quinta-feira, 19 de julho de 2018

Ortega revela conversa tensa com Dana após o UFC 226: "Ele estava de mau humor"

Desafiante número um ao cinturão dos pesos-penas conta os bastidores de sua recusa em enfrentar qualquer lutador que não Max Holloway e deixa claro que não pensa em título interino

Por Combate.com, Los Angeles, EUA
 
Não foi fácil a conversa entre Brian Ortega e Dana White nos bastidores do UFC 226, que aconteceu em Las Vegas no dia 7 de julho. Logo após a saída de Max Holloway da luta que valeria o cinturão dos pesos-penas, Ortega foi chamado para uma reunião com Dana White, na qual o presidente da organização o ofereceria um novo adversário. O lutador revelou, em entrevista ao podcast "Below the Belt", que a conversa foi tensa pelo mau humor do dirigente e também por conta de sua recusa em enfrentar um novo rival, e que teve todo o apoio de sua equipe na decisão tomada.
Brian Ortega revelou os bastidores de sua conversa com Dana white no UFC 226 (Foto: Adriano Albuquerque)Brian Ortega revelou os bastidores de sua conversa com Dana white no UFC 226 (Foto: Adriano Albuquerque)
Brian Ortega revelou os bastidores de sua conversa com Dana white no UFC 226 (Foto: Adriano Albuquerque)
- Todos no meu time estavam na mesma página. Isso nunca aconteceu na história da nossa equipe. É sempre um cara dizendo "Eu acho que você deveria aceitar a luta", e outro cara dizendo: "Não, você é um idiota!" E acabamos chegando a um acordo. Desta vez, eu entrei na sala e todos pensavam da mesma forma. Conversamos com Dana, e ele estava muito chateado. Ele estava de mau humor, uma luta tinha saído do evento, Daniel Cormier tinha acabado de cair no palco... Ele chegou à reunião e eu disse: "Não vou lutar. Com todo o respeito, eu aceitei lutar contra Thiago Tavares com duas semanas de antecedência, lutei com Frankie com três semanas de antecedência, e tentei lutar contra Khabib (Nurmagomedov) com seis semanas de antecedência. Não é uma questão de medo, nem que eu não vista a camisa da empresa. Eu acabei com todos que você colocou na minha frente, eu corto a cabeça de cada um que você coloca na minha frente e, como Conor McGregor diz, a coloco na sua porta da sua casa. Isso me rendeu uma chance pelo título e agora que estou aqui, por que ir para outro lugar que não em frente?
Ortega confirmou a oferta dos nomes de Frankie Edgar e de Jeremy Stephens pelo cinturão interino da categoria, o que não o agradou, por considerar que o título de "campeão interino" não rende a quem o detém os mesmos benefícios financeiros dados aos campeões lineares, apenas o primeiro lugar na fila de desafiantes.
- A oferta foi Frankie Edgar ou Jeremy Stephens. Eu disse que havia acabdo de lutar contra Frankie. Quanto a Stephens, eu quero lutar pelo título. Se você pensar bem, Renato Moicano derrotou Stephens, Cub Swanson derrotou Stephens e Edgar derrotou Stephens. Eu venci todos os três. Dana me respondeu: "Escute, apenas lute e nós vamos pensar em algo". E eu disse: "Não tem nada o que pensar. Eu quero Max Holloway ou eu quero o cinturão." Ele me disse: " Bem, vamos ver se podemos fazer um cinturão interino." Minha resposta foi: "Eu não estou lutando por um cinturão falso. Parece legal, mas não é o cinturão real. Não há dinheiro de verdade envolvido com isso. Não acontece nada em termos de ser um campeão. Você recebe algo que diz: "Eu sou o número um". Mas não é. O título interino só te garante o primeiro lugar na fila, mas eu já estou aqui! Você só quer colocar algo brilhante em volta da minha cintura para me fazer sentir melhor. Não, eu não vou fazer isso."
Brian Ortega nocauteou Frankie Edgar no UFC 222 (Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images)Brian Ortega nocauteou Frankie Edgar no UFC 222 (Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images)
Brian Ortega nocauteou Frankie Edgar no UFC 222 (Foto: Brandon Magnus/Zuffa LLC / Getty Images)
Outro momento de desentendimento entre o lutador e o UFC aconteceu quando ele afirmou ter feito a sua parte em bater o peso e cumprir os compromissos de mídia estipulados pela organização, e ouviu que ainda havia um ponto a cumprir: lutar.
- Eu apareci, estava cortando peso, fiz todo o trabalho de mídia. Até a mídia em espanhol eu atendi. Eu tive que fazer o dobro do trabalho por fazer tudo também em espanhol. Todos os lutadores saíram e eu ainda fiquei preso lá fazendo tudo em espanhol. Eu mostrei que eu vestia a camisa da empresa. Eu aceitei promover o que fosse preciso para essa luta, fiz horas extras enquanto estava morrendo de fome para atender a mídia. Eu apareci. Você não acha que vale alguma coisa? Mesmo se eu não levasse a luta, eu fiz a minha parte no negócio. Então eles responderam: "Bem, nosso acordo é te dar uma luta. Nós encontramos uma luta e você recusou. Nós fizemos o meu trabalho, e você não fez o seu. Seu trabalho é aparecer e lutar."
Insatisfeito com o rumo que a conversa tomou e temendo ser colocado de lado pelo tempo que Max Holloway ficar impedido de lutar até passe por uma bateria complexa de exames para determinar a razão de ter tido problemas durante os seus últimos três cortes de peso, Ortega fez um apelo para o UFC retire o cinturão de Holloway caso ele fique um ano sem defendêlo, como determina a regra da organização, e lhe dê a chance de lutar pelo cinturão vago contra quem o evento quiser.
- Eu quero o cinturão, não me interessa quem o tem. Se Max Holloway não puder lutar por mais seis meses ou um ano, isso significa que seria um ano inteiro sem que ele defendesse o título. Pelas regras, o UFC tem que tirar o cinturão dele. Eu quero lutar logo. Se ele não pode lutar, façam a roda girar e me dêem uma luta pelo título. Não importa contra quem. O problema nunca foi o adversário. Eu não me importo contra quem é. Apenas jogue-os na minha frente e deixe-me fazer o que tenho que fazer. Deixe-me conquistar o cinturão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário