quarta-feira, 28 de março de 2012

Da briga pelo título à crise na Ferrari, três anos conturbados para Massa

Após beliscar o campeonato em 2008, sequência de acontecimentos negativos põe o brasileiro em momento difícil na F-1, sem conseguir pontuar nas provas

Por Felipe Siqueira Rio de Janeiro
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Massa busca reação na F-1 (Foto: Getty Images)Massa busca reação na F-1 (Foto: Getty Images)
Há pouco mais de três anos, Felipe Massa esteve a uma curva de chegar ao topo da Fórmula 1. Na prova histórica de 2008 em Interlagos, viu o campeonato escapar após cruzar a bandeirada, quando Lewis Hamilton se sagrou campeão. Àquela altura, o brasileiro parecia destinado a brigar por títulos, mas uma avalanche de acontecimentos negativos o empurrou ladeira abaixo. O grave acidente de 2009, a chegada de Fernando Alonso como companheiro de equipe; as profundas mudanças no regulamento da categoria; a Ferrari penando para se adaptar... e o resultado é que o Massa de 2012 não consegue sequer avançar ao Q3 nos treinos classificatórios ou pontuar nas corridas.
Após terminar o GP da Malásia em 15º lugar e ver Alonso levar a criticada Ferrari ao lugar mais alto do pódio, Massa se encontra diante de uma encruzilhada. E em vez de aproveitar as três semanas de folga da F-1 para visitar a família no Brasil, seguiu para a fábrica da escuderia em Maranello para trabalhar com engenheiros e, quem sabe, buscar respostas para algumas perguntas: o que o futuro lhe reserva? A vaga na Ferrari está ameaçada? Quando tudo começou a dar errado?
- Quando veio aquela ordem na Alemanha, a casa dele caiu – lembra Luciano Burti, comentarista de Fórmula 1 da TV Globo, referindo-se à mensagem da Ferrari pelo rádio no GP em 2010.
Chefe da Ferrari com Alonso e Massa no pódio da Alemanha em 2010: situação constrangegora (Foto: AFP)Chefe da Ferrari com Alonso e Massa no pódio da Alemanha em 2010: situação constrangedora (Foto: AFP)
Na ocasião, a equipe pediu que o brasileiro abrisse passagem para o espanhol, com a famosa frase “Fernando está mais rápido que você”. Burti acredita que as mudanças na carreira de Massa envolvem uma série de fatores, mas vê a prova na Alemanha como um momento simbólico, justamente quando completava exatamente um ano do acidente de 2009, em que foi atingido por uma mola do carro de Barrichello e precisou se afastar do restante da temporada.
Placar em corridas:
Massa x Companheiros
2011 Massa 3 x 16 Alonso
2010 Massa 5 x 14 Alonso
2009 Massa 5 x 4 Raikkonen
2008 Massa 12 x 6 Raikkonen
2007 Massa 5 x 12 Raikkonen
- Quando ele voltou, seu parceiro era Alonso, e a Ferrari já não tinha um carro tão bom. Antes ele era o querido da equipe. O Raikkonen, frio, não cativava ninguém lá dentro. E o Alonso tem muita força, tem um jeitão latino, fala italiano, é influente, conquistou a equipe. Felipe foi perdendo espaço. A prova na Alemanha seria sua recuperação, era um ano depois do acidente em que ele quase morreu. Era simbólico. Aquilo teria mudado a história. Isso deve ter abalado a autoconfiança dele. Ali percebeu que não tinha o apoio que tinha antes, que era segundo piloto. E quando o cara está sem confiança, está sobrecarregado, começa a tentar pilotar mais do que o carro. É o que chamamos de "overdriving", "escorregar na baba". O cara "baba" tanto em busca de ser mais rápido que exagera, freia mais tarde, vira o volante mais do que o necessário e acaba errando - analisa Burti.
E os números depõem a favor da teoria. Quando retornou às pistas após o acidente, mesmo não estando 100%, começou bem a temporada de 2010, subindo ao pódio no Bahrein (2º) e na Austrália (3º). Mas do episódio na Alemanha em diante, os resultados expressivos tornaram-se cada vez mais raros. O brasileiro chegou entre os três primeiros apenas mais duas vezes nas 29 corridas até hoje, tendo passado em branco em 2011, tornando-se o primeiro piloto titular da Ferrari desde Ivan Capelli em 1992 a não subir ao pódio em uma temporada.
Massa Interlagos 2008 2 (Foto: AFP)Massa já viveu bons momentos na Fórmula 1. Em 2008, esteve perto de conquistar o título  (Foto: AFP)
Números de Massa na Ferrari
Ano Pódios Vitórias Provas
2011 0 0 19
2010 5 0 19
2009 1 0 9
2008 10 6 18
2007 10 3 17
2006 7 2 1
Algo muito diferente dos momentos de brilhantismo que já teve na F-1. Vale lembrar, que dos 30 brasileiros que já passaram pela principal categoria do automobilismo mundial, Massa é um dos seis que venceram corridas, 11 ao todo. Em 2008, além de bater com folga o companheiro Raikkonen, quase quebrou um jejum de 17 anos do país sem títulos, o que o colocaria no seleto grupo de campeões nacionais, formado por Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.
Lito Cavalcanti, comentarista de automobilismo do SporTV, concorda que o episódio na Alemanha possa ter abalado Massa, mas acredita que o piloto já tenha o superado.

- O ocorrido na Alemanha pode o ter abatido naquele momento. Ele era o filho querido na Ferrari, e de repente levou uma punhalada nas costas. De caçulinha, passou a filho bastardo. Mas acredito que ele já tenha superado. Felipe tem uma resistência psicológica muito grande. Ele não é de sensibilidade aflorada, não acredito que tenha tanta influência até hoje - disse.
Felipe Massa rodou em Melbourne e abandonou treino (Foto: EFE)DIficuldades com os novos compostos (Foto: EFE)
Para Lito, a grande dificuldade do brasileiro é adaptar seu estilo de pilotagem à nova geração de pneus Pirelli, que possuem um desgaste acentuado proposital, com o objetivo de aumentar o número de ultrapassagens e movimentar as corridas.
- Vejo uma possibilidade muito forte de a mudança de pneus ter influenciado diretamente nesta fase dele. Antes, a Bridgestone não tinha concorrência e fornecia pneus duros, muito resistentes, com as laterais reforçadas, que permitia os pilotos entrarem nas curvas pisando no freio, muito diferente dos compostos atuais da Pirelli. Agora os carros exigem um estilo de pilotagem muito diferente. E o Felipe Massa acabou não se adaptando. Assim como o Schumacher também não, o Webber é outro que também tem dificuldades - completou.
Jogo de equipe
GP da Alemanha 2010
Antes 30 pódios em 72 corridas
na Ferrari
Depois 5 pódios em 39 corridas na Ferrari
Acidente
GP da Hungria 2009
Antes 28 pódios em 62 corridas na Ferrari
Depois 5 pódios em 39 corridas na Ferrari
Recentemente, o Dr. Sid Watkins, delegado da equipe médica e de segurança da F-1 por 26 anos, afirmou que o prazo de recuperação em acidentes como o sofrido por Massa é bem longo e que a volta dele às pistas teria sido um pouco precipitada, o que poderia ter prejudicado o piloto. Para Watkins, apenas este ano o brasileiro estaria recuperando sua forma plena e poderia voltar a crescer. Entretanto, as exibições de Massa nas duas primeiras provas do ano não deram sinais de reação.
Com contrato válido apenas até o fim de 2012 e com uma temporada ruim em 2011 nas costas, a permanência de Felipe Massa na Ferrari no próximo ano é complicada. Além disso, os rumores que apontam Sergio Pérez, piloto da Sauber e membro da Academia da Ferrari, como substituto do brasileiro cresceu após a brilhante atuação do mexicano no GP da Malásia. Para Burti, a fase é difícil, mas não é impossível de ser revertida.
- A situação de Massa na Ferrari não é irreversível, mas é muito complicada. Ele precisa de uma boa exibição para recuperar a confiança, um bom resultado, principalmente superando o Alonso. Pode ser o empurrão que ele precisa, pode fazer a diferença - concluiu. Como o próprio presidente da escuderia, Luca di Montezemolo, alertou no início do ano: "Massa tem que fazer algo grande, depois de uma temporada não tão positiva".

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