sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Aguirre aceita convite de Felipão para 




jantar antes de Gre-Nal: "Grande ideia"

Técnicos da dupla dão exemplo de civilidade no clássico que ficará marcado pelo setor da torcida mista

Por Porto Alegre

Que a rivalidade fique apenas durante os 90 minutos. E dentro do campo. Fora dele, o clima é de civilidade. O Gre-Nal do dia 1º de março tem todos os ingredientes para ser uma virada e instaurar a paz entre as torcidas. Felipão e Diego Aguirre entraram no espírito e dão o exemplo aos fãs. Após o técnico gremista revelar que convidaria o treinador do Inter para um jantar na semana do clássico, o uruguaio, ao saber da notícia, já se prontificou e aceitou.
Aguirre comentou sobre seu retorno ao Beira-Rio. O técnico, quando jogador, defendeu o Colorado entre 1988 e 1989. Foi o artilheiro da equipe na Libertadores de 1989, ao marcar cinco gols. Até por ser sul-americano, o ex-atacante se acostumou a ver a violência entre torcidas. E o exemplo é algo brindado por ele. Ao saber do gesto de Felipão, agradeceu e prometeu comparecer:
- Acho que é uma grande ideia e para mim será um prazer compartilhar com um treinador da categoria do Felipão. Um grande treinador, que é muito considerado. É um prazer para mim. Isso tem que ser um começo. O jogo precisa ser um momento para se desfrutar com a família, e não uma guerra.
Diego Aguirre técnico Inter (Foto: Alexandre Lops / Divugação Inter)Aguirre entende que futebol é um momento de confraternização (Foto: Alexandre Lops / Divugação Inter)

Felipão e Aguirre estiveram juntos em outubro do ano passado. O uruguaio fez um estágio em Porto Alegre e conversou e observou os trabalhos do treinador gremista e do então comandante do Inter, Abel Braga, a quem substituiu em 2015. O suficiente para iniciar uma relação de cordialidade. Ambos, também, têm uma relação mais antiga com o Gre-Nal, pelas passagens anteriores pelas cores que defendem atualmente. Scolari projetou uma ligação para que ambos se reúnam e deem o exemplo para os torcedores nas arquibancadas: 
- Espero convidar o Aguirre para jantarmos juntos e conversarmos. Mostrar que são grandes, são rivais, mas que são amigos. Tenho tantos amigos no Inter, muitos lá têm amigos no Grêmio. Muito boa a ideia. Que o jogo seja em campo, vença um, acabou, e que vá todo mundo juntinho para casa, abraçados. Senão fica loucura.
Na última quarta-feira, Inter, Grêmio, Brigada Militar e prefeitura de Porto Alegre se reuniram para anunciar que o duelo contará com uma área para 2 mil torcedores, divididos por cada time.  Os sócios colorados levarão um convidado para dividir a arquibancada, com ingresso a R$ 70. Os presidentes Vitório Piffero, do Inter, e Romildo Bolzan Júnior, do Grêmio, estiveram lado a lado para o anúncio. 
Felipão comanda time contra o Avenida (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Felipão espera que Gre-Nal tenha cada vez mais torcedores visitantes (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Felipão ainda pediu que se dê mais espaço para as torcidas visitantes nos clássicos. Atualmente, os tricolores têm direito a 1,3 mil entradas no Beira-Rio, e o mesmo número de colorados será recebido na Arena:
- É espetacular. Poxa, maravilhoso. Também seria maravilhoso e interessante, não sei se vai acontecer, que o jogo no Beira-Rio tivesse uma parte de 5 ou 6 mil torcedores do Grêmio. E que na Arena tivesse 5 ou 6 mil ao Inter. Além das 2 mil da parte mista. Acho que podemos começar uma imagem diferente no futebol. Espero e tomara que aconteça, que a torcida mista tenha influência positiva
O Gre-Nal ocorrerá no dia 1º de março, na casa colorada, e será válido pela oitava rodada do Gauchão. Além da área de torcida mista, os torcedores terão novamente o Caminho do Gol, trajeto do Centro de Porto Alegre até o estádio, pela avenida Borges de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário