segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Nova marca: Grohe entra no top 10 de goleiros invictos no Brasileiro desde 71

Gremista é o nono em ranking de arqueiros não vazados no Nacional, na era antes da reunificação; ao segurar o Botafogo, chegou ao oitavo jogo sem gols na competição

Por Porto Alegre
marcelo grohe Botafogo x Gremio (Foto: Getty Images)Marcelo Grohe mais uma vez foi decisivo para manter resultado gremista no Brasileiro (Foto: Getty Images)
Marcelo Grohe pode nem se dar conta, mas o tempo persegue cada defesa que executa pelo Brasileirão desde 24 de agosto de 2014. Na data, o Grêmio bateu o Corinthians por 2 a 1 na Arena, pela 17ª rodada. E o goleiro foi vazado pela última vez na competição: aos 17 do segundo tempo, Paolo Guerrero invadiu a área e chutou forte. Mais de um mês ou oito jogos depois, o camisa 1 deixa o gramado do Maracanã para celebrar um retrospecto histórico. Ao fechar a meta gremista na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo (veja ao lado), neste domingo, o goleiro chegou a 743 minutos de invencibilidade no nacional - a nona melhor marca de um arqueiro pelo Campeonato Brasileiro. O levantamento desconsidera os acréscimos das partidas.
O ranking, que engloba as edições do torneio desde 1971, é liderado por Jairo, camisa 1 do Corinthians em 1978, que permaneceu 1.132 minutos sem ser vazado. Grohe precisa de pouco mais de quatro jogos, ou 389 minutos, para alcançar o recorde. Mas tem um alento: se não sofrer gols diante do São Paulo, no próximo sábado, às 16h20, na Arena, chega a 833 minutos invicto, pode dar um salto e ultrapassar Neneca (778 minutos, pelo Guarani, também em 1978) para assumir a quinta posição. Outro fator positivo é de que nenhum goleiro entrava na lista desde 2007, com Rogério Ceni e Renan.(confira o ranking na tabela abaixo).
Neste domingo, Grohe foi decisivo para segurar o empate antes de Barcos abrir o placar. Aos 3 do segundo tempo, Ramírez tocou de letra para Emerson Sheik, que mandou um voleio. O camisa 1 voou para espalmar a bola para o lado, em lance de grande reflexo (veja ao lado). Mais uma defesa difícil, tipo de lance que se tornou rotina desde que sofreu o gol de Guerrero. Foram sete defesas difíceis em oito jogos no Brasileirão, segundo estatísticas do GloboEsporte.com. Ainda assim, minimiza sua participação para enaltecer os companheiros pelo retrospecto.
- Eu fico muito feliz. Agradeço a deus por esse momento da minha carreira, mas a equipe toda está de parabéns. A vitória veio e foi fundamental para o que queremos na competição - ressalta, ainda em campo no Maracanã, para depois comemorar no vestiário e postar a foto da confraternização em sua página no Facebook.
Grohe posta foto com os demais companheiros no vestiário do Maracanã (Foto: Reprodução/Facebook)

O tempo não é o único fator que explica a grande temporada de Grohe sob as traves do Grêmio. O goleiro não sofreu gols em 15 das 24 partidas que disputou no Brasileirão - ficou ausente da primeira rodada, na derrota por 1 a 0  para o Atlético-PR. Já fez 34 difíceis pela competição - média de 1,2 por jogo. Não bastasse, a equipe conquistou cinco vitórias - Bahia (1 a 0), Flamengo (1 a 0), Atlético-PR (1 a 0), Chapecoense (1 a 0) e Botafogo (2 a 0) e três empates - contra Atlético-MG, Santos e Fluminense - no período invicto.
Se por um lado, o atleta é modesto, o presidente Fábio Koff tem elogios de sobra ao goleiro. Ainda no Maracanã, o mandatário concedeu entrevista coletiva neste domingo e não poupou palavras para exaltar a vitória sobre o Botafogo e o papel de Grohe para a construção do resultado.
- O placar podia até ser mais dilatado. A defesa foi muito segura, com marcação muito bem feita e com presença na área adversária. Fora o momento excepcional por que está passando o Marcelo. Fez duas defesas quando estava 0 a 0. Fez duas importantíssimas - pondera Koff.
*Desde a edição 1971, antes da reunificação dos campeonatos, e sem contar os acréscimos


O bom retrospecto da defesa é acompanhado das primeiras precauções tomadas para que a equipe não se desestabilize diante de um inevitável tento a ser sofrido. Após a vitória no Maracanã, o técnico Luiz Felipe Scolari revelou que conversa com os jogadores para que mantenham o “equilíbrio” nas circunstâncias da partida.
- Eu converso nas vésperas dos jogos, assim como nos treinamentos nas bolas paradas, que a gente trabalha durante a semana. A gente tenta corrigir para que ele não leve gols. Hoje (domingo) fez duas defesas brilhantes e conseguiu não sofrer gols. No momento em que tomarmos gol, temos que ter equilíbrio. Podemos estar vencendo ou sair atrás, mas temos que buscar o equilíbrio para tentar o empate. Depende do jogo e do que irá acontecer. Vamos ver o que vai ser - pondera Scolari.
De folga nesta segunda-feira, o Grêmio retoma os trabalhos na manhã desta terça. O Tricolor é quinto colocado do Brasileirão, com 43 pontos - mesma pontuação de São Paulo e Atlético-MG, que estão na terceira e quarta posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário