quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Betinho: 'O Brasil nunca perdeu tanto'

Defensor reconhece temporada irregular da seleção brasileira, mas destaca que o iníco de trabalho da nova comissão técnica está sendo bem realizado

Por Igor Christ Rio de Janeiro
Presente na final da II Taça Rio Cidade da Paz, na Praia de Copacabana, o defensor Betinho não escapou das perguntas sobre a seleção brasileira de futebol de areia. Um dos mais experientes do grupo, o atleta de 34 anos reconheceu que a equipe verde-amarela teve uma temporada marcada pelas derrotas nas principais competições e que ficou devendo em termos de títulos e bom futebol.

- O Brasil nunca perdeu tanto no futebol de areia. Não tivemos um ano tão bom, mas isso faz parte do esporte. Eu acredito que o trabalho do Guga está sendo bem feito. Ele está avaliando e dando oportunidades a vários atletas e iniciando o processo de renovação. Em Dubai, perdemos para a Rússia na prorrogação sem ter treinado direto, bem diferente do que aconteceu na Copa. Fomos campeões no Equador e acabamos derrotados pela Nigéria. Mas acho que o início de trabalho da nova comissão técnica está sendo feito de uma maneira correta - avaliou Betinho.
Futebol de Areia Brasil Suíça Betinho (Foto: BSW/divulgação)Betinho em ação na partida contra a Suíça pelo Torneio de Dubai, em novembro (Foto: BSW/divulgação)
Estou com 34 anos e tenho todas as condições de disputar a próxima Copa. Mas só depende de mim. Tenho que estar bem fisicamente para isso."
Betinho
Betinho afirmou que o objetivo para a próxima temporada é retomar o bom futebol e reencontrar o caminho das vitórias. Segundo o jogador, o segredo para voltar a brilhar é um só: treinar.

- De 2009 para cá, nós deixamos de treinar todo o dia, o que sempre foi o diferencial da seleção brasileira. Os russos, por exemplo, treinam direto e disputam vários campeonatos ao longo do ano, como fazíamos antes. Eu conversei com o Guga e ele disse que está com a intenção de formar grupos de treinamentos em cada estado, até mesmo para avaliar melhor os jogadores - contou.

A última participação de Betinho pela seleção foi na derrota para a Rússia na decisão do Torneio de Dubai, em novembro. Depois, ele ficou fora dos Jogos Sul-Americanos de Praia e da Copa Lagos. Ainda assim, o defensor se disse pronto para buscar o seu espaço no grupo brasileiro novamente.

- Estou com 34 anos e tenho todas as condições de disputar a próxima Copa. Mas só depende de mim. Tenho que estar bem fisicamente para isso. Tecnicamente, eu me garanto. O meu problema sempre foi a parte física. Vou correr atrás para estar presente no grupo para 2012 - disse Betinho.

A equipe brasileira fechou a temporada com 35 vitórias e cinco derrotas em 40 partidas, quatro títulos conquistados (Copa Miami, eliminatórias, Mundialito de Portimão e Jogos Sul-Americanos de Praia) e quatro vice-campeonatos (Copa Latina, Copa do Mundo, Torneio Internacional de Dubai e Copa Lagos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário