sexta-feira, 29 de março de 2013

Substituto de Razia, Bianchi cai nas graças da Marussia: 'Impressionando'

Nas duas primeiras etapas do ano com o time 'nanico', francês bate parceiro Chilton com extrema facilidade e começa a ameaçar pelotão intermediário

Por GLOBOESPORTE.COM Oxfordshire, Inglaterra
14 comentários
Jules Bianchi, Marussia (Foto: Getty Images)Jules Bianchi, Marussia (Foto: Getty Images)
Jules Bianchi conseguiu uma vaga na Marussia aos “45 do 2º tempo”, no lugar do brasileiro Luiz Razia, que teve problemas com seus patrocinadores. Mas apesar do pouco contato com o carro nos testes de pré-temporada, bastaram dois desempenhos consistentes nas primeiras etapas do ano para o francês de 23 anos cair nas graças do time.
- Acho que ele está impressionando muita gente nesse momento. Não está cometendo erros. Deu uma escapada na pista molhada da Malásia, mas quatro ou cinco pilotos também – analisou o diretor esportivo, Graeme Lowdon.
Um 15º lugar no GP da Austrália e um 13º, na Malásia, a princípio, parecem discretos. No entanto, levando-se em conta o fato de a Marussia ser uma das equipes “nanicas” do grid, as vantagens no duelo interno com o britânico Max Chilton e na disputa com a dupla da outra pequena, a Caterham, fazem o desempenho do francês se mostrar promissor.
'Baile' em companheiro de equipe
Em duas corridas, Bianchi já se aproximou dos melhores resultados da equipe (12ª posição de Charles Pic no Brasil e de Timo Glock, em Cingapura, ambos em 2012). Em treinos classificatórios, Bianchi bateu seu companheiro com folga: 0.8s em Melbourne e 1.2s em Sepang. Nas corridas, mais dois passeios: em ambas as provas, chegou a apenas uma volta dos líderes, contra duas levadas pelo parceiro, que foi 17º na Austrália e 16º na Malásia.
Jules Bianchi, Marussia (Foto: Getty Images)Francês terminou GP da Malásia em 13º lugar  (Foto: Getty Images)
Além disso, tem se aproximado do ritmo de times do pelotão intermediário, com Williams e STR, algo que a Marussia não esperava conseguir tão cedo no ano. Em Sepang, Bianchi se manteve à frente do venezuelano Pastor Maldonado por diversas voltas.
- Estou muito contente por terminar em 13º, depois de um 15º na Austrália. Espero que seja uma tendência. Estou feliz por ter segurado Maldonado por tanto tempo. Isso mostra que temos carro para lutar com eles no futuro - ressalta Bianchi.
Vale ressaltar que, apesar de estreante, Bianchi tem mais quilometragem que Chilton. Ex-piloto reserva da Force India e membro da Academia da Ferrari, guiou pelo time indiano em alguns treinos livres, além de participar dos testes de novatos com as duas equipes nos últimos três anos. Já o britânico tem no currículo um treino livre com a Marussia e dois testes para jovens pilotos, um com a própria Marussia e outro com a Force India. Por outro lado, tem também um currículo mais vitorioso na base: campeão da F-3 europeia (2009), F-Renault 2.0 francesa (2007),  vice-campeão da World Series (2012) e ainda faturou o Kart das Estrelas, em Santa Catarina neste ano, contra nenhum título de expressão de Chilton.
-Obviamente, a experiência está pesando. Sempre estou um pouco mais atrás porque ele é mais rodado. Mas não é desculpa. Preciso trabalhar – destaca o britânico.
Jules Bianchi, Marussia (Foto: Getty Images)Chilton e Bianchi no fim de semana do GP da Malásia. Francês tem levado vantagem (Foto: Getty Images)
Bianchi foi o último piloto confirmado na Fórmula 1 em 2013. Após perder a batalha com Adrian Sutil por um lugar na Force India, o francês conseguiu uma vaga na Marussia no dia 1º de março, 16 antes do início da temporada, quando o grid parecia estar fechado. Ele entrou no lugar do brasileiro Luiz Razia, cujos patrocinadores não efetuaram o pagamento de uma das parcelas prometidas à escuderia no prazo estipulado.
Marussia negocia motores com Ferrari e Mercedes
Rumores apontam que a chegada de Bianchi é um forte indício que a equipe russa usará motores Ferrari a partir de 2014, quando os propulsores V8 aspirados 2.4 litros serão substituídos pelos V6 turbo 1.6 litro. Ele é membro da Academia de Pilotos da equipe de Maranello. Com a já anunciada saída da Cosworth da F-1, a Marussia revela negociar o fornecimento com Ferrari e Mercedes.
O próximo desafio de Jules Bianchi é o GP da China, de 12 a 14 de abril. A TV Globo exibe ao vivo o treino classificatório (3h de sábado, horário de Brasília) e a corrida (4h de domingo). O GLOBOESPORTE.COM  acompanha em Tempo Real com vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário