sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vai te pegar! Fred esquece as lesões e já faz sua melhor temporada pelo Flu

Artilheiro do Tricolor na temporada, camisa 9 fez nove gols em seus últimos dez jogos pelo Brasileirão 2011. Golaço de bicicleta vai render homenagem

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
O Fred vai te pegar! A música entoada pelos tricolores no Engenhão vem sendo seguida à risca pelo camisa 9 dentro de campo. Depois de duas temporadas marcadas por lesões, o capitão das Laranjeiras deixou os problemas médicos para trás em 2011. A última contusão foi em fevereiro, quando um edema na panturrilha esquerda o afastou dos gramados por um mês. De bem com o corpo e com a vida, o artilheiro pode voltar suas forças para aquilo que mais gosta: jogar futebol e fazer gols. O primeiro dos três que marcou na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba, na última quinta-feira, com uma linda bicicleta, foi o de número 200 de sua carreira. Pela beleza e importância, vai render a Fred uma placa que já foi encomendada pelo departamento de marketing do Fluminense.
- Foi um gol importantíssimo para ele e para o Fluminense. Já entrou para a história dos dois e só podia ser uma pintura mesmo. Por isso vamos dar uma placa ao Fred. Ainda não sabemos quando, mas será também uma homenagem pelo seu gol de número 200 na carreira - explicou o vice-presidente de marketing tricolor, Idel Halfen.
Contra o Coxa, Fred anotou três em uma mesma partida pela terceira vez com a camisa do Fluminense. A primeira foi em 2010, contra a Portuguesa, na vitória de 3 a 2, no Maracanã, pela Copa do Brasil. A segunda também foi este ano, ainda no Campeonato Carioca, diante do Duque de Caxias. A atuação de gala resume bem a boa fase do camisa 9, que já faz sua melhor temporada pelo clube das Laranjeiras. São 36 jogos e 23 gols (média de 0,64). Números iguais ou superiores aos apresentados pelo atacante em 2009 e 2010.  Só no Brasileirão, o capitão marcou nove gols nas últimas dez vezes que entrou em campo.
- Estou feliz por esses três gols contra o Coritiba. Quero agradecer à torcida o manifesto no último treino antes do jogo, quarta-feira, nas Laranjeiras. Eles nos incentivaram, gritaram do início ao fim, mesmo após eu perder o pênalti. Quando começa assim, é dificil segurar a gente. Depois do baque no clássico com a derrota para o Flamengo, conseguimos nos recuperar - explicou Fred ainda no gramado após a vitória sobre o Coxa.
No embalo do forró, como mostrou em suas comemorações contra o Coritiba, Fred dá dois passos para cá, dois para lá, e deixa os zagueiros adversários no chão. Constantemente convocado para a Seleção Brasileira, o atacante é o artilheiro do Fluminense no Campeonato Brasileiro (11 gols) e na temporada 2011 (23). Rafael Moura, o segundo colocado, tem 9 e 19 gols, respectivamente. O bom desempenho pode ser explicado pela ausência das lesões que tanto perseguiram o jogador em suas duas primeiras temporadas nas Laranjeiras.
info fred 2011 - 2 (Foto: arte esporte)
Melhor camisa 9 do futebol brasileiro na opinião do técnico Abel Braga, Fred já sofreu nove lesões desde que foi contratado, em março de 2009. A mais grave delas, na coxa direita, aconteceu em 23 de julho daquele ano, contra o Atlético-MG, no Mineirão, e tirou o atacante de 19 jogos, somando o Brasileirão e a Copa Sul-Americana. Em 2010, o drama se repetiu. Só mudou o local da lesão: saiu a coxa direita, entrou a panturrilha esquerda e lá se foram 16 partidas. Para piorar, Fred retornou contra o Santos e voltou a sentir a mesma lesão. Resultado: mais seis jogos fora.
Ainda assim, o artilheiro conseguiu se recuperar a tempo de jogar as últimas quatro partidas do Campeonato Brasileiro de 2010 e, como capitão, levantar a taça de campeão. Na atual competição, Fred não perdeu um jogo sequer por causa de lesões. Das 29 exibições do Fluminense, ele esteve em campo em 18. As onze ausências foram: seleção (6), problemas pessoais (2), amigdalite (1), poupado (1) e suspenso (1). Os problemas extracampo aconteceram no início de agosto, quando o atacante foi visto em um bar da Zona Sul do Rio de Janeiro por torcedores e acabou perseguido pelos mesmos. Abalado com a situação, o camisa 9 alegou falta de segurança, não enfrentou Internacional e América-MG, e chegou a cogitar sua saída das Laranjeiras.
 
O tempo passou, cicatrizou a ferida criada pelo episódio, e Fred ficou. Agora, na lua de mel com a torcida, o artilheiro parece estar em ponto de bala para conduzir o Fluminense na reta final do Brasileirão. Com 47 pontos, o Tricolor ocupa a sexta posição da competição, mas está a apenas quatro pontos dos líderes Corinthians e Vasco. No passinho do forró, o camisa 9 quer pegar quem estiver pela frente. Os adversários que se cuidem, porque o objetivo é um só: o tetracampeonato nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário