sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ronaldo Jacaré: 'Pode tentar me finalizar, mas vai acabar batendo'

Tricampeão mundial de jiu-jítsu diz que gosta quando rivais buscam o jogo de chão contra ele, e manda alerta a Chris Camozzi

Por Jaraguá do Sul, SC
8 comentários
A estreia no UFC traz ansiedade e nervosismo para Ronaldo Jacaré. Ex-campeão do Strikeforce, o tricampeão mundial absoluto de jiu-jítsu garante que ainda não experimentou esses sentimentos em Jaraguá do Sul, mas sabe que eles aparecerão. Experiente e com muitas lutas no currículo, o atleta afirma que sua cabeça está boa para a estreia no que ele define como a "Copa do Mundo do MMA".
- Tô bem, tô focado. A cabeça está boa. Sou um cara que tem a cabeça boa, sou experiente, já lutei cinco rounds algumas vezes, mas lógico que o nervosismo por lutar no UFC, que é a Copa do Mundo do MMA, bate, não tem como não dizer que não bate. Eu ainda não senti, e espero não sentir dentro do octógono. Eu já lutei em casa cheia, mas nunca lutei pelo UFC no Brasil, então vamos ver como isso vai ficar.
UFC coletiva jaraguá  (Foto: Ivan Raupp)Ronaldo Jacaré e Chris Camozzi na coletiva do UFC no Combate 2 (Foto: Ivan Raupp)
Perguntado sobre como será receber a energia da torcida brasileira diante do americano Chris Camozzi, Jacaré foi direto.
- A minha torcida vai esmagar meu adversário, é assim que os brasileiros fazem com os caras quem vêm de fora.
A minha torcida vai esmagar meu adversário, é assim que os brasileiros fazem com os caras quem vêm de fora"
Ronaldo Jacaré, peso-médio do UFC
A música de entrada de um lutador sempre tem algum significado, pois o inspira nos momentos finais antes de um combate. Para Jacaré, a sua já está escolhida, e traz no título o sentido da escolha.
- Já decidi a minha música de entrada, é a mesma que eu usava no Strikeforce, que é "My time", do Fabolous. Quer dizer meu momento, minha hora. Eu nem sei o que vai passar na minha cabeça quando eu entrar pro octógono, porque é a única hora que eu posso realmente controlar todas as ações. Eu curto muito a minha entrada, boto uma música maneira e tiro uma onda, porque é a minha hora.
A derrota para Luke Rockhold na defesa do cinturão do Strikeforce em uma luta de resultado polêmico a favor do americano não foi esquecida por Ronaldo Jacaré. Para ele, a vitória foi sua, e a revanche pode, um dia, vir a acontecer.
- Eu perdi o cinturão, mas eu sempre vou ter sido um campeão do Strikeforce. Quando o Bruce Buffer anunciar o meu nome, ele vai dizer que eu fui campeão do Strikeforce. Esse título nunca vai sair de mim, ainda mais porque eu perdi meu cinturão numa luta contestada. Quem viu a luta de verdade contra o Rockhold sabe que o resultado foi muito contestado. Mas as coisas acontecem porque tem que acontecer, bola pra frente. Meu foco foco agora é no meu oponente. Uma revanche fica a cargo do UFC. Eu não achei que foi uma derrota. O juiz só levantou o braço dele, e se tiver que lutar, eu luto normalmente, contra qualquer um.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Jacaré também analisou Luke Rockhold, adversário de Vitor Belfort na luta principal da noite, e fez elogios ao ex-rival. Mesmo assim, acredita na vitória do compatriota.
- Luke tem jogo pra ganhar de qualquer um, mas vai ser difícil ele vencer o Vitor, que tá muito bem preparado e com olho de campeão. Quando o cara está assim, é duro arrancar a vitória dele. Está mais experiente, mas parece um garoto.
Analisando seu rival no sábado, Chris Camozzi, Jacaré afirma que será um duelo de estilos, e não esconde que tentará levar a luta para o chão. Além disso, revela gostar quando seus adversários tentam finalizá-lo.
- É notório que será um confronto de estilos. Eu sou um cara de chão, e agradeço por me dizerem que sou um bom striker, deixa escondido isso (risos). Meu foco é mesmo levar a luta para o chão e vencer ali. E vou dizer uma coisa: Eu gosto quando alguém tenta me finalizar, porque é aí que eu uso meu jiu-jítsu mesmo. Se ele tentar um triângulo, vai fazer uma força, vai dar uma pressão no pescoço e eu vou sair. Depois vai tentar pegar meu braço, fazer uma força, e eu vou sair. Quando ele perceber, já estará batendo.
UFC coletiva jaraguá  (Foto: Ivan Raupp)Ronaldo Jacaré vai fazer sua estreia no UFC no próximo sábado (Foto: Ivan Raupp)
Questionado sobre a utilização de TRT por parte de alguns atletas do UFC, Jacaré também brincou, e garantiu que ainda não precisou fazer uso da reposição hormonal.
- A pergunta sobre o TRT tem que ser feita para o UFC. Se eles permitem que seja usado, está dentro das regras e tudo bem. Eu ainda estou novo e não preciso disso, mas cada um sabe de si. Dizem que o TRT tem servido pra muita coisa, até pra salvar casamento (risos). Se você for fazer um levantamento, vai perder as contas de quantos lutadores fazem uso do TRT. Os caras mais velhos, como o Dan Henderson, lutam como meninos. Ele está com 42 anos, e não parece ter tudo isso quando está no octógono. Tem que ver as regras e o que o UFC permite. Estando dentro do permitido, por mim tudo bem.
O canal Combate vai transmitir o UFC no Combate 2 ao vivo, com exclusividade, a partir das 17h30m (de Brasília) de sábado, e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real. Na sexta-feira, a pesagem será às 16h, com transmissão do canal Combate e do SPORTV.COM.
UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold
18 de maio de 2013, em Jaraguá do Sul
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Luke Rockhold
Ronaldo Jacaré x Chris Camozzi
Rafael dos Anjos x Evan Dunham
Rafael Natal x João Zeferino
CARD PRELIMINAR
Nik Lentz x Hacran Dias
Francisco Massaranduba x Mike Rio
Iuri Marajó x Iliarde Santos
Paulo Thiago x Michel Trator
John Lineker x Azamat Gashimov
Fábio Maldonado x Roger Hollett
Gleison Tibau x John Cholish
Jussier Formiga x Chris Cariaso
Lucas Mineiro x Jeremy Larsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário