, Tricolor tem condição de triunfar e aposta na torcida do amigo Felipão

Por Cahê Mota, Diego Rodrigues e Fred Huber Rio de Janeiro
Deco e Conca treino FluminenseDeco trabalha a parte física com os titulares nesta
quarta-feira (Foto: Photocamera)
Dias tranquilos, provável retorno de Emerson, possibilidade de escalar o “quadrado mágico” pela primeira vez e um adversário com o time todo reserva. O Fluminense está tendo uma semana de sonhos antes da partida contra o Palmeiras, domingo, às 17h (de Brasília), na Arena Barueri, pela penúltima rodada do Brasileirão. Tudo muito certo, tudo muito bonito, mas é aí que mora o perigo. E Deco, um dos jogadores mais experientes do elenco, alerta para a necessidade de ficar alheio aos fatores que podem fazer parecer fácil a missão tricolor.

Para o luso-brasileiro, não importa se o Palmeiras escalará time A, B ou C. Segundo ele, o que poderá fazer a diferença a favor do Flu no duelo de domingo é a postura da equipe em campo.

- O problema não é quem vai estar do outro lado. Temos que controlar a nossa cabeça. Se acharmos que vai ser fácil, não é bom. Temos que fazer o nosso jogo. Sabemos que não vai ser fácil. Temos condição de vencer os titulares, mas jogando mal podemos perder para os reservas. De repente, isso pode funcionar ao contrário. Quem entrar em campo vai querer mostrar trabalho.

Acostumado com competições no sistema de pontos corridos pelos 13 anos em que jogou na Europa, Deco lembrou que a escalação de jogadores reservas nas rodadas finais faz parte do pacote e causam polêmica em todo o mundo. Ele deu razão ao Palmeiras por priorizar a Copa Sul-Americana.

- Acontece. Não sei o que o Felipão pensa. Mas o Palmeiras está em uma competição mais importante no momento, vale vaga na Libertadores, e isso acontece. Na Europa também é assim. Quando isso acontece, há uma polêmica natural. Aqui e lá.

Amigo pessoal de Luiz Felipe Scolari, primeiro técnico a convocá-lo para a seleção de Portugal, o apoiador disse não ter dúvidas de que o treinador palmeirense está torcendo para que ele seja campeão em seu retorno ao Brasil. Algo que enxerga como normal diante da relação afetiva entre os dois.

- Com certeza. Assim como estou torcendo para ele vencer o Goiás e chegar à final da Sul-Americana. Torcemos pelos amigos, independentemente da profissão.

É lógico que há uma certa ansiedade em ser campeão"
Deco
Deco falou também sobre a possibilidade de o Fluminense ser campeão por antecipação no próximo domingo. Para isso, o Tricolor precisa vencer o Palmeiras e torcer por derrota do Corinthians para o Vasco e tropeço do Cruzeiro diante do Flamengo.

- Em primeiro lugar, temos que tentar fazer o nosso jogo e esquecer o que pode acontecer. Mas é lógico que há uma certa ansiedade em ser campeão. Queríamos que acontecesse o mais brevemente possível, mas faltam dois jogos e pode ficar para o próximo. Precisamos pensar na partida contra o Palmeiras e ganhar.

Com 65 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado do Brasileirão, seguido pelo Corinthians, com 64, e o Cruzeiro, com 63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário