sábado, 22 de março de 2014

Fifa mostra preocupação, mas nem cogita tirar Copa de 2022 do Catar

País do Oriente Médio convive com polêmicas envolvendo um suposto favorecimento para sediar o Mundial e problemas nas condições de trabalho dos operários

Por Zurique, Suíça
8 comentários
Presidente da Fifa Sepp Blatter (Foto: Reuters)Presidente da Fifa, Joseph Blatter (Foto: Reuters)
A Copa de 2022 é um problema para a Fifa. Seja por causa do polêmico processo de escolha do Catar para sede do evento, seja por denúncias relacionadas 'as condições de trabalho no país, a Fifa está sempre se explicando.

Nesta sexta-feira, o presidente da entidade, Joseph Blatter, afirmou que vai pessoalmente ao país do Oriente Médio em maio, para ver como estão as condições dos trabalhadores nas obras da Copa. Apesar dessa viagem, Blatter insistiu que não se trata de um problema da Fifa.

- Tomamos a decisão de acompanhar esse assunto mais de perto. Mas essa é uma responsabilidade primeiro do governo do Qatar. Depois, das empresas que estão fazendo as obras por lá. Nós não podemos interferir, mas queremos ter uma visão própria do que está acontecendo, e tentar usar o futebol para ajudar - afirmou Blatter.

A Fifa designou o alemão Theo Zwanziger, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol, como o responsável por acompanhar a situação do Catar. Nesta sexta-feira, Zwanziger falou sobre o assunto em entrevista coletiva.

- Os responsáveis pelas obras já sabem que a situação precisa melhorar lá. Por mais que a situação não seja de responsabilidade da Fifa, isso só estão em discussão porque a Fifa escolheu o Catar como sede da Copa. Por isso estamos preocupados e queremos contribuir.

Nesta semana, a escolha do país do Oriente Médio como sede do Mundial de 2022 voltou a ser alvo de denúncias de compra de votos. O FBI, polícia federal americana, descobriu que o ex-vice da Fifa, Jack Warner, recebeu US$ 2 milhões ( cerca de R$ 4,7 milhões) de empresas ligadas 'a candidatura do Catar.

Esse assunto está sendo investigado pela Comissão de Ética da Fifa. Questionado nesta semana se essa investigação poderia resultar em mudança na sede da Copa de 2022, Blatter respondeu:

- O único comentário que eu posso fazer a respeito é que há uma comissão independente investigando isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário