sábado, 30 de julho de 2011

No fim, Vettel garante a pole, e Massa supera Alonso pela 1ª vez no ano

Soberania da RBR aos sábados esteve ameaçada até o fim da sessão por Hamilton. Com cronômetro zerado, brasileiro fez 4º tempo, à frente de espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste
A supremacia em corridas já havia sido posta em dúvida nos últimos compromissos. Faltava pôr fim ao domínio da RBR dos treinos classificatórios. Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton, da McLaren, esteve perto de conseguir em Budapeste. Líder absoluto, mas pressionado pelos últimos resultados, Sebastian Vettel esperou pela última volta para garantir mais uma pole para a RBR – a 11ª da equipe e a oitava do alemão. Com o tempo de 1m19s815, superou o rival inglês, com 1m19s978, e Jenson Button, com 1m20s024, e larga em primeiro no GP da Hungria.
Felipe Massa, por sua vez, também esperou pela última ida à pista para vencer um duelo pessoal. Pela primeira vez na temporada, vai largar à frente de seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso. O brasileiro, com 1m20s350, vai sair em quarto, enquanto o espanhol ficou com o quinto lugar no grid.
VETTEL rbr gp da hungria (Foto: agência AP)Vettel garantiu sua oitava pole na temporada já com o cronômetro zerado (Foto: agência AP)
A outra RBR ficou para trás. Mark Webber não conseguiu acompanhar o embalo de Vettel e ficou com o sexto lugar no grid. Ele largará à frente de Nico Rosberg, da Mercedes, e Adrian Sutil, da Force India. Michael Schumacher, também da Mercedes e que por pouco não ficou fora do Q3, sairá da nona posição, acompanhado por Sergio Pérez, em décimo.
Mais uma vez, o brasileiro Rubens Barrichello teve problemas com seu Kers e vai largar na 15ª posição. Após o fim do Q2, o piloto da Williams disse, no entanto, que ainda espera um bom resultado na Hungria.
- O carro não tem melhorado o que a gente espera. Mas não dá para falar só de coisas ruins. Usamos a estratégia de salvar pneus para a classificação. Dá para pensar em algo positivo. Acho que eu vejo um fim de semana cheio de coisas acontecendo, quem sabem pontuando. Não sei o motivo, mas o botão do Kers saiu apertado já dos boxes e foi ativado antes da hora. Uma grande pena - disse.
Alonso lidera Q1 com pneus macios
A grande preocupação das equipes era mesmo o desgaste dos pneus. Por conta disso, a Ferrari resolver ir para a pista com os compostos macios, mais lentos que os supermacios, mas mais resistentes. Ainda assim, Fernando Alonso foi o mais rápido do Q1. Com o tempo de 1m21s578, o espanhol foi o mais rápido da etapa, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, e Sebastian Vettel, da RBR. Felipe Massa fechou com o sexto tempo. Sebastien Buemi (STR), Jarno Trulli (Lotus), Heikki Kovalainen (Lotus), Timo Glock (MVR), Vitantonio Liuzzi (Hispania), Daniel Ricciardo (Hispania) e Jerome D'Ambrosio (MVR) não se classificaram.
Com supermacios, Alonso se mantém na dianteira
Para o Q2, Alonso e Ferrari resolveram mudar. E, com os pneus supermacios, o espanhol manteve o domínio. Com 1m20s262, o bicampeão mundial voltou a liderar o pelotão na segunda etapa do treino. Jenson Button, da McLaren, foi o segundo, acompanhado por Webber, Vettel, Massa, Hamilton, Rosberg e Schumacher, que só garantiu o lugar na disputa pela pole com o cronômetro zerado. Di Resta (Force India), Petrov (Renault), Kobayashi (Sauber), Heidfeld (Renault), Barrichello (Williams), Alguersuari (STR) e Maldonado (Williams) ficaram pelo caminho.

Com cronômetro zerado, Vettel garante a pole, e Massa supera Alonso
felipe massa ferrari gp da hungria (Foto: Agência Reuters)Felipe Massa vai largar à frente de Alonso pela primeira vez na temporada (Foto: Agência Reuters)
Hamilton, que até então não vinha repetindo o desempenho de sexta-feira, acordou. Com pneus supermacios, o piloto inglês voou e marcou a volta mais rápida do fim de semana até então, com 1m19s978. Com dois minutos para o fim do treino, todos foram para a pista para a última tentativa. E tudo mudou.
Já com o cronômetro zerado, Vettel estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana e cravou sua oitava pole no ano. Também na última volta, Felipe Massa pisou fundo no acelerador e superou o tempo de Alonso, garantindo o quarto lugar no grid.
F-1: Horário GP Hungria 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário