terça-feira, 24 de maio de 2011

Domínio de Vettel e polêmica da asa móvel são as atrações em Mônaco

Alemão busca a quinta vitória em seis corridas na temporada 2011, enquanto pilotos reclamam da liberação do uso da asa móvel na tradicional pista de rua

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo
A Fórmula 1 chega ao GP de Mônaco neste fim de semana com duas grandes interrogações. A primeira é sobre o domínio de Sebastian Vettel na temporada: quem será capaz de parar o alemão? Em cinco corridas em 2011, o piloto da RBR venceu quatro - perdeu apenas para Lewis Hamilton na China - e já tem 41 pontos de vantagem sobre os rivais no campeonato. A outra é quanto ao uso da asa móvel no tradicional e apertado circuito de rua: existe segurança suficiente para permitir seu uso? Quase todos os pilotos reclamaram, e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu liberar parcialmente o equipamento. O uso do sistema foi proibido somente no ponto considerado mais perigoso da pista - o túnel. A prova está marcada para a manhã de domingo, às 9h (de Brasília).
Mark Webber comemora GP de Mônaco (Foto: Getty Images)Mark Webber comemora sua vitória no GP de Mônaco pulando na piscina (Foto: Getty Images)
- Falei com os pilotos algumas vezes sobre isso, e ficou claro que a maioria deles não quer usar o DRS em Mônaco. No entanto, não há provas para sustentar a teoria de que o equipamento é inseguro lá. Obviamente não estamos esperando acontecer um acidente, mas não temos base para apoiar isso. Como é uma ajuda às ultrapassagens, seria errado não deixá-la ativa no circuito em que você precisa mais - disse Whiting no fim de semana do GP da Espanha.
Circuito mais lento da temporada, a pista de rua de Monte Carlo costuma privilegiar os carros mais equilibrados, que têm mais pressão aerodinâmica. Prato cheio para a RBR, que tem o melhor carro do ano. No ano passado, Mark Webber liderou a dobradinha da equipe. A McLaren corre por fora e a Ferrari dependerá muito do desempenho dos pneus macios e supermacios (a Rede Globo transmite ao vivo o treino classificatório no sábado e a prova no domingo).
header fórmula 1 - sinal verde (Foto: arte esporte)
Sebastian Vettel: Quem segura o alemão em 2011? Mesmo sem fazer a pole pela primeira vez em seis corridas, o alemão da RBR apostou na tática e segurou a pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas em Barcelona. De quebra, ainda ampliou a liderança para 41 pontos após apenas cinco corridas. Com o melhor carro a seu dispor, ele pode repetir o domínio em Mônaco.
header fórmula 1 - sinal vermelho (Foto: arte esporte)
Felipe Massa: Foi amplamente superado por Fernando Alonso, que já tem quase o dobro de pontos do brasileiro no campeonato. O brasileiro precisa acordar rapidamente, sob pena de ser transformado no segundo piloto da Ferrari neste ano. Com um carro que deixa a desejar em termos de desenvolvimento, é natural que a equipe italiana aposte em um de seus pilotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário