sábado, 8 de abril de 2017

Bellator 176: Rafael Carvalho "apaga" Manhoef com chute e segue campeão

Pela segunda vez brasileiro derrota veterano e defende o cinturão dos médios. Ele pede mais reconhecimento e vibra com vitória: "Vão me olhar com outros olhos"

Por Turim, Itália
Quando se enfrentaram pela primeira vez, em maio de 2016, Rafael Carvalho e Melvin Manhoef deixaram a desejar e fizeram uma luta morna, que acabou sendo muito criticada - na ocasião, o brasileiro venceu por decisão dividida. Neste sábado, a história foi diferente. O combate teve momentos empolgantes e terminou de forma arrasadora com um nocautaço no quarto round: o atleta da Evolução Thai acertou belo chute na cabeça do holandês, que caiu "apagado". Foi a segunda vitória de Rafael sobre Melvin, e também sua segunda defesa do cinturão peso-médio (até 84kg) do Bellator. O duelo foi a atração principal do Bellator 176, ocorrido em Turim, na Itália.
Rafael Carvalho nocauteia Melvin Mahoef no Bellator 176 (Foto: Divulgação / Bellator)Rafael Carvalho aplica o chutaço que nocauteou Melvin Mahoef no Bellator 176 (Foto: Divulgação / Bellator)

Após o triunfo, Rafael revelou que fraturou um osso do pé durante os treinos e mesmo assim não quis adiar a luta. Ele queria muito enfrentar Manhoef novamente para apagar a impressão deixada no primeiro encontro. O brasileiro acha que calou a boca de muita gente neste sábado.

- Com certeza. Eles vão começar a me olhar com outros olhos. Foi um nocaute bruto em cima de um cara que tem vários nocautes brutos. Acho que agora vão começar a me enxergar verdadeiramente como campeão da categoria - disse ao Combate.com.
Rafael Carvalho, de 30 anos, chegou a um cartel de 14 vitórias e apenas uma derrota no MMA. O veterano Melvin Manhoef, de 40 anos, sofreu a derrota de número 14 em 47 lutas até hoje.
A luta: Rafael estratégico, e Melvin cansado
O primeiro round começou com trocação agressiva de ambos os lados e foi bastante equilibrado. Rafael botou para baixo e buscou o estrangulamento, mas Melvin se levantou bem. Rafael travou o adversário na grade e jogou uma série de ombradas e joelhadas. Melvin reagiu e conseguiu bela queda na parte final, ganhando muitos aplausos do público presente na arena Pala Alpitour.
Rafael Carvalho e Royce Gracie após o Bellator 176 (Foto: Ivan Raupp)Rafael Carvalho, com o cinturão, e Royce Gracie após o Bellator 176 (Foto: Ivan Raupp)

O segundo e o terceiro assaltos foram parecidos. Rafael foi mais estratégico, encurralou o rival e acertou mais golpes. Melvin foi perigoso nos contra-ataques, mas mostrou cansaço. 
- Senti (que Melvin estava cansado), pois dei sucessivos golpes na linha de cintura dele. Ele sentiu o gás, e pude tirar proveito disso. Eu estava procurando mais a luta. Falei que iria procurar a luta, e foi o que fiz. A primeira luta não se repetiu - afirmou o brasileiro.
Entre o fim do terceiro e o início do quarto rounds, o público começou a vaiar a luta, que havia perdido intensidade em relação à parte inicial. Foi aí que entrou o chutaço de Rafael, pegando em cheio na cabeça de Melvin. O holandês caiu desacordado, e o árbitro decretou o nocaute aos 3m15s do quarto assalto.
Superlutas e falta de reconhecimento
Para o futuro próximo, Rafael Carvalho gostaria de fazer superlutas nos meio-pesados (até 93kg), ou em peso combinado contra atletas dos meio-médios (77kg) - tem interesse em encarar o recém-contratado Rory MacDonald, ex-UFC. Mas ele também está focado em defender seu cinturão e até sugeriu o nome do japonês Hizaki Kato, vem de duas vitórias no Bellator.
Rafael Carvalho Bellator (Foto: Ivan Raupp)Rafael Carvalho, campeão peso-médio do Bellator (Foto: Ivan Raupp)

O atleta da Evolução Thai, que será pai em breve, garantiu estar feliz no Bellator. No entanto, cobrou reconhecimento e visibilidade por parte da empresa, vice-líder no mercado do MMA, atrás somente do UFC.

- Deveria ter um pouco mais de reconhecimento, até porque sou o campeão da categoria. Deveria ter mais visibilidade. Por exemplo, ser convidado a ir a alguns eventos. Agora vai ter um baita evento em Nova York (Sonnen x Wanderlei na luta principal, no dia 24 de junho) e eu gostaria muito de ir, seria uma boa oportunidade para aparecer mais, vender minha imagem. Bom para mim e para o evento também - declarou.
Veja os outros resultados do Bellator 176:
Anastasia Yankova venceu Elina Kallionidou por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Valeriu Mircea venceu Djamil Chan por decisão majoritária (29-28, 29-28 e 28-28)
Mihail Nica venceu Samba Coulibaly por finalização aos 36s do round 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário