segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Joia 2012: fã do meia Deco, Patinho do Flu sonha virar Ganso no futuro

Prestes a ser integrado ao profissional na pré-temporada, Lucas, de 19 anos, relembra dispensa do Atlético-PR e dificuldades no início da carreira

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
lucas patinho fluminense (Foto: Ralff Santos/FluminenseF.C.)Lucas Patinho em ação com a camisa tricolor
contra o Flamengo decisão do último Torneio OPG
(Foto: Ralff Santos/FluminenseF.C.)
Por enquanto ele é apenas Patinho. Mas, no futuro, o sonho é virar Ganso. Camisa 10 da equipe júnior do Fluminense, Lucas Garcia Benetão chegou a Xerém em 2008, com 16 anos, e, aos 19, já se prepara para ser integrado oficialmente ao elenco profissional. Segundo a diretoria tricolor, o apoiador está confirmado entre os jogadores que participarão da pré-temporada no Hotel Portobello, entre os dias 5 e 20 de janeiro. E, mesmo sem ter sido avisado oficialmente da mudança de categoria, ele não consegue esconder a ansiedade diante de mais um passo importante de sua carreira.
- Ainda não me comunicaram oficialmente, mas a expectativa é enorme. Estou ansioso. Já imaginou treinar sempre ao lado do Fred e de outros jogadores consagrados? Será demais - disse Lucas Patinho, que treinou diversas vezes entre os profissionais em 2011, ao GLOBOESPORTE.COM.
Maestro da equipe vice-campeã do último Campeonato Brasileiro Sub-20, Patinho é fã do apoiador Deco. O apelido, no entanto, nasceu da idolatria por um jogador apenas três anos mais velho: Paulo Henrique Ganso, de 22 anos, do Santos.
- Sou fã do Deco há muito tempo. Desde antes de ele chegar ao Fluminense. Tive a chance de treinar ao lado dele algumas vezes e fiquei muito feliz. Tentei aprender um pouco. Já o apelido surgiu porque em 2010 eu disse para os meus amigos que parecia o Ganso (risos). É um cara em quem me espelho e quero ser como ele no futuro. Foi uma brincadeira, mas começaram a me chamar de Patinho - explicou.
O caminho até a equipe profissional, no entanto, não foi fácil. Depois de começar a carreira no Atlético-PR, em 2004, com 12 anos, Lucas foi dispensado sem justificativas. O episódio abalou psicologicamente o jogador, que pensou em desistir da carreira.
Lucas Patinho é o representante do Flu na Seleção que disputará o Pan de Guadalajara (Foto: Ralff Santos - Divulgação Fluminense)Apoiador defendeu a Seleção pela primeira vez no Pan de Guadalajara (Foto: Ralff Santos/FluminenseF.C.)
- Não achei mais que conseguiria realizar o meu sonho. Fui mandado embora sem justificativa alguma. Acho que foi por suposta deficiência técnica. Mas não falaram nada. Isso me abalou um pouco. O Fluminense, no entanto, me deu muita confiança. Tanto que fiquei apenas uma semana em casa - lembrou.
Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde deu seus primeiro chutes em uma escolinha de futebol, o apoiador foi chamado para fazer um teste no Fluminense e passou. A saudade da família e as dificuldades no início, no entanto, não lhe tiram da cabeça o principal objetivo: trazer a mãe Jane e o pai Luis para morarem no Rio.
- No começo era complicado. Eu era menor e tal. Agora já me acostumei a morar longe deles. Vejo meu pai e minha mãe a cada cinco meses mais ou menos. Espero em breve poder trazê-los para morar comigo. Minha infância foi complicada. Não passamos dificuldades, mas sempre houve um limite a se respeitar. Eu queria as coisas, mas não podia tê-las - recordou.
O apelido surgiu porque em 2010 eu disse para os meus amigos que parecia o Ganso (risos). É um cara em quem me espelho e quero ser como ele no futuro. Foi uma brincadeira, mas começaram a me chamar de Patinho".
Lucas Patinho, joia tricolor
Depois de vestir a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, Patinho sonha agora com voos mais altos. E considera o Campeonato Carioca, competição na qual o Fluminense deverá utilizar uma equipe mista no começo como um ótimo pontapé inicial.
- A experiência no Pan foi ótima. Defender a Seleção é o sonho de todo jogador e eu consegui. Agora espero ter a chance de entrar em alguma partida do Fluminense. Vou me esforçar muito para isso. O Carioca pode ser uma boa oportunidade.
Ficha técnica:
Nome: Lucas Garcia Benetão (Lucas Patinho)
Nascimento: 06/03/1992, em Ribeirão Preto (SP)
Idade: 19 anos
Altura e peso: 1,90m / 82kg
Último clube: Atlético-PR
Títulos: Copa Internacional de Promissão Sub-17 (2009), Copa Rio Sub-17 Invicto (2009), Campeonato Estadual Juvenil (2009), Taça Guanabara de Juniores (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário