segunda-feira, 17 de junho de 2013

Giro do Motor: Zé Gotinha, torta na cara, festival de quedas e incêndios

Emoções distintas agitam fim de semana de conquistas brasileiras nos EUA, onde o fogo assusta pilotos de duas categorias. No Brasil, Gomes vence

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Comente agora
Incêndio no carro de Gustavo Yacaman na etapa de Mid-Ohio da Grannd-Am (Foto: Reprodução TV)Incêndio no carro de Gustavo Yacaman na etapa de
Mid-Ohio da Grannd-Am (Foto: Reprodução TV)
O fim de semana de velocidade foi de emoções fortes em todo o mundo. Os argentinos choraram a morte de um piloto que entrou para a história da Ferrari na década de 1950. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o sentimento variou do luto pelo piloto Jason Leffler, que morreu na semana passada, à tensão pelos incêndios que assustaram os espectadores nas provas da Grand-Am e da Nascar. Foi também em solo americano que os brasileiros comemoraram um fim de semana positivo, com vitória de Christian Fittipaldi no endurance e um novo pódio de Hélio Castroneves na Indy, que comemorou jogando tortas no vencedor da corrida. Já na Europa, os acidentes tornaram a etapa catalã da MotoGP um verdadeiro festival de quedas. Isso depois de os pilotos baterem uma bolinha no Cam Nou, famoso estádio do Barcelona. Pelo Brasil, Rubens Barrichello deu uma de Zé Gotinha na etapa em que Marcos Gomes – que neste ano volta à Stock Car após uma suspensão por doping – conquistou sua primeira vitória após quatro anos. A corrida foi encerrada após um forte acidente com Daniel Serra.
Header_O-Cara (Foto: arte esporte)
Marcos Gomes Ricardo Sperafico Julio Campos Stock Car Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Gomes controlou os ataques de Sperafico e Campos e venceu em Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
A volta por cima de Marcos Gomes
Para um piloto de alto nível, não existe vício maior do que a vitória. Mas conquistar novamente o lugar mais alto do pódio não foi problema para Marcos Gomes na sexta etapa da temporada 2013 da Stock Car. Na pista molhada do autódromo de Cascavel, que embolou o grid no sábado e causou diversos acidentes durante a corrida no domingo, valeu a velocidade e a persistência do piloto do carro 80. Voltando à categoria após uma suspensão por doping no ano passado, o filho do tetracampeão Paulo Gomes foi soberano no circuito paranaense, e conquistou sua quinta vitória na categoria, a primeira em quatro anos. Uma sensação que levou o piloto às lágrimas quando saiu do carro.
- Quatro anos que pareceram cinquenta. Desde que entrei na categoria, sempre fui competitivo. Quando você se acostuma a essa emoção, ficar sem ela é muito difícil. Eu sabia que a gente seria muito competitivo na chuva, e com sorte ou sem sorte, a gente estava precisando dessa vitória – disse Marquinhos após a prova.
Marcos Gomes vitória Stock Car Cascavel (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Emocionado, o filho de Paulo Gomes levanta o troféu no pódio (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
O competidor, que ficou fora da segunda metade do campeonato de 2012, retornou às pistas pela equipe de Carlos Alves, ex-piloto e grande adversário de seu pai na Stock durante as décadas de 1980 e 1990. O abraço apertado no chefe após a vitória foi um dos grandes momentos do fim e semana.
Header_Crash (Foto: arte esporte)
Batida encerra prova mais cedo
Pouco antes de Marcos Gomes comemorar sua vitória em Cascavel, um acidente forte acabou por encerrar a corrida prematuramente. Em uma disputa pelo quarto lugar com Diego Nunes, Daniel Serra perdeu o controle ao passar sobre uma zebra e bateu de frente no muro interno da reta principal (confira no vídeo ao lado). O impacto provocou o acionamento da bandeira vermelha , valendo as posições da volta anterior. O carro 29 ficou danificado e atravessado na pista, quase sendo atingido pelos demais competidores, mas pela aplicação da regra, manteve a quinta posição na classificação final.
Alvaro Bautista MotoGP Catalunha queda (Foto: Agência Getty Images)Alvaro Bautista foi um dos pilotos que MotoGP Catalunha queda (Foto: Agência Getty Images)
Festival de tombos na MotoGP
No Mundial de Motovelocidade, Jorge Lorenzo estragou a festa do 200º GP do pole Dani Pedrosa, e venceu de ponta a ponta após superar o compatriota logo na largada. Os espanhóis foram verdadeiros sobreviventes em uma etapa repleta de tombos. Na MotoGP, nada menos que oito pilotos tiveram suas provas comprometidas pelo festival de quedas no circuito de Barcelona.
 Alvaro Bautista e Michael Laverty ficaram pelo caminho logo na primeira volta, duas antes de Randy de Puniet. Mais duas passagens e foi a vez de Andrea Iannone cair, seguido por Cal Crutchlow e Nicky Hyden. Lukas Pesek também foi vítima do circuito catalão, antes de Hector Barberá se acidentar. Na penúltima volta, a revelação Marc Márquez quase foi para o chão ao tentar tirar o segundo lugar do companheiro Pedrosa, mas controlou sua Honda de forma espetacular. Confira o tombos no vídeo acima!
Incêndio no carro de Gustavo Yacaman na etapa de Mid-Ohio da Grannd-Am (Foto: Reprodução TV)Incêndio no carro de Gustavo Yacaman na etapa de Mid-Ohio da Grand-Am (Foto: Reprodução TV)
Incêndios assustam nos Estados Unidos
Dois lances envolvendo fogo marcaram as corridas disputadas neste fim de semana nos Estados Unidos. O primeiro foi no sábado, na sexta etapa da Grand-Am – principal campeonato de provas longas da América do Norte. Na sétima das 110 voltas, após uma ferrenha disputa por posição com o protótipo guiado pelo mexicano Memo Rojas, o colombiano Gustavo Yacaman saiu da pista, mas conseguiu controlar o carro e retornar à prova. O que ele não sabia é que uma quebra mecânica havia causado vazamento de líquidos do motor, provocando um incêndio na parte traseira. O fogo se alastrou rapidamente, obrigando o companheiro do brasileiro Antonio Pizzonia a parar o carro e sair às pressas do cockpit. Por sorte, Yacaman nada sofreu, mas o carro ficou destruído.
No domingo, foi a vez do fogo assustar os torcedores na Sprint Cup, principal divisão nacional da Nascar, que correu no veloz circuito oval de Michigan. Enquanto liderava a prova, o carro de Kasey Kahne teve o pneu dianteiro direito estourado, devido à forte pressão que a inclinação da pista provoca no equipamento. Sem controle, o piloto foi reto no muro de proteção. O choque contra a barreira iniciou imediatamente as labaredas sob o capô do carro azul de número 5. Logo após saltar do cockpit, Kahne ainda teve sangue frio para acionar o extintor que fica acoplado no motor, ajudando a cessar as chamas.
Nascar Sprint Cup Michigan Kasey Kahne incêndio (Foto: Agência Getty Images)Kasey Kahne bateu e seu carro pegou fogo quando liderava em Michigan (Foto: Agência Getty Images)
Header_Brilho-Brasileiro (Foto: arte esporte)
Vitória de Fittipaldi e liderança de Castroneves
Ex-piloto de Fórmula 1, Fórmula Indy, Nascar e Stock Car, o brasileiro Christian Fittipaldi voltou a brilhar em uma competição internacional neste fim de semana. Competindo em dupla com o português João Barbosa, o piloto de 42 anos largou na terceira posição em Mid-Ohio, na prova da Grand-Am que foi marcada pelo incêndio no protótipo de Gustavo Yacaman. Após 110 voltas em pouco mais de 2h45m de corrida, o filho de Wilsinho e sobrinho do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi venceu a prova, subindo para a quarta posição na tabela de pontos deste campeonato, que é derivado das 24 Horas de Daytona.
Christian Fittipaldi comemora com João Barbosa a vitória na Grand-Am em Mid-Ohio (Foto: Agência Getty Images)Christian Fittipaldi comemora com João Barbosa a vitória na Grand-Am (Foto: Agência Getty Images)
O brasileiro Hélio Castroneves segue firme em seu objetivo de ser campeão da Fórmula Indy pela primeira vez. Neste sábado, o piloto da Penske se manteve na liderança do campeonato ao ficar na segunda posição na prova de Milwaukee, vencida pelo atual campeão da categoria, Ryan Hunter-Reay. O piloto da Andretti, que também venceu esta prova no ano passado, agora é o segundo colocado na tabela, apenas 12 pontos atrás do brasileiro. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e vindo de um terceiro lugar, Tony Kanaan desta vez não foi além do 10º. De volta à categoria, Bia Figueiredo ficou na 19ª posição.
Header_Tristeza (Foto: arte esporte)

'Adiós' a González
Um ícone do automobilismo internacional recebeu a bandeirada definitiva na madrugada deste sábado. O ex-piloto argentino José Froilán González morreu em Belgrano, bairro nobre de Buenos Aires, aos 90 anos. Conhecido como “Touro dos Pampas” por seu porte físico, Froilán correu 26 provas na Fórmula 1 entre 1950 e 1960, conquistando apenas duas vitórias. Mas uma delas, em especial, marcaria sua carreira para sempre: a do GP da Inglaterra de 1951, primeira da Ferrari na categoria.
Jose Froilan Gonzalez - primeiro vencedor de um GP com a Ferrari na Fórmula 1 (Foto: Agência Getty Images)José Froilán González foi o primeiro vencedor de um GP com a Ferrari na F-1 (Foto: Agência Getty Images)
González começou sua carreira correndo em circuitos de terra da Argentina em 1946, onde permaneceu competindo quando não tinha compromissos com a Fórmula 1. A ida para a Europa foi incentivada pelo compatriota Juan Manuel Fangio, que também guiou pela equipe italiana naquela década. Tendo somado também 15 pódios e três poles na categoria máxima do automobilismo, Froilán foi vice-campeão em 1954, ano de sua segunda e última vitória (também na Inglaterra), perdendo o título justamente para o velho amigo.
Nelsinho Piquet Nascar Nationwide Michigan (Foto: Divulgação)Nelsinho Piquet lembrou Leffler e ficou no top 10 na
Nascar Nationwide em Michigan (Foto: Divulgação)
Homenagens a Leffler
Nos Estados Unidos, diversos pilotos da Nascar e da Indy homenagearam o norte-americano Jason Leffler, que morreu durante a semana em decorrência de um acidente em um circuito oval de terra. A maioria usou bonés com a marca “Lefturn”, além de pintar o nome do colega nas portas de seus carros. Antes da prova da Sprint Cup em Michigan, foi respeitado um minuto de silêncio. Homenageando o competidor, Nelsinho Piquet conquistou seu melhor resultado do ano na Nationwide Series, segunda principal divisão da Stock americana. Ele foi o nono colocado, após largar em 21º.
Header_Fora-da-Pista (Foto: arte esporte)
Rubens Barrichello Stock Car Zé Gotinha Poliomelite (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Barrichello posa com a Maria e o Zé Gotinha contra
a poliomelite (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
Rubinho encarna o Zé Gotinha
Rubens Barrichello aproveitou a chegada da Stock Car a Cascavel, no Paraná, para mandar um recado fora dos autódromos. O piloto visitou uma unidade de saúde da prefeitura e ajudou a vacinar algumas crianças contra a poliomielite. A campanha nacional de vacinação para a erradicação da paralisia infantil vai até o dia 21. Bem humorado, Rubinho não distribuiu apenas vacinas, mas também muitos autógrafos. O recordista de GPs na Fórmula 1 posou com os personagens símbolo da campanha, o Zé Gotinha e a Maria Gotinha. O Brasil não registra um caso de poliomielite há 24 anos, mesmo tempo que separava a prova da Stock da última vez que Rubinho correu no circuito de Cascavel.
'Pelada' no Camp Nou esquenta as feras da Motovelocidade
Na véspera dos primeiros treinos para o GP da Catalunha de Motovelocidade, os pilotos aproveitaram para se preparar de uma forma diferente para a corrida. A atividade escolhida foi uma descontraída “pelada” com dois tempos de 25 minutos, realizada no Camp Nou, estádio do Barcelona. A partida contou com um time formado por pilotos da MotoGP e o outro por um mix dos pilotos das categorias de acesso, a Moto2 e Moto3. A vitória foi dos pilotos da MotoGP, que, na teoria, formam um time mais experiente nas pistas. Que provou ser também o melhor nos gramados.
Pilotos da MotoGP, Moto2 e Moto3 disputam partida no Camp Nou (Foto: Divulgação/MotoGP)Pilotos da MotoGP, Moto2 e Moto3 disputam partida no Camp Nou (Foto: Divulgação/MotoGP)
Header_Mico (Foto: arte esporte)
Pastelão no pódio da Indy
Feliz pela segunda posição na etapa de Milwaukee, onde manteve a liderança do campeonato na Fórmula Indy, Hélio Castroneves protagonizou uma verdadeira cena de comédia pastelão ao lado do companheiro de equipe, o australiano Will Power, que foi o terceiro colocado. A dupla da Penske aproveitou as tortas presenteadas por um dos patrocinadores para lambuzar o norte-americano Ryan Hunter-Reay, vencedor da prova. O novo vice-líder do campeonato deixou o pódio coberto de glacê.
Helio Castroneves e Will Power jogam tortas no vencedor da Indy em Milwaukee, Ryan Hunter-Reay (Foto: Agência Getty Images)Helio Castroneves e Will Power jogam tortas no vencedor Ryan Hunter-Reay (Foto: Agência Getty Images)
Header_Pelo-Brasil (Foto: arte esporte)
Novo triunfo de Fraga
Vencedor da primeira corrida da história do novo Campeonato Brasileiro de Turismo, disputada há duas semanas em Brasília, Felipe Fraga voltou a subir no degrau mais alto do pódio. O piloto de Tocantins, que tem 18 anos e até o início deste ano disputava as divisões de base do automobilismo europeu, faturou a prova de Cascavel, preliminar da Stock Car, e disparou no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário