sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

- Atualizado em

Esquiva Falcão declara apoio a Jon Jones após lutador cair no doping

Boxeador capixaba, medalhista olímpico em 2012, fez questão de frisar que acredita que o atleta de MMA irá se recuperar e voltar ao octógono em sua melhor forma

Por Vitória, ES
boxe esquiva falcão lany dardar (Foto: Mikey Williams / Top Rank)Esquiva Falcão, pugilista capixaba (Foto: Mikey Williams / Top Rank)
O caso de doping do lutador de MMA Jon Jones pegou o mundo do esporte de surpresa, após o atual campeão peso-meio-pesado do UFC falhar no teste para cocaína, num exame surpresa feito no dia 4 de dezembro. Após se internar numa clínica de reabilitação, depois da vitória sobre Daniel Cormier, em 3 de janeiro, no UFC 182, em Las Vegas, nos EUA, o atleta norte-americano recebeu apoio de outros esportistas, como o também lutador Rodrigo Minotauro. Quem também manifestou apoio foi o boxeador capixaba Esquiva Falcão, medalhista olímpico de prata em Londres 2012 e que hoje atua no boxe profissional.
O pugilista do Espírito Santo confia numa plena recuperação de "Bones", além de frisar que acredita que o atleta de MMA irá se recuperar e voltar ao octógono em sua melhor forma. Esquiva também fez uma comparação entre a cocaína e o álcool para tratar o caso, apostando que o retorno de Jon Jones ao mundo das lutas terá êxito porque o atleta reconheceu que necessita de tratamento.
- Um atleta de luta que usa cocaína nem sabe que está recebendo o golpe, porque a droga não deixa a pessoa sentir a pancada. É triste saber que o Jon Jones, um grande campeão do UFC, usa cocaína. Mas ao menos é bom ver que ele decidiu procurar ajuda e vai se tratar. Geralmente, quando a gente fala para uma pessoa que ela está bêbada, ela nega e afirma que que não está, mesmo que realmente esteja. No caso do Jon Jones, é a droga, mas ele também reconheceu que é usuário e isso já é um grande passo. Acredito que ele vai voltar sim para o octógono e continuar sendo o grande campeão.
Jon Jones, Pesagem UFC 182 (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones venceu Daniel Cormier, por decisão unânime, no UFC 182, em 3 de janeiro, nos EUA (Foto: Evelyn Rodrigues)

Medalhista de prata na categoria até 75kg nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o capixaba estreou como profissional em fevereiro de 2014. Até o momento, Esquiva Falcão fez seis lutas no boxe profissional e está invicto, com seis vitórias. Na sua estreia, derrotou o norte-americano Joshua Robertson, por nocaute técnico, no 4º round, em fevereiro de 2014. Logo depois, em abril, o capixaba venceu outro norte-americano, Ethan "Pubilo" Pena, por pontos. Em maio, outra vitória por decisão unânime de Esquiva, sobre o sul-coreano Eun-Chang Lee. Três meses depois, em agosto, veio o quarto triunfo do brasileiro: nocaute no estadunidense Malcom Terry Jr. no 2º round. No dia 04 de outubro, Esquiva venceu Austin Marcum, dos Estados Unidos, por nocaute técnico, também no 2º round. E no início de dezembro, o capixaba venceu o norte-americano Lanny Dardar por nocaute, no 4º round. Esquiva Falcão revelou que tem luta marcada para fevereiro, mas ainda não teve o adversário definido.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário