domingo, 9 de outubro de 2011

COB confirma corte de dois atletas da natação brasileira no Pan do México

Rodrigo Castro e Ana Carolina Santos retornam imediatamente ao Brasil. 'Os 38 que ficaram vão nadar por 40', diz o superintendente Ricardo de Moura

Por GLOBOESPORTE.COM San Luis de Potosí, México
natação Rodrigo Castro (Foto: Divulgação / CBDA)Rodrigo Castro é cortado do Pan de Guadalajara e
retorna imediamente ao Brasil(Divulgação / CBDA)
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou neste domingo o corte de dois atletas da natação da delegação verde e amarela nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Rodrigo Castro, do Minas, e Ana Carolina Santos, do Pinheiros, receberam a notícia e, mesmo com a autorização para que continuassem treinando com a equipe em San Luis de Potosí, decidiram retornar imediatamente do Brasil.
- Não dormi por cinco noites e foi uma das decisões mais difíceis da minha vida. Ninguém ficou satisfeito com isto. Mas os nadadores que vinham para revezamento e seus técnicos sabiam desta possibilidade. O impacto em ambos foi diferente, embora não menor. Rodrigo é mais experiente, enquanto Ana vinha pra seu primeiro Pan e acabou chorando muito. Mas não tenha dúvida que o Rodrigo chorou por dentro. Mas quem mais chorou foi a natação brasileira. Mas o grupo está bem focado, assimilou o golpe e está disposto a fazer uma bela apresentação em Guadalajara. Os 38 que ficaram vão nadar por 40 - disse o superintendente técnico e chefe de missão da natação Ricardo de Moura.

Responsável pelos esportes aquáticos no Pan, a União Americana de Natação (Uana) indicou o corte dos dois atletas brasileiros e comunicou a decisão ao Comitê Organizador dos Jogos de Guadalajara (Copag). A justificativa dada foi a falta de espaço na Vila Pan-Americana, já que foi excedido o número de 256 esportistas na modalidade. Delegações de outros países também foram reduzidas.
- Infelizmente não conseguimos manter todos os atletas da natação. Fizemos o possível. Mas temos que colaborar com o Comitê Organizador e com o bom andamento dos Jogos – disse Bernard Rajzman, chefe da missão brasileira.

Inicialmente, três esportes correram o risco de perder competidores: natação, tiro esportivo e atletismo. Além de Rodrigo e Ana Carolina, apenas Cibele Breide Martins, do tiro, foi cortada. Neste caso, a assessoria de imprensa do COB alegou problemas na documentação. A delegação de atletismo, que tinha alguns atletas do revezamento ameaçados, irá completa.
Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara começam nesta sexta-feira, dia 14 de outubro. O Brasil terá 519 representantes na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário