sábado, 23 de julho de 2011

Com Cielo, natação entra em ação em Xangai em busca de campanha inédita

Campeão olímpico já estreia no Mundial na noite deste sábado. Felipe França e Thiago Pereira são outros destaques da equipe brasileira na China

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Há três dias era difícil criar expectativas para o desempenho da natação brasileira no Mundial de Xangai, que começa na noite deste sábado (horário de Brasília) e vai até o dia 31 deste mês, no Centro Esportivo Oriental. Se Cesar Cielo ficasse fora da competição, certamente as expectativas do país na China seriam bem diferentes. Mas a absolvição do campeão olímpico devolveu ao Brasil a esperança de superar a campanha de Roma-2009 (dois ouros e uma prata). Entre os gringos, Michael Phelps e Ryan Lochte prometem duelos emocionantes.
Aos 45 minutos do segundo tempo, o maior artilheiro da seleção brasileira de natação foi escalado. O Tribunal Arbitral do Esporte decidiu apenas manter a advertência de Cielo por doping e, com isso, ele foi liberado para disputar o Mundial. Já na noite deste sábado, a partir das 22h (horário de Brasília), será sua estreia, nas eliminatórias dos 50m borboleta. Em Xangai, ele ainda defende os dois títulos mundiais (50m e 100m livre) e nada dois revezamentos (4x100m livre e 4x100m medley).
cesar cielo natação treino (Foto: EFE)Cesar Cielo vai disputar três provas individuais e duas de revezamento em Xangai (Foto: EFE)
Apesar do otimismo depois da confirmação de Cielo, os técnicos brasileiros pregam cautela. O treinador do campeão olímpico, Alberto Silva, afirmou que é difícil saber ao certo como ele nadará a partir desta sábado depois de passar por dias tão difíceis. O supervisor técnico da seleção, Ricardo de Moura, mantém um discurso parecido e prefere pensar mais para frente.
- O que a gente precisa agora é não esperar mais depois desse desgaste todo. Se surgir, ótimo. Mas, depois de todo esse desgaste, eu quero ver um resultado coletivo para saber o que a gente pode fazer para os Jogos Olímpicos - disse Ricardo de Moura.
Centro Esportivo Oriental xangai mundial de natação (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)O belo ginásio que receberá as provas de natação
(Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
A equipe brasileira, formada por 21 nadadores, ainda tem outras boas chances de subir ao pódio. Atual vice-campeão mundial dos 50m peito, Felipe França é apontado como um dos favoritos ao título. Nas provas de medley (200m e 400m), Thiago Pereira volta a brigar por medalhas, após bater duas vezes na trave em Roma-2009.
Com o desfalque de Fabíola Molina, suspensa por doping, Daynara de Paula é o destaque da equipe feminina. A manauara, aliás, é a única brasileira a conseguir índice em uma prova individual (100m borboleta). As outras cinco nadadoras foram convocadas para compor os revezamentos 4x100m medley e 4x100m livre.
Phelps x Lochte
O que todo o mundo também espera ver em Xangai é mais um capítulo do duelo Michael Phelps x Ryan Lochte. Os dois principais nomes da natação americana vão se enfrentar nos 200m livre e nos 200m medley. O oito vezes medalhista de ouro em Pequim-2008 ainda nada os 100m e 200m borboleta. Lochte, a estrela do Pan-Pacífico, no ano passado, também estará nos 400m medley e nos 200m costas.
Michael Phelps natação Santa Clara (Foto: Getty Images)Michael Phelps vai encarar seu companheiro de equipe Ryan Lochte em duas provas (Foto: Getty Images)
- Nunca é um ou outro, há sempre outros nadadores. Tem o Thiago (Pereira), que está sempre lá, Lazslo (Cseh), todos com vontade. Há um grande grupo vindo – afirmou Ryan Lochte, referindo-se à disputa dos 200m medley.
A equipe francesa também promete dar trabalho em Xangai. Alain Bernard, Frédérick Bousquet e Fabien Gilot, todos rivais de Cesar Cielo nas provas de velocidade, são os principais destaque do país. Além deles, o alemão Paul Biedermann, a americana Rebecca Soni e a italiana Federica Pellegrini devem atrair os holofotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário