sábado, 20 de novembro de 2010

'Dono' de Brasília, Ricardo Maurício faz a pole position no Distrito Federal

Piloto da equipe RC já havia mostrado bom desempenho nos dois primeiros treinos livres, e pode sagrar-se campeão com um etapa de antecipação

Por Rafael Honório Brasília
Stock Car: Ricardo Maurício pole BrasíliaRicardo Maurício conquistou a pole position da etapa
de Brasília da Stock Car (Foto: Duda Barrios / Stock Car)
Após ser o piloto mais rápido no primeiro treino livre e segundo mais veloz no segundo treinamento, Ricardo Maurício mostrou que está bem adaptado ao circuito de Brasília. O piloto da equipe RC teve a melhor média de tempo no treino classificatório (58s250) e largará na pole position neste domingo, dia 21.
- Eu fiquei muito feliz por largar em primeiro, fazia tempo que eu não conquistava uma pole position. Essa é a minha terceira pole em Brasília. A nossa equipe trabalhou muito bem, mas acho que nada está definido ainda - disse Ricardo, após os treinos.
Além da pole position, Ricardinho ainda tem mais três bons motivos para comemorar: ele é o líder da temporada, pode se sagrar campeão já no Distrito Federal - com uma etapa de antecipação - e ainda faturou um cheque de 10 mil reais pela pole.
Stock Car: Ricardo Maurício pole BrasíliaRicardo Maurício posa ao lado da equipe com o cheque
pela pole position  em Brasília (Foto: Duda Barrios)
Apenas 32 pilotos participaram da primeira sessão do treino classificatório: Gustavo Sondermann não vem disputando corridas desde a Corrida do Milhão, em São Paulo, e Allan Hellmeister sentiu-se mal e não foi à pista do Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Com o circuito um pouco mais livre, os atletas aceleraram fundo para se garantirem na segunda parte dos treinos, na qual apenas 16 pilotos tiveram esse 'privilégio'. Foram eles: Ricardo Maurício, Allam Khodair, Max Wilson, Luciano Burti, Marcos Gomes, Átila Abreu, David Muffato, Ricardo Zonta, Thiago Camilo, Valdeno Brito, Felipe Maluhy, Daniel Serra, Julio Campos, Ricardo Sperafico, Rodrigo Sperafico e Cacá Bueno.
Dos 16 classificados para o Q2, apenas oito estão entre os dez que disputam a SuperFinal: Popó Bueno e Nonô Figueiredo ficaram fora. Após alguns minutos de descanso nos boxes, os pilotos retornaram à pista do Distrito Federal para a segunda sessão dos treinos. E, novamente, o mais rápido foi Ricardo Maurício, com uma volta de 57s943. Apenas seis passaram para o terceiro bloco de treinos. Acompanharam Ricardinho: Marcos Gomes, Allam Khodair, Cacá Bueno, Rodrigo Sperafico e Átila Abreu.
O vice-líder do campeonato, Max Wilson, terminou a sessão em sétimo lugar e não passou à terceira parte dos treinos. Além do piloto da equipe RC, Daniel Serra e Felipe Maluhy, que estão na SuperFinal 2010, também ficaram fora.
Na terceira sessão dos treinos não valia apenas a volta mais rápida, mas sim a média das três melhores voltas de cada piloto. Ricardo Maurício, que já vinha sendo o melhor no Q1 e Q2, mostrou que está muito adaptado ao circuito candango e cravou a melhor média, com o tempo de 58s384. Atrás dele vieram Rodrigo Sperafico, Allam Khodair, Cacá Bueno, Marcos Gomes e Átila Abreu.
Agora, Ricardinho, que já é líder da temporada, terá que continuar com o mesmo desempenho na etapa de Brasília deste domingo. A largada da prova está prevista para às 11h, e terá transmissão ao vivo, e na íntegra, do Esporte Espetacular da TV Globo.
O grid de largada da etapa de Brasília ficou assim:
1 - Ricardo Mauricio
2 - Rodrigo Sperafico
3 - Allam Khodair
4 - Cacá Bueno
5 - Marcos Gomes
6 - Átila Abreu
7 - Max Wilson
8 - Daniel Serra
9 - David Muffato
10 - Valdeno Brito
11 - Ricardo Sperafico
12 - Julio Campos
13 - Thiago Camilo
14 - Ricardo Zonta
15 - Luciano Burti
16 - Felipe Maluhy
17 - Antonio Jorge Neto
18 - Alceu Feldmann
19 - Lico Kaesemodel
20 - Popó Bueno
21 - Antonio Pizzonia
22 - Giuliano Losacco
23 - Duda Pamplona
24 - Christian Fittipaldi
25 - Thiago Marques
26 - Claudio Ricci
27 - Norberto Gresse
28 - Nonô Figueiredo
29 - Pedro Gomes
30 - Diego Nunes
31 - William Starostik
32 - Xandinho Negrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário