segunda-feira, 3 de outubro de 2016

De volta e mais seguro, Fernandinho vê semelhança entre Tite e Guardiola

Volante retorna à Seleção, diz que ambos tratam os jogadores da mesma forma e revela conversa por telefone com o comandante do Brasil: ''Impressão foi positiva''

Por Natal
Fernandinho - Brasil (Foto:  Alexandre Lago/GloboEsporte.com)Fernandinho atento às perguntas na entrevista coletiva (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)
Fernandinho está de volta à Seleção. E poucas horas depois de se juntar ao elenco em Natal, o volante já conseguiu citar pelo menos uma semelhança entre Tite, seu comandante no Brasil, e Pep Guardiola, novo técnico no Manchester City. Sob a tutela de uma quase unanimidade em seu país, e um dos principais treinadores do mundo na equipe inglesa, o jogador disse que ambos tratam os seus atletas da mesma forma. 
– Para falar a verdade, eu me sinto um felizardo por estar trabalhando com dois técnicos de alto nível. Se fosse para comparar, falaria da forma de tratar os jogadores, conversando, com diálogo aberto, olho no olho. Isso é muito bom. O jogador se sente importante, parte do grupo, sente que tem a confiança e o respaldo do treinador. Dá abertura para a troca de ideias. A carreira dos dois fala por si – afirmou após o treino aberto desta segunda-feira na Arena das Dunas.
Fernandinho trabalha com Guardiola há apenas três meses. Mas deixou claro que já percebe uma evolução coletiva e física no Manchester City. Com Tite, o contato foi ainda menor. Mas pouco depois da convocação o volante recebeu uma ligação do treinador, o suficiente para lhe fazer ter a melhor impressão possível do novo chefe.
– Só tenho algumas horas com o grupo para falar a verdade. Mas logo depois da convocação o Tite me ligou. A primeira impressão foi positiva. Ele fez questão de que eu me sentisse parte do grupo mesmo não tendo sido chamado nos dois primeiros jogos. Falamos de questões táticas, o que poderia ser parecido na Seleção, o mesmo esquema do Manchester. Esse diálogo é importante, transmite confiança, mostra que ele entende do assunto, que acompanha o atleta no clube, que não é um alienado. Quando chego aqui e encontro jogadores do passado, com ele que me deixou à vontade, com uma comissão técnica de alto nível. Não tem coisa melhor.
Fernandinho e Miranda no treino da seleção brasileira em Natal (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)Fernandinho e Miranda no treino da seleção brasileira em Natal (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)
O Brasil volta a treinar na Arena das Dunas nesta terça-feira, às 17h, com grupo completo, uma vez que o lateral-direito Daniel Alves e o atacante Taison desembarcaram na noite desta segunda em Natal, e o atacante Gabriel Jesus chegará na terça pela manhã.
Veja a íntegra da entrevista de Fernandinho:
VOO FRETADO DE MADRI A NATAL
– Foi importante porque a gente diminui bastante o percurso que fazemos geralmente. O voo fretado foi importante porque chegamos hoje, muitos jogaram ontem, todo esforço é válido para tentar recuperar o mais rápido possível. Temos um jogo difícil e importante na quinta-feira, quanto mais nos recuperarmos, é válido.
Fernandinho no treino da seleção brasileira (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)Fernandinho chegou e ficou à vontade com a Seleção (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)
VOLTA À SELEÇÃO
– Estou muito feliz por servir a seleção brasileira novamente, é motivo de orgulho e satisfação. Estou vivendo um bom momento na minha equipe, tenho jogado um bom futebol com meus companheiros. Espero repetir isso aqui na seleção brasileira.
CHANCE COM TITE
– Depois que fica um tempo fora, quando recebe uma oportunidade quer fazer teu melhor, colocar em prática o que vem fazendo no clube. Após um tempo ausente, tenho oportunidade de voltar agora. Se o Tite me escalar, vou tentar fazer o que venho fazendo no City, a formação tática é praticamente a mesma, o estilo de jogo é parecido, não terei muita dificuldade para me adaptar.
REMANESCENTES DA COPA-2014
– Muito se falou em relação aos jogadores da Copa do Mundo, a essa geração, mas mesmo após essa decepção grande, os jogadores retornaram aos clubes, tiveram vontade de voltar à seleção brasileira. Uns jogando mais, outros menos, mas acredito que, quando continua fazendo o trabalho no clube, se tiver bom desempenho, acontece o que aconteceu agora.
JOGOS FÁCEIS CONTRA BOLÍVIA E VENEZUELA?
– Temos que ter muita cautela e respeito com os adversários que vamos enfrentar. A Bolívia venceu o Peru em casa e empatou com o Chile, uma das melhores seleções dessas eliminatórias. Trocaram de treinador, tiveram a volta de jogadores importantes. Os jogadores têm essa injeção de ânimo. Temos de ter muita cautela. A torcida quer jogo bonito e goleada, mas sabemos que na prática é bem diferente.
Fernandinho entrevista coletiva seleção brasileira (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)Copo meio cheio: Fernandinho mostra otimismo com futuro da seleção brasileira (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)
POSICIONAMENTO
– Tenho jogado como primeiro volante nos últimos três anos, tem sido bom jogar ao lado de grandes jogadores. Nessa temporada com a chegada de um novo treinador, uma nova forma de jogar, um novo esquema tático, tem sido muito bom. Conquistamos bons resultados logo de cara, criou expectativa grande, mas estamos no começo. Estou feliz por viver esse momento, mas temos longo caminho.
INFLUÊNCIA DE GUARDIOLA
– Dá pra ver uma diferença muito grande coletivamente. Individualmente, no meu caso, primeiro passo foi a parte física trabalhando com ele. Tive um aprendizado muito grande na questão tática, posicionamento ofensivo e defensivo, na questão de orientar os companheiros ao meu lado. E com a bola, no posicionamento de corpo, em como dar dinâmica mais rápida ao jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário