sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Musa em ação: Ana Paula Evangelista entra no ritmo com funcional na praia

Perto do carnaval, modelo e musa da Unidos da Tijuca melhora o condicionamento físico com treino nas areias de Copacabana usando cones, elásticos, bola e corda

Por Rio de Janeiro


O tempo chuvoso no Rio não dá trégua, mas a modelo Ana Paula Evangelista ignora e entra no ritmo em busca de condicionamento para desfilar na avenida. O circuito funcional nas areias de Copacabana leva a musa da Unidos da Tijuca à exaustão e ela segue focada. A pouco mais de duas semanas para o carnaval, a bela não esconde um desejo: brilhar na Marquês de Sapucaí.
EuAtleta Musa em Ação Ana Paula_310 (Foto: Eu Atleta)A musa Ana Paula Evangelista adota o funcional como preparação do carnaval (Foto: Luma Dantas)
- É difícil, é duro, mas tem que ter disposição. O funcional me ajuda a ter um resultado rápido, pois consigo não só tonificar o corpo e secar, como ganhar condicionamento para os desfiles. Você tem que sambar por uma hora, tem o peso da fantasia e tenho de estar preparada - frisou.
No treinamento funcional orientado pela personal trainer Bia Melo, a musa do carnaval corre, salta, agacha, faz exercícios de isometria e ensaia movimentos de luta. A atividade trabalha a musculatura profunda com atividades que utilizam equipamentos como elásticos, bolas, cordas, cones, bambolês e cintos de tração. Ele virou opção para substituir os exercícios na academia.
- O bom do treinamento funcional é que ele engloba o corpo todo. O aluno acaba saindo da rotina, cada dia faz um exercício diferente, cada dia trabalhamos um grupo muscular diferente. Durante o exercício, o próprio corpo funciona como o peso para fazer agachamentos, saltos, e outros exercícios. O benefício principal do circuito funcional é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, casa, praia ou academia. Se você tiver um espaço livre, pode praticá-lo - explicou.
EuAtleta Musa em Ação Ana Paula_690_Mosaico_2 (Foto: Eu Atleta)Ana Paula se desdobra nos exercícios do circuito funcional com a orientação da personal trainer (Foto: Luma Dantas)
Ana Paula, que ainda é rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel no Grupo de Acesso, mora em Milão (Itália), mas arruma as malas em dezembro para o Rio e só volta à Europa após a folia. Com 34 anos, a musa de 1,68m se tornou uma representante do carnaval brasileiro fora do país, participando de festas e eventos culturais em diferentes cidades da Europa durante todo o ano.
- O carnaval faz parte da minha vida, do meu trabalho e sempre foi uma paixão desde pequena. Atualmente, eu recebo convites de várias escolas, mas visto a camisa, participo dos ensaios e sempre estou junto da comunidade. Por isso, priorizo uma escola para cada grupo - explicou.
EuAtleta Musa em Ação Ana Paula_690_2 (Foto: Eu Atleta)Movimentos de luta também fazem parte do circuito funcional nas areias de Copacabana (Foto: Luma Dantas)
Para manter o corpo em dia e garantir o fôlego ideal nessa reta final de preparação, Ana Paula mantém uma alimentação equilibrada e longe das frituras e doces. Treinando quase diariamente, a musa também não dispensa a musculação e corridinha na orla para fazer tudo com equilíbrio.
- O carnaval começa com os ensaios e tento me preparar dois ou três meses antes, com boa alimentação. Como de três em três horas, dieta à base de carboidratos e proteínas, bebendo bastante líquido e treinando todos os dias. É um período em que me esforço. Eu fico longe dos doces, da pizza, dos refrigerantes, pois o tempo é bem curto. Sigo a orientação dos médicos e nutricionistas. O importante é ver que a sua dedicação está fazendo bastante efeito - contou. 
EuAtleta Musa em Ação Ana Paula_690_final (Foto: Eu Atleta)O exercício de tração leva Ana Paula ao limite, mas a Musa não reclama e se esforça ao ser puxada (Foto: Luma Dantas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário