sábado, 30 de agosto de 2014

Adilson Batista sucumbe após goleada e não é mais técnico do Vasco

Treinador não resiste à pressão da torcida, entra em acordo com clube e diz que já pensava em sair há algum tempo. Rodrigo Caetano não acredita ser a melhor opção

Por Rio de Janeiro
 
Após a goleada por 5 a 0 para o Avaí, neste sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Adilson Batista deixou o cargo de técnico do Vasco. O anúncio foi feito pelo diretor de futebol Rodrigo Caetano, que disse não acreditar ser a melhor decisão para o clube no momento. O treinador, porém, se mostrou convicto quanto à necessidade de sua saída e fez um acordo com a diretoria. O dirigente lamentou a atmosfera criada depois do resultado vexatório.

- Lamentavelmente, falo isso com toda a convicção que após o jogo, conversamos e uma decisão que pode ser de comum acordo, mas partiu muito por conta do Adilson, pensando no clube, pensando na instituição. Falo isso com muita tristeza. Parece que toda a responsabilidade em caso de sucesso recai em cima do técnico, e não é qualquer técnico. Eu peço para que esse ambiente externo, que faz hoje uma vítima, não faça outras. Eu quero que entendam que nós precisamos do apoio de todos. É com muito pesar que anuncio isso. Adilson honrou o clube. Isso nos faz repensar, inclusive nós profissionais. Nós compreendemos e aceitamos críticas na arquibancada. Sou contrário a esse tipo de mudança. Não tenho convicção de que é a melhor decisão - disse Caetano, referindo-se à pressão feita pelos torcedores nas arquibancadas enquanto o time era goleado pelo Avaí.

Logo após a fala do dirigente, Adilson disse crer ser o momento certo para deixar o cargo. O ex-treinador afirmou que já vinha pensando em sair do Vasco há algum tempo, mas Rodrigo Caetano o convencia do contrário.
Não estávamos prevendo o pior. Confesso que eu não gostaria de estar aqui. A partir de agora vamos pensar nisso (novo treinador). Automaticamente um dos auxiliares aqui da casa pode comandar o time, provavelmente o Jorge Luiz
Rodrigo Caetano, sobre quem assume interinamente o comando do Vasco
- Eu tenho que pensar no Vasco agora. Eu estou aqui segurando há um tempo. O Rodrigo segurando há um tempo. É muita coisinha em ano de eleição. Interesses, detalhes atrapalham. Nesse momento, eu acho melhor sair. Esses meninos têm condições de ser campeões. Eu só queria agradecer ao clube, um privilégio trabalhar aqui. Agradecer às pessoas que trabalham aqui, departamento médico, comissão, atletas, diretoria, o Rodrigo Caetano. Buscamos atletas, tentamos encontrar alternativas. Desde o ano passado eu busquei fazer o meu melhor. Às vezes é melhor você sair para que as coisas fluam melhor, fiquem um pouco mais em paz. Eu sei da minha capacidade e vou sempre respeitar o Vasco. Infelizmente não foi possível o título do estadual. Estamos vivos na Copa do Brasil, é possível. Espero comemorar com os atletas a conquista da Série B. Mas eu acho que é o momento para sair - destacou o agora ex-treinador vascaíno.

Adilson assumiu o Vasco no dia 2 de novembro do ano passado, a sete rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. A torcida, na época, chegou a apoiar a permanência do treinador durante o momento conturbado - ele não conseguiu evitar o rebaixamento. De lá para cá, Adilson comandou 52 jogos: 24 vitórias, 21 empates e sete derrotas. Aproveitamento de 60%.

- Nós jogamos bem ao longo desse tempo. Controlamos o jogo. São diversos fatores que atrapalham, suspensões, lesões, tivemos em 41 dias muitos jogos fora. É uma série de coisas. Eu vejo um time competitivo, um time forte e que tem condições de reverter isso. Nós estávamos brigando hoje pela liderança. Vai vencer, vai funcionar, podem ter certeza disso - garantiu Adilson.
adilson batista vasco x avai (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)Adilson observa jogadores desolados após um dos cinco gols do Avaí (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)
O Vasco ainda não tem nomes para o substituto de Adilson. Segundo Rodrigo Caetano, o auxiliar Jorge Luiz deve ficar à frente do time por enquanto.

- Não pretendemos trabalhar em curto prazo. Não tem qualquer tipo de especulação. Foi uma decisão repentina. Podem pensar que é falta de planejamento, mas eu não trabalho desta forma. Não estávamos prevendo o pior. Confesso que eu não gostaria de estar aqui. A partir de agora vamos pensar nisso. Automaticamente um dos auxiliares aqui da casa pode comandar o time, provavelmente o Jorge Luiz - afirmou Caetano.

Adilson deixa a equipe na quinta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 32 pontos, ao fim do primeiro turno da competição. A equipe também disputa a Copa do Brasil e fará o jogo de volta das oitavas de final com o ABC na próxima terça-feira, em Natal. A partida de ida terminou em empate por 1 a 1, em São Januário.
* Sofia Miranda, estagiária, sob a supervisão de Rodrigo Sirico

Nenhum comentário:

Postar um comentário