terça-feira, 28 de outubro de 2014


- Atualizado em

“Jacaré não merece estar acima de mim no ranking”, diz Luke Rockhold

Certo de que vai nocautear Michael Bisping no duelo de 07 de novembro, americano já pensa em enfrentar brasileiro na co-luta principal do UFC 184

Por San Jose, EUA
Atual quinto colocado no ranking dos médios do UFC, Luke Rockhold enfrenta o inglês Michael Bisping, dono da nona posição, na luta principal do UFC que acontece no dia 07 de novembro em Sidney, na Austrália. O americano está tão certo da vitória, que só quer se firmar como o próximo desafiante ao cinturão da divisão. Para isso, ele já pensa em seu próximo desafio e não descarta um duelo contra o brasileiro Ronaldo Jacaré, logo em seguida. O lutador capixaba é o segundo colocado no ranking da categoria, atrás apenas de Anderson Silva, já que o campeão Chris Weidman não entra na listagem. Ele havia conquistado a chance ao título após vencer Gegard Mousasi, em setembro, mas o adiamento da disputa de título entre Weidman e Vitor Belfort, de 06 de dezembro para o dia 28 de fevereiro, deve levar Jacaré a fazer mais um combate antes de se credenciar novamente. O que Rockhold quer é estragar os planos do brasileiro:
- Jacaré vem se saindo muito bem, mas eu já o venci uma vez. Não gosto do fato de ele estar acima de mim no ranking e não acho que ele mereça isso. Se você olhar para a nossa trajetória no esporte, eu tenho apenas uma derrota na carreira, para o Vitor Belfort. Mas vou me provar novamente nessa luta contra o Michael Bisping como o desafiante número um e, se tiver que ser, eu respeito o Jacaré, mas eu o derrotarei novamente. Ele tem ido muito bem, mas eu acredito em mim mesmo. Para mim, sou o melhor lutador do mundo. Eu vou resolver os meus negócios com o Bisping, e, na sequência, me vejo em uma luta de desafiantes número um. E quão bom seria se eu e o Jacaré lutássemos na co-luta principal do evento que terá Weidman e Belfort? - declarou o ex-campeão do Strikeforce ao Combate.com durante um treino na AKA (American Kickboxing Academy), em San José, na Califórnia, EUA
Luke Rockhold (Foto: Evelyn Rodrigues)Rockhold não tem dúvidas de que vencerá Bisping (Foto: Evelyn Rodrigues)
Rockhold garantiu que não está subestimando Bisping por já falar em enfrentar Jacaré. O atleta aponta mudanças em seu jogo e diz que se considera superior ao inglês, a quem afirma que vai nocautear ainda no primeiro round:
- Eu me vejo nocauteando o Bisping rapidamente. Ele não vai conseguir me achar lá dentro. Eu sei que posso quedá-lo, posso destruí-lo no chão se eu quiser, mas não acredito que a luta vá chegar a esse ponto. Eu realmente acho que posso ser mais rápido do que ele, estou melhorando muito as minhas técnicas. Estou desenvolvendo a minha força, os meus socos e os meus chutes, estou utilizando cada golpe da forma mais precisa que eu já utilizei. Eu sempre fui bom de trocação e vencia mais por conta do meu trabalho duro, da minha determinação por vencer e do meu atletismo. Agora eu estou muito bom como um todo, aperfeiçoei muito a minha técnica e a  minha trocação e as pessoas vão ver isso neste duelo contra o Bisping. Essa é uma oportunidade de mostrar o meu crescimento e no que eu vim trabalhando no tocante ao meu estilo de lutar.
O bate-papo com o atleta aconteceu durante uma quinta-feira de treinos na academia. Na oportunidade, o brasileiro Marcus “Buchecha” Almeida, tricampeão mundial de jiu-jítsu com quimono no super-pesado e no absoluto, bicampeão mundial de jiu-jítsu sem quimono no peso e no absoluto, e campeão mundial do ADCC (prestigiado torneio de luta agarrada), fazia uma participação especial afiando o chão dos atletas, ao lado do treinador de jiu-jítsu da AKA, Leandro Vieira.  Luke, que treinou com Buchecha por mais de 40 minutos trabalhando detalhes no jogo de solo, falou sobre a experiência adquirida com o multicampeão e a reta final de treinos para o duelo contra Bisping. Ele também explicou que a rixa com o lutador inglês, contra quem vem protagonizando trocas de farpas nos últimos meses, é pessoal, assim como a rivalidade com o brasileiro Vitor Belfort:
- Eu só falo besteira sobre as pessoas que eu não gosto de verdade e o Bisping é uma delas. Há apenas dois caras que eu falo um monte de m…. a respeito, e eles são o Michael Bisping e o Vitor Belfort. Eu não respeito o que eles fazem e é por isso que eu falo. Eu respeito a maioria dos lutadores e não falo sobre ele, mas esses dois zombam do esporte e eu não gosto disso. Por isso eu abro a minha boca, porque eles merecem que eu fale.
Confira a entrevista na íntegra, dividia por tópicos:
Reta final de treinamento na AKA:
"Todo dia é assim. Eu acordei, corri pouco mais de seis quilômetros hoje de manhã, vim para a AKA para fazer um treino de jiu-jítsu. Eu faço sparring três vezes por semana e é por isso que nós somos da AKA. Aqui nós treinamos mais duro do que qualquer pessoa no mundo, com os melhores caras do mundo, então eu vou estar mais preparado do que nunca. Estou aqui para ser o melhor lutador do mundo, não estou aqui apenas para vencer essa luta. Estou melhorando em todas as áreas possíveis"
Luke Rockhold (Foto: Evelyn Rodrigues)A confiança é uma das armas do lutador americano
(Foto: Evelyn Rodrigues)
Luta principal na Austrália:
"Toda luta é importante para mim. Lutar do outro lado do mundo é um bônus, uma oportunidade de ampliar a minha base de fãs. Austrália é um país maravilhoso, a comida é excelente, tenho vários amigos por lá. É um país onde as pessoas têm uma energia boa, eles amam MMA, então é sempre bom ir para lá receber um pouco de apoio. É um pouco diferente do Brasil, que é um país maravilhoso, mas quando você vai para lá todo mundo te odeia (risos). Eles gritam que vão “te matar”, assustam os americanos (risos), mas enfim, eu sei que vou ter bastante apoio na Austrália e mal posso esperar para essa luta"
“Trash talk” e troca de farpas com Bisping:
"Eu só falo besteira sobre as pessoas que eu não gosto de verdade e o Bisping é uma delas. Há apenas dois caras que eu falo um monte de m…. a respeito, e eles são o Michael Bisping e o Vitor Belfort. Eu não respeito o que eles fazem e é por isso que eu falo. Eu respeito a maioria dos lutadores e não falo sobre ele, mas esses dois zombam do esporte e eu não gosto disso. Por isso eu abro a minha boca, porque eles merecem que eu fale"
Luta contra Bisping:
"Eu me vejo nocauteando o Bisping rapidamente. Ele não vai conseguir me achar lá dentro. Eu sei que posso quedá-lo, posso destruí-lo no chão se eu quiser, mas não acredito que a luta vá chegar a esse ponto. Eu realmente acho que posso ser mais rápido do que ele, estou melhorando muito as minhas técnicas. Estou desenvolvendo a minha força, os meus socos e os meus chutes, estou utilizando cada golpe da forma mais precisa que eu já utilizei. Eu sempre fui bom de trocação e vencia mais por conta do meu trabalho duro, da minha determinação por vencer e do meu atletismo. Agora eu estou muito bom como um todo, aperfeiçoei muito a minha técnica e a  minha trocação e as pessoas vão ver isso no sábado. Essa é uma oportunidade de mostrar o meu crescimento e no que eu vim trabalhando no tocante ao meu estilo de lutar"
Ronaldo Jacaré na sequência?
"Jacaré vem se saindo muito bem, mas eu já o venci uma vez. Não gosto do fato de ele estar acima de mim no ranking e não acho que ele mereça isso. Se você olhar para a nossa trajetória no esporte, eu tenho apenas uma derrota na carreira, para o Vitor Belfort. Mas vou me provar novamente nessa luta contra o Michael Bisping como o desafiante número um e, se tiver que ser, eu respeito o Jacaré, mas eu o derrotarei novamente. Ele tem ido muito bem, mas eu acredito em mim mesmo. Para mim, sou o melhor lutador do mundo. Eu vou resolver os meus negócios com o Bisping, e, na sequência, me vejo em uma luta de desafiantes número um. E quão bom seria se eu e o Jacaré lutássemos na co-luta principal do evento que terá Weidman e Belfort?”
Quando acha que fará seu próximo duelo?
"Quem sabe? Com o Weidman se machucando e todas essas prorrogações de lutas acontecendo…Eu espero vencer o Bisping e lutar em um duelo que definirá o próximo desafiante em seguida. É assim que eu me vejo. Mas quem sabe, de repente o Weidman ou o Vitor podem sair dessa luta e eu posso substituí-los. Eu vou estar pronto. Se alguma coisa acontecer a um deles até fevereiro, eu vou estar pronto para lutar. Se não acontecer, vou ter que lidar com o Jacaré e todo o resto. Mas primeiro de tudo tem o Bisping e eu vou fazer o serviço direito"
Chris Weidman x Vitor Belfort:
"Claro que significaria muito para mim vencer o Vitor e tomar o cinturão das mãos dele, mas eu acho que o Weidman é favorito nessa luta. O Vitor tem uma chance, mas ele não parece tão forte quanto era antes e isso deve influenciar o seu desempenho. Todo mundo sabe o que o Vitor tem feito (fisicamente), isso não é segredo. Isso muda o jogo. Olhe para o beisebol, por exemplo, veja a era dos esteróides no beisebol. Isso melhora a sua coordenação motora, explosão, tudo o que você faz. Por isso que os caras estavam acertando mais home runs do que nunca. (nota da redação: home run é uma rebatida certeira no beisebol que permite que a bola saia do campo de jogo, dando tempo suficiente para que o atleta corra pelas quatro bases, marcando assim o ponto para sua equipe). Caras como o Mark Mcgwire e Bary Bonds acertavam 60, 70, quase 80 home-runs no passado, porque esteróides influenciam tudo o que você faz com o seu corpo. Agora, os atletas líderes em home-runs acertam 30, 40 no máximo. Essa é uma boa analogia para explicar isso. É um outro esporte, mas mostra exatamente o que está acontecendo no MMA e nós temos que lutar em situação de igualdade"
Testes antidoping e limpeza do esporte:
"Eu acho que eles (UFC e Comissões Atléticas) estão fazendo o que precisa ser feito. Os testes antidoping de sangue estão mostrando quem está limpo no esporte e não há mais tolerância. É assim que as coisas acontecem. Quando as pessoas perdem o controle, é preciso se bater o martelo. As mesmas coisas aconteceram no beisebol. Os atletas estavam usando esteróides deliberadamente, passaram a ser pegos e então eles bateram o martelo e chacoalharam o esporte. Agora a mesma coisa está acontecendo com o MMA. Eu acho que mais e mais pessoas vão passar a ser pegas no esporte, ainda mais agora com os testes antidoping surpresa. Esse é o maior fator. Esses caras têm cientistas e pessoas em seus camps de treinamento que os auxiliam no uso da substância durante todo o treinamento. E aí eles param faltando um certo tempo para a luta, com o objetivo de passarem no teste de urina. Agora eles também estão fazendo teste de sangue, então tudo mudou. Eu estou feliz que eles estão implementando esses novos testes e limpando o esporte. Sempre estive limpo e sempre vou estar. Eu vou ser testando sempre que eles solicitarem”
Treinos com o Marcus Buchecha:
“Ele traz muita experiência ao nosso treinamento. É muito habilidoso e essa participação é muito importante para lapidar ainda mais o nosso jogo"
Luke Rockhold e Marcus Buchecha (Foto: Evelyn Rodrigues)Buchecha afinou o chão de Rockhold para o duelo do dia 7 na Austrália (Foto: Evelyn Rodrigues)
Lutar no Brasil:
Eu gosto de visitar o Brasil, é divertido, especialmente quando você não está lutando e pode aproveitar o país. Eu estive lá para a Copa do Mundo e foi maravilhoso. Eu assisti a um jogo no Maracanã e aproveitei o clima. Foi muito divertido. O problema é que, quando você vai para o Brasil, você tem que enfrentar um brasileiro. É assim que esse negócio da luta funciona. Se tiver a oportunidade correta, talvez eu volte para enfrentar alguém lá.
Jon Jones ou Daniel Cormier?
"Essa é uma luta muito dura, mas eu tenho que apostar no Cormier. Acho que, falando de estilos, ele é o cara que pode vencer Jon Jones. E “DC" está tão confiante e possui a mesma pressão que o Cain Velásquez tem. Ele é forte, tem boas mãos e chuta bem. Ele pode conseguir boas quedas. Essa é a parte principal. Você nunca viu Jon Jones no chão por muito tempo. Jones é um lutador muito completo, mas quando o DC estiver sobre ele, vai ser muito difícil de controlar. Eu sei porque eu treino com os melhores caras do mundo  e estou todo dia treinando com o Cormier. Não é divertido lutar com ele no chão, ainda mais se ele estiver em uma boa posição sobre você. Eu acho que o DC vai conseguir colocar o Jones de costas no chão, tirando-o do seu jogo. Talvez ele consiga uma vitória no ground and pound. Acho possível”

Nenhum comentário:

Postar um comentário