domingo, 23 de março de 2014

Pragmático, Sport vence o Porto-PE por 1 a 0 e garante classificação
Com gol de Neto Baiano, Rubro-negro assegura vaga nas semifinais do Pernambucano e elimina o adversário. Atacante assume artilharia isolada
 
 
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com
O Sport tinha uma missão na noite deste sábado: vencer para cravar a classificação matemática às semifinais do Campeonato Pernambucano. Cumprida à risca. Na Ilha do Retiro, o torcedor rubro-negro ainda viu Neto Baiano assumir a artilharia isolada do estadual, graças ao gol de pênalti na vitória sobre o Porto por 1 a 0.

O resultado levou o Leão de volta ao primeiro lugar no Hexagonal do Segundo Turno, agora com 16 pontos. Liderança provisória, pois o Náutico pode reassumi-la com uma vitória no clássico contra o Santa Cruz, neste domingo, às 16h, na Arena Pernambuco. Lanterna, com apenas 3 pontos, o Porto já não tem mais chance de classificação.
As atenções do Sport seguirão voltadas para o Pernambucano até as vésperas da final da Copa do Nordeste, contra o Ceará: o primeiro jogo no dia 2 de abril, na Ilha do Retiro. Antes, o Leão ainda faz dois clássicos pelo estadual. Na próxima quarta-feira, volta a enfrentar o Santa Cruz no Arruda. O quarto clássico entre os rivais em apenas três semanas.
Sport x Porto-PE - Neto Baiano (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Neto Baiano marcou o seu sétimo gol no Pernambucano (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Pênalti mal marcado, e Sport superior
O Sport entrou em campo com uma alteração de última hora. Indisposto, o zagueiro Ferron cedeu lugar ao volante Rithely. Com isso, Ewerton Páscoa saiu da cabeça de área para formar a dupla de zaga ao lado de Durval. O segundo jogo consecutivo como titular acabou sendo um prêmio para Rithely após a boa atuação no clássico contra o Santa Cruz.

Quando a bola rolou, o Sport não demorou a tomar conta da partida. Ainda que não tenha apresentado um futebol vistoso, o time rubro-negro dominou as ações e praticamente não foi ameaçado, à exceção de um chute de fora da área de Cassiano, que exigiu boa defesa de Magrão. Do outro lado, o Sport criou seis ocasiões de gol.
Numa delas, o árbitro Luiz Cláudio Sobral viu pênalti de Mardley sobre Aílton em um lance de falta fora da área. Apesar da marcação equivocada, Neto Baiano não perdoou. Ele que havia desperdiçado um pênalti no último jogo contra o Santa Cruz, bateu exatamente do mesmo jeito. Firme. No canto esquerdo do goleiro. Daquela vez, na trave. Desta vez na rede. O sétimo gol do centroavante no Campeonato Pernambucano, agora artilheiro isolado da competição, com um a mais em relação a Pedro Carmona, do Náutico.

Antes, Felipe Azevedo colocou uma bola na trave. O próprio Neto perdeu duas boas chances, deu um chute perigoso de fora da área, e Renan Oliveira - mais uma vez discreto - desperdiçou excelente oportunidade no último lance da primeira etapa.

Segundo tempo 'pro gasto' do Leão
Foi um segundo tempo de poucas emoções. Apesar de mínima, pela postura dos dois times, a vantagem no placar parecia mais uma goleada. O Sport pouco forçou para chegar ao segundo gol, enquanto o Porto se deu por vencido e, assim como na primeira etapa, praticamente não incomodou.

O técnico Eduardo Baptista então aproveitou para testar algumas peças. Danilo substituiu Renê, e Érico Júnior entrou na vaga de Felipe Azevedo no decorrer do segundo tempo. Na reta final, Bruninho foi acionado no lugar de Renan Oliveira. Foi o segundo jogo do meia. Contratado junto ao Atlético-MG por empréstimo, ainda não conseguiu apresentar o futebol que se espera.
O lance de maior perigo ocorreu aos 25 minutos. Em cobrança de falta de Aílton, Tiago Régis fez uma excelente defesa em uma bola que tinha endereço certo, no ângulo. Em praticamente todo tempo, o Sport manteve a posse de bola e trocou passes no campo de ataque. O que não deixou de ser uma margem de segurança para cumprir a missão da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário