domingo, 17 de agosto de 2014

Formiga fecha o card preliminar em Bangor com vitória sobre Makovsky

Brasileiro consegue resultado importante na corrida pela disputa do cinturão dos moscas do UFC, que hoje pertence ao americano Demetrious Johnson

Por Bangor, EUA
8 comentários
O peso-mosca brasileiro Jussier Formiga, sexto colocado no ranking do UFC,  conquistou, no encerramento do card preliminar do "UFC: Bader x St. Preux" neste sábado, uma importante vitória por decisão dos juízes (triplo 29-28) contra o americano Zach Makovsky, nono colocado no ranking da categoria. O resultado deve impulsionar o nome do brasileiro na corrida pelo cinturão dos moscas do UFC, que hoje pertence a Demetrious Johnson. Esta foi a 17ª vitória de Formiga em 20 lutas na carreira. Já Makovsky sofreu sua quinta derrota em 23 lutas. (Veja no vídeo acima).
A luta começou com ambos os lutadores buscando a trocação, mas com muita cautela, até que Formiga buscou as costas do americano e, com um movimento muito bonito plasticamente, evitou que Makovsky se livrasse da pegada baixando muito a cabeça girando no ar e caindo com o domínio das costas do rival. Makovsky conseguiu sair da posição e caiu na guarda do brasileiro, até que a luta voltasse a ser disputada em pé. Os dois lutadores se movimentavam muito bem, mas Formiga buscava a luta agarrada sempre que possível, e a 1m20s do intervalo conseguiu uma boa derrubada, caindo na meia-guarda de Makovsky, mantendo-se por cima até o fim do round.
UFC  Jussier Formiga; Zach Makovsky (Foto: Agência Getty Images)Jussier Formiga venceu Zach Makovsky com uma atuação segura e convincente (Foto: Getty Images)


No segundo round Makovsky começou buscando uma queda com um single leg após alguns segundos de estudos em pé, mas Formiga recuperou-se bem e levantou-se rapidamente. Com muita velocidade, o brasileiro buscou as costas do americano e mochilou-o. Makovsky mantinha a posição, com Formiga nas suas costas, até que a luta foi para o chão. Com o cadeado fechado na cintura do americano, o brasileiro alternava socos na cintura e no rosto do americano, que apenas se defendia e tentava evitar a finalização até o intervalo.

No último round, com a vantagem conseguida nos rounds anteriores, Formiga passou a esperar mais a inciativa de luta de Makovsky, que buscou a queda com pouco mais de um minuto de luta, ficando por cima no chão. Formiga o mantinha na sua guarda, até que o americano decidiu levantar-se e buscar os chutes nas pernas do brasileiro até voltar a cair por cima de Formiga. Se defendendo bem e controlando o rival, o brasileiro confiava na vantagem acumulada nos dois primeiros rounds para apenas evitar correr riscos e colocar o resultado em perigo.

Confira as demais lutas do card preliminar:

Sara McMann vence a raçuda Lauren Murphy por decisão dividida
No único duelo feminino da noite, a vice-campeã olímpíca de wrestling, Sara McMann, enfrentou a ex-campeã do Invicta, Lauren Murphy, que jamais havia sido derrotada e que começou a praticar MMA somente em 2010. Após três rounds, a vitória foi de Sara McMann por decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29 e 29-28). Esta foi a oitava vitória de Sara McMann em nove lutas, e a primeira derrota de Murphy em igual número de combates.

A luta começou com McMann buscando imediatamente a perna esquerda de Murphy, e derrubando-a com facilidade, ficando por cima, na guarda da adversária, que aplicava cotoveladas e atacava constantemente, além de controlar a postura e evitar que McMann conseguisse golpeá-la. A luta se manteve no chão durante todo o tempo, e McMann aproveitava a posição para tentar explodir e aplicar bons golpes, que quase sempre eram defendidos por Murphy até o intervalo.
UFC  Lauren Murphy; Sara McMann (Foto: Agência Getty Images)Sara McMann precisou se esforçar para vencer a estreante Lauren Murphyem Bangor (Foto: Getty Images)


No segundo round a luta ficou mais tempo em pé no início, e Lauren Murphy conseguiu acertar um bom cruzado no rosto de Sara McMann, que aguentou o golpe e, assim que pôde, levou a luta novamente para o chão. Mesmo tendo a rival por cima novamente, Murphy agredia muito por baixo, com cotoveladas e tentando aplicar um triângulo, que foi defendido por McMann. A vice-campeã olímpica de wrestling mantinha a luta sob controle até o árbitro ordenar que voltassem a ficar de pé. Mais forte fisicamente, Sara McMann pressionou Murphy na grade, e mais uma vez a derrubou e manteve-se por cima até a pausa.

No terceiro e último round as duas atletas buscaram a trocação por cerca de dois minutos antes de McMann mais uma vez tentar um single leg para efetuar mais uma derrubada, que finalmente foi defendida por Murphy, mantendo a luta em pé. Uma nova tentativa foi novamente evitada, mas Murphy ficou com McMann entre suas costas e sua lateral, pressionando-a. Mesmo assim, com muitos socos e cotoveladas, ela levava vantagem no round. Nos últimos segundos, Murphy livrou-se da pressão na grade e buscou a trocação, mas não havia tempo para mais nada.

Tom Watson ganha sobrevida e vence Sam Alvey por decisão unânime
Em uma luta que começou em ritmo lento e terminou eletrizante, o inglês Tom Watson - que vinha de duas derrotas e só havia vencido uma de suas quatro lutas no UFC até então - venceu o americano Sam Alvey - que estreava no evento após participar do TUF 16 e não ser contratado pelo UFC - por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28) na segunda luta da noite, válida pela categoria dos pesos-médios. Watson chegou à 17ª vitória em 24 lutas na carreira, enquanto Alvey amargou a sexta derrota em 30 lutas como profissional.

O primeiro round começou com Watson encurtando a distância imediatamente após o início do combate. Calmo, Alvey mantinha a postura, mas recebia diversos chutes do inglês, principalmente nas pernas. Um pouco apático nos primeiros minutos, o americano passou a atacar a partir da metade do round. Mostrando que estudou o adversário, Watson mantinha Alvey à distância com os chutes para impedir os cruzados de direita, principal golpes do americano. Um upper de Alvey atingiu o inglês, que sentiu e recebeu mais dois golpes e uma joelhada antes de se livrar dos ataques e voltar a atacar até o intervalo.
UFC  Tom Watson e Sam Alvey (Foto: Agência Getty Images)O inglês Tom Watson conquistou uma boa vitória sobre o americano Sam Alvey em Bangor (Foto: Getty Images)


Na volta para o segundo round, Watson novamente foi para cima de Alvey, impedindo a iniciativa de luta do americano. Apesar de (poucas) boas sequências de golpes, o americano continuava esperando o inglês para contragolpear, e recebia chutes nas pernas e socos que, se não o abalavam, valiam pontos na visão dos juízes laterais. A dois minutos do intervalo, Watson acertou uma boa cotovelada seguida de soco que balançou o americano, que se defendeu como pôde dos golpes seguidos aplicados pelo inglês, que não conseguiu dar sequência e permitiu que Alvey se recuperasse. Os lutadores trocaram golpes sem muito efeito na grade até o intervalo.

Sabendo estar em desvantagem na luta, Sam Alvey veio com tudo no terceiro e último round e aplicou um duríssimo castigo contra Tom Watson, que parecia nocauteado em pé, mas resistia aos golpes com as costas na grade, mostrando grande poder de absorção. A sequência de golpes aplicados cansou o americano, que diminuiu o ritmo e deu ao inglês a chance de se recuperar. A luta voltou a ficar equilibrada, com golpes similares sendo aplicados pelos dois até o fim.

Frankie Saenz abre evento com vitória sobre Nolan Ticman
Um duelo entre os pesos-galos estreantes no UFC Frankie Saenz e Nolan Ticman abriu o evento realizado em Bangor neste sábado, e quem levou a melhor foi Frankie Saenz, que venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Esta foi a nova vitória de Saenz em 11 lutas, enquanto Ticman sofreu sua segunda derrota em seis combates.
A luta começou com Saenz tomando a iniciativa do combate, buscando os ataques a Ticman, que se defendia e aguardava a aproximação do rival para contragolpear. Sem lutar desde 2012, Ticman mostrava menos ritmo de luta, pecando na falta de sequência dos golpes, que tinham boa velocidade, enquanto Saenz preparava melhor seus ataques. O primeiro round terminou com Saenz por cima no chão.
UFC Nolan Ticman; Frankie Saenz (Foto: Agência Getty Images)Frankie Saenz venceu Nolan Ticman por decisão unânime no UFC em Bangor (Foto: Getty Images)


O segundo round trouxe Ticman mais agressivo, após ouvir de seu córner que havia perdido o round anterior, mas Saenz mostrava um bom repertório de golpes e força física, agredindo mais e, ao pressionar as costas do rival na grade, aplicou bons golpes com o joelho na coxa, não deixando Ticman ganhar espaço para livrar-se da posição desfavorável. Após voltarem ao centro do octógono, Ticman conseguiu alguns golpes, mas Saenz recuperou-se e voltou a dominar o combate, conectando bons socos e mantendo a vantagem até o intervalo.

No terceiro e último round teve Saenz mantendo a pressão sobre o adversário, levando vantagem nas chances que tinha quando a luta ia para o chão. Com mais volume de golpes, ele dominava Ticman e, na grade, castigava o rival com socos e cotoveladas, minando a sua resistência. Mais forte e com mais ritmo de luta, Saenz aproveitava a melhor resistência física para impedir qualquer reação de Ticman, dominando o combate até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário