quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sem 'rastejar', Massa busca aporte financeiro e aumenta lista de opções

Fora da Ferrari em 2014, piloto admite caçar patrocinadores para seguir na F-1 e olha além de Lotus e McLaren: 'Tem Williams, Force India, Sauber...'

Por Cingapura
Comente agora
Felipe Massa em Cingapura (Foto: AP)Brasileiro em Cingapura (Foto: AP)
Em seu primeiro fim de semana de GP após o anúncio de que não terá o contrato renovado com a Ferrari para 2014, Felipe Massa não fugiu das perguntas, principalmente dos jornalistas brasileiros, sobre seu futuro na Fórmula 1. No paddock de Cingapura, palco da corrida deste domingo, o brasileiro falou sobre suas chances de permanecer na categoria, voltou a reforçar que está em busca de um time que lhe dê condições de brigar na ponta e estendeu a lista de opções além de Lotus e McLaren.
- Quero ter o carro mais competitivo possível. Estar no grid para fazer parte da foto não me interessa. Se tiver chance de correr em equipe pequena, não vou. Vou fazer outra coisa. Há equipes com lugar disponível com possibilidade de fazer um carro competitivo e é nisso que estamos trabalhando.
Perguntado se teria um estipulado um limite para ter seu futuro definido, Massa disse:
- Espero que isso se resolva até o fim do ano. Não vou rastejar para ter um lugar para correr. Não sou assim e essa não é minha vontade.
Em entrevista recente à TV Globo, Massa confirmou que negocia com a Lotus e admitiu ter feito contato com a McLaren. Questionado se teria em mente apenas essas duas equipes, o brasileiro abriu o leque de opções e citou outras escuderias.
- Não sei se são apenas essas duas. Há outras equipes cujas fábricas têm potencial para fazer um carro competitivo também. Williams, Force India, Sauber... Não sei. Estamos trabalhando para achar o melhor caminho possível – contou.
  •  
Felipe Massa com seu empresário Nicolas Todt. Dupla está analisando diversas opções (Foto: EFE)Felipe Massa com seu empresário Nicolas Todt. Dupla está analisando diversas opções (Foto: EFE)
Em uma época onde um “caminhão de dinheiro” pode ser decisivo nas escolhas das equipes, Massa admitiu que está em busca de um aporte financeiro. Entretanto, ele rechaçou o rótulo de “piloto pagante”. O brasileiro ressaltou também que sua permanência na categoria é importante para o automobilismo brasileiro, que vive um período delicado e corre o risco de ficar sem representantes pela primeira vez desde 1969.
- Há equipes fortes que precisam de ajuda financeira. Não quero dizer que vou levar dinheiro do meu bolso. Nunca faria isso, sou piloto profissional, ganho para correr e continuará sendo assim. Mas tenho bons relacionamentos comerciais. Acho que o Brasil tem empresas excelentes, que querem fazer parte de um marketing global. Acho que isso não é só importante para eu continuar minha carreira, mas também para o automobilismo brasileiro, que está no limite. É importante nos unirmos para manter o que temos.
Futuro fora da Fórmula 1
Entretanto, caso não consiga permanecer na Fórmula 1, Massa descartou uma aposentadoria definitiva das pistas. Apesar de admitir que ainda não pensou muito nessa possibilidade, o brasileiro mostrou interesse no DTM (campeonato alemão de turismo), porém não tanto na Indy. E caso a demora em definir o futuro na F-1, sua prioridade máxima, feche as portas das demais categorias, não se incomodaria em tirar um ano sabático.
- Se isso acontecer, quero continuar correndo. É o que sei e o que gosto de fazer. Não pensei no que faria porque meu objetivo é ficar. Acho que eu tenho muito ainda por fazer na F-1. Há muitas categorias que me interessam, como o DTM. Não acredito que eu vá para os Estados Unidos correr na Indy. Meu foco é tentar ficar na F-1. E, se eu demorar demais para decidir meu futuro e perder a oportunidade de correr em outra categoria, poderia ficar um ano parado curtindo a vida.
Fórmula1 Singapura, Ferrari, Felipe Massa (Foto: EFE)Felipe Massa no paddock de Cingapura, palco do GP deste fim de semana (Foto: EFE)
'Muita gente deve achar que estou chateado, mas estou feliz'
Massa também contou como foi informado pela Ferrari de que não seguirá em 2014 e garantiu não ter ficado abalado:
- Soube em uma conversa pessoal com o Stefano Domenicali (chefe do time). Foi na amizade, no escritório dele em Maranello, na terça depois de Monza (dia do anúncio). Para falar a verdade, imaginava que isso iria acontecer. Muita gente deve achar que estou chateado, mas estou feliz. É um momento que se encerra e a vida continua. Temos que ir em busca de outro desafio. Espero achar o caminho certo.
Opção da Ferrari por Kimi Raikkonen
O brasileiro também revelou que a escolha de um piloto do gabarito de Kimi Raikkonen, campeão de 2007 pela Ferrari, para fazer parceria com Fernando Alonso, contribuiu para ele não ter ficado incomodado com a decisão de ser substituído no time de Maranello.
- O Kimi é um excelente piloto. Se a equipe me trocasse por um piloto que não tivesse as qualidades dele, aí seria um pouco mais difícil de aceitar. Ele já foi campeão do mundo, venceu corrida neste ano. A Ferrari, sem dúvida, tem uma dupla muito forte para o ano que vem. São dois excelentes pilotos. Isso mostra que a Ferrari não me trocou por um qualquer, o que é totalmente aceitável – completou.
Alonso, Massa e Raikkonen no pódio da F1 (Foto: AFP)Massa deixará Ferrari em 2014 para abrir caminho para Raikkonen fazer dupla com Alonso (Foto: AFP)
13_Circuito_Cingapura-5 (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário